Guia para Orgulho e paixão

Um guia para Orgulho e paixão e também minhas primeiras impressões sobre a novela da Rede Globo que aos poucos revela sua trama e divulga fotos dos artistas, todos já vestidos a caráter.

Baseada principalmente em Orgulho e preconceito de Jane Austen, a novela terá também personagens de Emma, Razão e sentimento (ou sensibilidade), A abadia de Northanger, Lady Susan e Mansfield Park. Os acréscimos, recurso necessário para uma obra que terá seis meses de duração com cinco capítulos semanais, foram muito bem escolhidos e permaneceram dentro da obra de Austen.

As informações a seguir foram todas divulgadas pela imprensa até o momento e creio que mais próximo do lançamento, 20 de março, a própria Globo divulgará uma sinopse mais completa.

A história se desenrola no estado de São Paulo no ínicio do século 20, período áureo dos Barões do Café, numa cidade fictícia chamada Vale do Café onde mora a família Benedito, em torno da qual se desenvolve a trama principal.

A minha primeira impressão é alegre como esta foto com a heroína Elisabeta! E gostei do nome que me parece forte como a personagem.

guia para Orgulho e paixão
Um guia para Orgulho e paixão · Elisabeta Benedito (Nathalia Dill) · Foto: Globo/Raquel Cunha

As famílias de Orgulho e paixão

Vamos começar com a família mais amada de Jane Austen, os Bennet, perdão, os Benedito!

O casal com cinco filhas, em dificuldades financeiras, quer casar as meninas o melhor possível e como já sabemos não será tarefa simples. Nesta família temos duas modificações nos personagens: Mary Bennet será Mariana, inspirada em Marianne Dashwood de Razão e sentimento; e Kitty Bennet será Cecilia, inspirada em Catherine Morland de A abadia de Northanger. Vejam mais abaixo os respectivos pretendentes das meninas.

Ofélia e Felisberto Benedito - novela Orgulho e Paixão
Ofélia (Vera Holtz) e Felisberto (Tato Gabus Mendes) · Orgulho e paixão · Foto: Globo/João Miguel Júnior
Senhoritas Benedito · Novela Orgulho e Paixão
Senhoritas Benedito · Orgulho e paixão · Elisabeta (Nathalia Dill), Jane (Pamela Tomé), Cecilia (Anaju Dorigon), Lídia (Bruna Griphao) e Mariana (Chandelly Braz) · Foto: Globo/João Miguel Júnior

A famlia Williamson será a do engenheiro Darcy (Thiago Lacerda) e sua irmã, Charlotte (Isabella Santoni). É claro que  Darcy é rico, só não sei precisar quantos mil réis (moeda da época) é sua fortuna… Me agradou a inversão do nome/sobrenome de Mr. Darcy pois por aqui Darcy era mais comum como primeiro nome do que William. (Não tenho ainda foto da irmã.)

Darcy Williamson · Novela Orgulho e Paixão
Darcy Williamson (Thiago Lacerda) · Orgulho e paixão · Foto: Globo/João Miguel Júnior

A família Bittencourt é composta por mãe e filho, Julieta (Gabriela Duarte) e Camilo (Maurício Destri), grande amigo de Darcy e futuro enamorado da bela Jane Benedito. A mãe, uma viúva rica e poderosa, sem dúvida quer um bom casamento para o filho, a quem trata como se fosse um príncipe. Alguém percebeu a semelhança com Lady De Bourgh?

Julieta e Camilo Bittencourt · Orgulho e Paixão
Julieta (Gabriela Duarte) e Camilo (Maurício Destri) Bittencourt · Orgulho e paixão · Fotos: Globo/Mauricio Fidalgo e Raquel Cunha

A família Cavalcante é na verdade os Woodhouse do livro Emma, com uma modificação nos laços familiares: o senhor Afrãnio Cavalcante, conhecido como Barão de Ouro Verde (Ary Fontoura) será avô de Ema (Agatha Moreira) e não o pai como no original. Ela como não poderia deixar de ser é metida a casamenteira e também grande amiga de Elisabeta.

Afrânio e Ema Cavalcante · Orgulho e Paixão
Afrânio (Ary Fontoura) e Ema (Agatha Moreira) Cavalcante · Orgulho e paixão · Fotos: Globo/Raquel Cunha

A vilã de Orgulho e paixão

Susana (Alessandra Negrini) é a vilã de Orgulho e Paixão. E contam as más línguas que fará de tudo um pouco para impedir o casamento de Darcy com Elisabeta. Está me parecendo que será um misto de Lady Susan com Caroline Bingley. Agradeço a leitora Londrina a foto maior de Susana!

Susana (Alessandra Negrini) · Orgulho e Paixão
Susana (Alessandra Negrini) · Orgulho e Paixão · Foto: Globo/João Miguel Júnior

Os rapazes de Orgulho e paixão

Vamos começar com um vilão: Diogo Uirapuru (Bruno Gissoni) que será um misto de Willoughby e Wickham, e pela narrativa primeiro vai namorar Lídia e depois Mariana, o que não entendi… Diogo foi amigo de infância de Darcy mas agora estão estremecidos.

Diogo Uirapuru · Orgulho Paixao
Diogo Uirapuru (Bruno Gissoni) · Orgulho e paixão · Foto: Globo/João Miguel Júnior

Rômulo Tibúrcio (Marcos Pitombo) será nosso querido Mr. Tilney, inteligente e sarcático. Espero que seja conhecedor de musselinas, se é que vocês me entendem… Se apaixonará por Cecília e terá a aprovação do pai, Almirante Tibúrcio (Oscar Magrini) que imagina que ela herdará um fortuna. Isso não vai dar certo!

Rmulo Tibúrcio Orgulho e Paixao
Rômulo Tibúrcio (Marcos Pitombo) · Orgulho e paixão · Foto: Globo/João Miguel Júnior

O Coronel Brandão (Malvino Salvador), com o nome quase igual a Brandon, será certamente o salvador de Mariana depois de ser abandonada pelo sacripanta do Diogo Uirapuru.

Coronel Brandão ·_Orgulho e Paixão
Coronel Brandão (Malvino Salvador) · Orgulho e paixão  · Foto: Globo/João Miguel Júnior

A casamenteira Ema terá como seu par o gentil e discreto advogado Jorge (Murilo Rosa), não sem antes atormentar a vida de todo mundo com suas idéias descabidas sobre matrimônio. Não encontrei o sobrenome do rapaz então adotaremos “call me Jorge”. O que vocês acham?

Jorge · Orgulho e paixão
Jorge (Murilo Rosa) · Orgulho e paixão · Foto: Globo/Raquel Cunha

Mansfield Park também será representada por Fani Pricelli, que foi criada pelos tios pois os pais não tinham condições de criâ-la. Segundo o site TV Em Foco, Fani é “amargurada, introvertida e tímida, passa sua infância e adolescência aculando rancor das humilhações de seus tios e é consolada por seu primo, que é apaixonado por ela”. O primo ao que parece será o ator Rodrigo Simas, mas todas informações que tenho até o momento estão um tanto confusas. Assim que tiver algo mais concreto e fotos acrescento aqui.

E para finalizar este imenso guia de Orgulho e paixão, que ainda terá alguns reparos tão logo eu consiga mais imagens e informações, acredito que a novela de Marcos Bernstein tem todos os ingredientes para ser um sucesso!

14 thoughts on “Guia para Orgulho e paixão

    1. Dandara,
      estamos todos torcendo para que seja bem sucedida e que depois a Globo venda para outros países, pois estou vendo pessoas da Espanha e Inglaterra que estão se interessando desde já pela novela.

  1. O Diogo vai somente flertar com a Lydia, o personagem dele é referente apenas ao Willoughby, o personagem equivalente ao Wickham é o autor joaquim lopes (não foram divulgadas fotos dele ainda).

    1. Ana Cecília,
      obrigada pela informação mas ainda estou achando confuso, pois a descrição do Diogo Uirapuru consta como amigo de infância de Darcy e no caso seria a história de Wickham. Aguardemos!

  2. Eu gostei bastante! estou ansiosa pela estreia, apesar de adorar as novaleas Tempo de amar e Deus salve o Rei.

  3. Alguns atores escalados acho de fracos a ruins.Mas posso ser surpreendida,milagres acontecem

  4. Não assisto novelas, mas essa mistura de personagens me recordou o livro Old Friends and New Fancies da Sybil G. Brinton. Você já leu Raquel? Esse livro foi publicado em 1913 e foi a primeira sequência de Orgulho e Preconceito e dos outros romances da Jane. A autora criou uma história misturando vários personagens dos seis livros, imagine Elizabeth Darcy conhecendo Lucy Ferrars? Capitão Wentworth e Anne na casa de Emma Knightley? É divertidíssimo e, na minha opinião, muito fiel ao estilo da Jane Austen. Os protagonistas da nova história são velhos conhecidos: Georgiana Darcy, Coronel Fitzwilliam, Mary Crawford e William Price. No início do livro Sybil Brinton escreveu: In this little attempt at picturing the after-adventures of some of Jane Austen’s characters I have made use of the references to them which she herself made, and which are recorded in Mr. Austen-Leigh’s “Memoir.”
    More grateful acknowledgments than I can ever express are due to my friend Edith Barran, without whom this book could not have been written.
    The difficulties, as well as the presumption, of such an undertaking, are alike evident; but the fascination of the subject must be our apology to those who, like ourselves, “owe to Jane Austen of the happiest hours of their lives.”
    Esse livro se tornou minha sequência preferida, e ele está disponível online na gutenberg: http://www.gutenberg.org/ebooks/43741

  5. Amei:
    – A 1ª foto da Elizabeta, totalmente Lizzie;
    – o cabelo da Vera Woltz, haha;
    – a expressão facial da Lydia, na 3ª foto (não conheço a atriz, mas parece que ela pegou bem o tom da personagem, pela foto, pelo menos, haha);
    -Ary Fontoura é um excelente ator, creio que será um ótimo Mr. Woodhouse (gostei muito da barba, haha);
    – acho que a Alessandra Negrini combina com esse papel.
    Odiei:
    – o cabelo do Mr. Tilney!
    – o Cel. Brandon merecia um ator melhor (mas tomara que o Malvino surpreenda positivamente);
    – a descrição da minha querida Fanny (amargurada? acumulando rancor? não gostei).
    No mais, acho que mudanças são necessárias em adaptações para outras mídias (gostei por exemplo de terem usado o lugar das irmãs Bennet que têm menos destaque no livro para reaproveitar com outras personagens). Mas vou sentir falta da minha personagem favorita (Elinor!) e do meu casal preferido (Anne e Cap. Wentworth).

    1. Meire,
      ótimas observações! A primeira coisa que notei foi o penteado da senhora Benedito… e pensando bem acho que combina com a personagem, sempre de descabaleda e com seus pobres nervos. O cabelo (ai, ai… estamos numa vibe hairdresser) de Mr. Tilney merecem uma aconselhamento com de Frank Churchill. Todo mundo fala de Malvino (acho que estamos ficando malvadas) como praticamente não vejo TV não sei dizer como atua, só o acho bonitão. Pois é, Fanny está diferente, mas me parece viável ficar amargurada. Eu ficaria. E por último, Anne e o capitão seria muito bom, mas nãos e pode ter tudo!

Deixe uma resposta