Austen em tempos de pandemia, mais precisamente do coronavírus, é uma mensagem de solidariedade para todos que leem e/ou que venha a ler Jane Austen e que porventura, nestes dias de quarentena, cheguem por aqui.
Não vou falar dos cuidados que temos que observar pois estão amplamente divulgados. O texto será curto pois estamos todos concentrados nos pequenos detalhes do cotidiano que antes passavam despercebidos e hoje nos tomam um tempo enorme para que tudo funcione da maneira mais segura possível.
Vou recomendar duas leituras: Razão e sentimento e Persuasão. O motivo da recomendação são duas personagens que acredito tem muito para nos inspirar nesta ocasião: Elinor Dashwood e sua sensatez quando as adversidades da vida surgem sem que estivéssemos preparados, psicologicamente e economicamente, e Anne Elliot e sua paciência para ouvir todo mundo, cada um com suas queixas por mais infundadas que sejam.
Fico por aqui desejando a todos que esta pandemia nos seja o menos pesada possível e que possamos aproveitar nossa comunidade virtual para mantermos contatos com amigos que temos cultivados ao longo dos anos. Um abraço, Raquel.
Views: 714