Jane Austen nos quadrinhos de Tom Gauld

A obra de Jane Austen foi retratada em alguns quadrinhos do cartunista escocês Tom Gauld que faz trabalhos para várias publicações dentre elas a revista The New Yorker.

Fiquei sabendo por acaso pois ao fazerem publicidade da história em quadrinhos Golias, publicada no Brasil pela editora Todavia, mencionam Jane Austen como exemplo de autora que tem inúmeras obras adaptadas assim como o livro de Tom Gauld, inspirado na história bíblica de Davi e o gigante Golias.

Para mais detalhes dessa adaptação, que me pareceu muito interessante, leiam o artigo neste link: “Em “Golias”, Tom Gauld reconta a história da Bíblia pelo olhar do vencido” da Gaúcha ZH Livros.

Mas voltando a nossa Jane e aos cartoons: o primeiro, sobre Orgulho e preconceito, coloquei como imagem em destaque e sem legendas pois sabemos de cor a história.

O segundo, que são brincadeiras sobre outras obras da autora, coloco a seguir com as traduções das legendas para que vocês tentem adivinhar a quais livros se referem. Confesso que fiquei na dúvida com alguns…

Jane Austen cartoons Tom Gauld

Alguns finais Jane Austen para seu próprio livro de aventura

  1. Ah não! Seu recital de cravo é um desastre. Todo mundo está terrivelmente constrangido.
  2. Você se casa com o senhor Bramley e vive muito feliz com sua renda extraordinariamente grande.
  3. Uma carta anônima revela que o senhor Boyd é um patife. Você fica solteirona.
  4. Você apanha chuva e morre dentro de uma semana. Mister Brooks casa com sua irmã.
  5. Sua conduta no baile é inapropriada, então você é mandada embora para viver com uma tia.

PS: No portfólio do artista tem também uma referência a Emma, é a última imagem da desta página.

PS 2: E como estou arrumando marcadores de páginas que fiz e nunca publiquei ou coloquei à venda vou sortear alguns para quem comentar neste post. Isso vale até o domingo dia 28 quando darei a resposta de quem foi sorteado, neste mesmo post.


Resultado do sorteio

Fernanda, Mariangela, Isa, Lia e Carin, já enviei email para vocês, por favor, me passem seus endereços. Muito obrigada por participarem do blog!


 

Views: 1011

Jane Austen e o banco C. Hoare

Jane Austen foi cliente do banco C. Hoare & Co, o mais antigo banco privado do Reino Unido, fundado em 1672 por Richard Hoare que até hoje pertence e é administrado pela família Hoare.

Quando Jane abriu sua conta no banco, em julho de 1816, sua saúde já estava se deteriorando e como vocês podem ver na imagem tem apenas três créditos: os dividendos de ações da Marinha a 5 %. Após sua morte em julho de 1817, Cassandra sua irmã e herdeira, retirou o saldo de 45 libras.

Outra história interessante sobre Jane Austen e o banco C. Hoare ocorreu em 1898 quando este gerenciou uma arrecadação pública de fundos com o objetivo de instalar uma janela em memória de Jane na catedral de Winchester. A lista de colaboradores era variada como descrito abaixo:

Subscribers listed in the ledger range from Foreign Secretary Arthur Balfour to Jane’s American biographer Oscar Fay Adams and ‘An Admirer’, who gave the princely sum of 1s 6d.

“Os assinantes listados no livro de registro variam desde o secretário do exterior, Arthur Balfour, até o biógrafo americano de Jane, Oscar Fay Adams, e “Um Admirador”, que deu a soma principesca de 1s 6d.”

Pesquisei sobre esta soma, 1s 6d (1 shilling e 6 pennies) e não cheguei a uma conclusão se era uma quantia acima da média para uma doação que merecesse ser chamada de principesca ou era tão ínfima que valesse a piada. Se algum(a) leitor(a) do blog entender de finanças do final dos anos 1800, por favor, nos esclareça!

Um pequeno chiste: as irmãs de Mr. Bingley, Caroline e a senhora Hurst, revirariam os olhos se soubessem que o primeiro endereço deste banco foi em Cheapside. Para quem não lembra desta passagem, com a adorável resposta de Mr. Bingley às irmã, fica no capítulo 8.

Views: 684