web analytics
MISCELÂNEA

Pride and Possibilities 11: Tia Jane

O artigo 11 de Pride and Possibilities, intitulado “Aunt Jane” (Tia Jane), sobre a tia que foi Jane Austen e seu relacionamento com os inúmeros sobrinhos foi escrito por Emily Prince, editora do períodico.

Traduzo um pequeno trecho do artigo sobre a importância de ser tia, na opinião da própria Jane, em uma carta escrita para a sobrinha Caroline que na ocasião tinha dez anos de idade e se tornara tia pois sua irmã, Anna Lefroy, dera à luz a uma menina,  Anna-Jemima.

Anna, Caroline e James Edward Austen-Leigh (sobrinho que escreveu a primeira biografia de Austen) eram filhos James Austen, irmão mais velho de Jane Austen.

“Agora que você se tornou tia, você é uma pessoa com certa importância & deve atrair grande interesse em tudo que você fizer. Tanto quanto possível, eu sempre sustentei a importância das Tias & tenho certeza que você está fazendo o mesmo agora. Acredite-me minha querida irmã-tia. (Carta escrita em 30 de outubro de 1815)

Tia Jane, sobrinhos: James Edward, Anna e Caroline
Tia Jane, sobrinhos: James Edward, Anna e Caroline | Foto: blog Austenised

 

 

Facebook Comments Box

4 Comentários

    • Raquel Sallaberry Brião

      Aline,
      Anna Lefroy era casada com Benjamin Lefroy que por sua vez era filho da senhora Lefroy. A senhorea Lefroy era tia de Tom Lefroy.

  • Luciana

    Eu fiquei muito emocionada quando li o livro de memórias do sobrinho dela.
    Bateu aquela tristeza de ela ter morrido tão jovem…

    • Raquel Sallaberry Brião

      Pois é… dizem que os deuses levam os mais promissores quando jovens…