web analytics
Austen pandemia
MISCELÂNEA,  Persuasão,  Razão e sentimento Razão e sensibilidade

Austen em tempos de pandemia

Austen em tempos de pandemia, mais precisamente do coronavírus, é uma mensagem de solidariedade para todos que leem e/ou que venha a ler Jane Austen e que porventura, nestes dias de quarentena, cheguem por aqui.

Não vou falar dos cuidados que temos que observar pois estão amplamente divulgados. O texto será curto pois estamos todos concentrados nos pequenos detalhes do cotidiano que antes passavam despercebidos e hoje nos tomam um tempo enorme para que tudo funcione da maneira mais segura possível.

Vou recomendar duas leituras: Razão e sentimento e Persuasão. O motivo da recomendação são duas personagens que acredito tem muito para nos inspirar nesta ocasião: Elinor Dashwood e sua sensatez quando as adversidades da vida surgem sem que estivéssemos preparados, psicologicamente e economicamente, e Anne Elliot e sua paciência para ouvir todo mundo, cada um com suas queixas por mais infundadas que sejam.

Fico por aqui desejando a todos que esta pandemia nos seja o menos pesada possível e que possamos aproveitar nossa comunidade virtual para mantermos contatos com amigos que temos cultivados ao longo dos anos. Um abraço, Raquel.

Facebook Comments

8 Comentários

  • luizhap

    Isso mesmo, Raquel. Reli Orgulho e Preconceito no fim de semana e ontem assistimos ao filme de Persuasão, versão 2007, com a Sally Hawkins. Gosto bem mais da versão 1995, com Ciarán Hinds de Cap. Wentworth, mas era o que tínhamos o DVD à mão.

    Lembrei de Razão e Sensibilidade também, por causa da Elinor e do episódio da doença da Marianne

    Bjs!

    • Raquel Sallaberry

      Luiz,
      sempre encontramos um bocadinho da vida em Jane Austen! Que esta pandemia encontre logo uma vacina pois é assustadoramente rápida e de fácil contágio.
      Cuide-se meu amigo.

  • Dandara Machado

    Raquel,
    O engraçado é que eu estava pensando nisso ontem mesmo; precisamos muito do bom senso da nossa querida Elinor Dashwood para mantermos nosso equilíbrio mental na situação em que estamos vivendo.
    Abraços,
    Dandara

Deixe uma resposta