web analytics
Jane Austen e Inteligência Artificial
LIVROS JANE AUSTEN,  MISCELÂNEA,  Orgulho e preconceito

Jane Austen e Inteligência Artificial

Jane Austen e Inteligência Artificial pode parecer um disparate mas nossa Jane está sempre entre as escolhidas para dar lustro em assuntos dos mais diversos.

Jane Austen foi uma das personalidades escolhida para um experimento na área de Inteligência Artificial, ou IA, como também são conhecidos sistemas ou máquinas que imitam a inteligência humana e realizam tarefas, podendo aprimorar-se a medida que coletam informações.

O experimento ocorreu na Universidade de Oxford e teve outros autores e personagens como Oscar Wilde, Winston Churchill e Shakespeare. A IA “Shakespeare”, por exemplo, respondeu uma pergunta em versos pentâmetro iâmbico, como os sonetos de Shakespeare.

É preciso que se diga que as IA “escritores” são treinadas com abastecimento de dados, textos online disponíveis em domínio público, por profissionais da área de modo a soarem como os personagens cujo estilo eles estão imitando.

Quando perguntaram para a IA “Jane Austen” como seria o estilo da senhora Bennet, de Orgulho e preconceito a resposta foi:

“Como muitos de vocês sabem, meu marido e eu temos cinco filhas maravilhosas. E como qualquer boa mãe faria, não quero nada mais de que elas sejam felizes e bem-sucedidas na vida.
Mas de modo a serem felizes e bem-sucedidas, elas precisam encontrar bons maridos. E para encontrar bons maridos elas precisam ser atraentes para potenciais pretendentes.”

Diante da explicação da IA “Jane Austen” só posso dizer que captou o espírito e a lógica de nossa querida senhora Bennet. Confesso também um certo temor diante da senciência desses programas e máquinas.

Alguém mais tem medo desse futuro cada vez mais presente?

FONTE: UK News Yahoo

Facebook Comments Box

Deixe uma resposta