Austen em tempos de pandemia

Austen em tempos de pandemia, mais precisamente do coronavírus, é uma mensagem de solidariedade para todos que leem e/ou que venha a ler Jane Austen e que porventura, nestes dias de quarentena, cheguem por aqui.

Não vou falar dos cuidados que temos que observar pois estão amplamente divulgados. O texto será curto pois estamos todos concentrados nos pequenos detalhes do cotidiano que antes passavam despercebidos e hoje nos tomam um tempo enorme para que tudo funcione da maneira mais segura possível.

Vou recomendar duas leituras: Razão e sentimento e Persuasão. O motivo da recomendação são duas personagens que acredito tem muito para nos inspirar nesta ocasião: Elinor Dashwood e sua sensatez quando as adversidades da vida surgem sem que estivéssemos preparados, psicologicamente e economicamente, e Anne Elliot e sua paciência para ouvir todo mundo, cada um com suas queixas por mais infundadas que sejam.

Fico por aqui desejando a todos que esta pandemia nos seja o menos pesada possível e que possamos aproveitar nossa comunidade virtual para mantermos contatos com amigos que temos cultivados ao longo dos anos. Um abraço, Raquel.

Views: 714

Emma | Penguin Companhia das Letras

Emma da Penguin Companhia das Letras será lançada em abril, um mês que podemos dedicar à senhorita Emma Woodhouse pois teremos também o lançamento do filme inspirado no livro.

A tradução é de Júlia Romeu que também traduziu a Juvenília de Jane Austen para Penguin-Companhia e A abadia de Northanger para a BestBolso, para ficarmos só em Austen. O prefácio é de Sandra Guardini Vasconcelos, professora de Literaturas de Língua Inglesa da Universidade de São Paulo e com trabalhos sobre Jane Austen. A introdução é de Ronald Blythe da edição original da Peguin.

A capa é de Fido Nesti, o mesmo ilustrador de Razão e sensibilidade e Mansfield Park da Pernguin-Companhia.

Enquanto aguardamos abril ficamos com a sinopse da editora!

SINOPSE

Com uma heroína imperfeita mas encantadora, Emma é frequentemente vista como a obra mais completa de Jane Austen. Agora, em uma nova adaptação para o cinema (com roteiro de Eleanor Catton e estrelando Anya Taylor-Joy), esta história cativante volta a conquistar inúmeros corações.

Emma Woodhouse, bonita, inteligente, rica e solteira, está perfeitamente feliz com sua vida e não vê necessidade de se apaixonar ou de se casar. Nada, no entanto, a agrada mais do que interferir na vida romântica dos outros. Mas quando ela ignora as advertências do sr. Knightley e tenta arranjar um marido para sua amiga e protegida Harriet Smith, seus planos — tão cuidadosamente elaborados — não saem como ela imaginava.⠀

Com ironia e delicadeza, Jane Austen explora em Emma as responsabilidades sociais delegadas às mulheres, a falta de controle sobre o próprio destino e, claro, a força do amor.

Views: 1529