Alguns dias antes de o homem pisar na Lua pela primeira vez, aqui no Brasil foi lançado mais uma vez Orgulho e preconceito (Bruguera Editorial). O anúncio está na coluna de Leo Gilson Ribeiro na revista Veja de 9 de julho de 1969.

Duas coisas me chamaram atenção no texto. A primeira foi a descrição de como Elizabeth Bennet conquista Mr. Darcy, com “encanto e democracia”! Achei ótima a colocação da palavra democracia, pois foi logo depois do AI-5!

A segunda, algo que ocorre amiúde, dizer que Jane Austen escreveu sobre a sociedade vitoriana, o que é impossível. A rainha Vitória, que deu nome a esse período, nasceu em 1819, dois anos depois da morte de Jane Austen. Jane escreve sobre sua própria época, o período da Regência.  Em um próximo post explico direito este período da história.

Edição 44 | 9 julho 1969
Imagem: Acervo Digital revista Veja

Views: 95

Artigos recomendados

4 comentários

  1. Sim, é um erro muito frequente falar de Austen como se fosse autora do período vitoriano. Mesmo hoje com a internet e mais informação circulando, ainda vejo muito disso por aí. Ano passado escrevi para a revista ELLE brasileira apontando esse mesmo equívoco em cuja edição havia uma reportagem sobre Anne H. e o filme “Amor e Inocência”. Muita gente vê os filmes e tal, mas não tem embasamento histórico.

    1. Paula,
      sim, é muito comum. Acredito por ser o período da Regência um pouco confuso, e já prometi um post sobre o assunto.

  2. que interessante! e que interessante a comparação de preços entre o salinger e a austen – mais que o quádruplo?!

    1. Olá, Denise
      comparação de Salinger com a Jane? Não captei… risos

Comentários estão encerrado.