web analytics
BIOGRAFIAS,  LIVROS JANE AUSTEN,  MISCELÂNEA

Biografia de Jane Austen para 2015

Parem as máquinas! Sairá em 2015, pela editora Pedrazul, a primeira biografia de Jane Austen que foi publicada em 1870 pelo sobrinho, James Edward Austen-Leigh!

Segundo a editora, Chirlei Wandekoken, a imagem não é da capa definitiva, mas serve muito bem para ilustrar!

Nem bem estamos no meio de 2014 e já podemos nos alegrar por 2015!

Sinopse

Uma memória de Jane Austen, por James Edward Austen Leigh
Numa tradução de Bruno José Loureiro, a biografia de Jane Austen escrita pelo seu sobrinho, James Edward Austen-Leigh, será lançada no início de 2015 pela Pedrazul. Publicado pela primeira vez em 1870, mais de cinquenta anos após a morte da autora, com a colaboração de duas irmãs de James, Anna Lefroy e Caroline Austen, a memória é, portanto, fragmentos de uma convivência familiar. A Pedrazul vai acrescentar à biografia alguns textos nunca traduzidos da juvenilia, portanto inéditos no português brasileiro, e o capítulo cancelado de “Persuasão”. Contudo, alguns textos citados na biografia e já publicados por outras editoras brasileiras, como “The Watsons” e “Lady Susan”, serão retirados para dar espaço aos textos inéditos e às ilustrações também inéditas nos país.
A biografia, além de um relato de convivência intimista familiar, traz as cartas que Jane Austen havia escrito, mostrando o seu dia a dia, antes e depois de escritora conhecida. Sem dúvida, o fã de Austen se sentirá mais perto da autora do que jamais havia se sentido a partir de qualquer outra coisa que já tenha lido, ouvido ou assistido anteriormente a essa leitura. As memórias dos sobrinhos repercutem, de forma idílica, não somente acontecimentos da vida da autora, mas narram as reminiscências do som da voz da tia e até a lembrança dos adornos que ela usava, seus chapéus, por exemplo. Sem dúvida essa biografia era o que faltava de Austen no Brasil!

Facebook Comments Box

25 Comentários

    • Raquel Sallaberry Brião

      Pat.

      eu achei maravilhoso pois essa é a primeira biografia de Jane Austen.

  • Sandra Cabral

    Uau que boa notícia! pra mim essa capa ta linda!
    Raquel essa editora é um achado viu? e valeu a dica pois estive dando uma olhada nos lancamentos para 2015/2016 só filé ai meu bolso! rsrsrs
    Beijo

  • Marcia Caetano

    Raquel, adorei a notícia! Mas fiquei pensando…qual são as melhores biografias de Jane? Você pode fazer uma lista? Quero dizer…você sabe tudo sobre Jane Austen, com certeza já leu as melhores, qual sua opinião?

  • Enzo Potel

    que maravilha, Raquel! Sobrinhos tem poder (a única biografia da Virginia Woolf que me interessou foi a escrita pelo sobrinho dela). Sem dúvida, quero ler e TER essa da Jane Austen! Tomara que a Pedra Azul não use foto de alguma gatinha contemporânea em vestido wannabe séc XIX, como tem feito em alguns livros…

  • Amanda Vieira

    E complementando o comentário do Enzo Potel: que seja uma tradução e edição de respeito, pq essa biografia merece!

    • Raquel Sallaberry Brião

      Amanda,

      sem dúvida, apesar de criticarem essa biografia é o ponto de partida de todas as biografias.

  • Felícia

    Raquel só me preocupa uma coisa, os sobrinhos sempre veem a tia com bons olhos! Só as qualidades! E os defeitos quem nos contará?
    Mas amo tanto Jane que fico só com as qualidades!
    Mais um para a coleção!
    Bjs e obrigada por nos contar as novidades

    • Raquel Sallaberry Brião

      Felícia,

      para ver os defeitos tem algo muito bom, as cartas de Jane Austen! Ainda não traduzidas.

    • Raquel Sallaberry Brião

      Carolina,

      somos duas… ainda mais com os lançamentos das Brontës!

  • Cristina Madeira

    É uma notícia pra deixar todos os que amam a obra de Austen muitooooo feliz!
    Tô contente, pois tudo o que é lançado vem em inglês e nem todos tem a benção de ser fluentes, né? finalmente estão descobrindo os fãs de sua obra no Brasil!
    Que bom que esta Editora está ‘apostando’ nestes títulos que precisam ser resgatados. Palmas p/ a Pedra Azul mesmo!
    E como a Marcia Caetano – tb gostaria de saber a sua opinião Raquel, sobre quais as melhores biografias de Jane Austen. Abs

    • Raquel Sallaberry Brião

      Cristina,

      certamente são ótimas notícias. Sobre as biografias veja o post de hoje.

    • Raquel Sallaberry Brião

      Alice,

      é sempre muito bom quando surge uma editora com projeto tão bons.

  • Pat

    Acréscimo de textos não traduzidos? Capítulo cancelado de Persuasão? Isso está ficando cada vez melhor!

  • Elaine Cris Andrade

    Oi, como uma fã da Jane Austen. Fiquei imensamente feliz em adquirir este livro. Estava em busca dele há anos. Já li e adorei a forma delicada com que o autor narra e descreve sobre a Jane e sua família. Apesar de poucas coisas serem novas pra mim na leitura, eu nunca me canso de ter mais e mais coisas para colecionar sobre a JA.

    Beijos