web analytics
A Abadia de Northanger,  Emma,  LIVROS JANE AUSTEN,  Mansfield Park,  Orgulho e preconceito

Selos Jane Austen e o First Day Cover

Eu sempre quis ter aquele conjunto de quatro selos com os personagens de Jane Austen e mês passado, visitando o eBay, aquele “antro de perdição”, encontrei por apenas uma libra e meia (+ duas libras de postagem). O que eu não sabia era que receberia um lindo envelope com uma estampa de Emma e Mr. Woodhouse!

Esse tipo de envelope é chamado de First Day Cover. Como não conheço a arte da filatelia pesquisei sobre o assunto e achei a definição abaixo no Portal do Selo:

FDC é a sigla de First Day Cover, que em Português quer dizer: Envelope de Primeiro Dia. Quando um selo é emitido, no primeiro dia do seu lançamento é feito um envelope especial, já ilustrado e com legendas sobre o assunto do selo e nesse envelope é fixado o selo sobre o qual é aposto o carimbo de primeiro dia de circulação. Se para esse selo em questão,  foi feito também um carimbo comemorativo , esse carimbo irá sobre o envelope.

O artigo completo sobre estes envelopes e emissões de selos no Brasil está no artigo completo: “Você sabe o que é FDC?”.

No site BFDC há muitos outros envelopes do First Day Cover do dia 22 de outubro de 1975 comemorando o Bicentenário de Jane Austen.

Facebook Comments Box

11 Comentários

  • Shirley

    Lindo esses selos, da vontade de escrever muitas cartas…… coisa q ja nao fazemos mais….esse negocio de e-mail nao tem o charme de um lindo envelope com selos…. bjs…

    • Raquel

      Shirley,

      eu adoro receber até minhas encomendas. Principalmente se trazem selos bonitos.

  • Júnior

    Ainda bem que não corro o risco de ser fisgado por “aquele antro de perdição”. Estou livre enquanto não fizer compras internacionais… Se bem que não tenho certeza se não gostaria mesmo de ser fisgado pelo Ebay.

    Muito bonitos os selos.

    Este Mr. Woodhouse é magrinho… Achei engraçado.

    • Raquel

      Júnior,

      sempre imaginei Mr. Woodhouse magrinho como na versão de 1972 da BBC!

  • Débora

    Acho que você comprou gato por lebre Raquel, mas no sentido inverso!!! Não entendo de filatelia mas acredito que é, ou pelo menos será, um pacote muito mais valioso que a libra investida. Além do fato de ser simplesmente lindo!

    • Raquel

      Débora,

      é provável, pois não entendo nada de filatelia. Comprei pela belezura!

  • Leticia

    Colecionar selos, antes de ser uma atividade juvenil, traz bastante conhecimento.

    Pena que está acabando! Pelo menos no Brasil, tiveram a estupenda ideia de transformá-los em etiquetas adesivas. Daí aquele ritual de colocar na água para amolecer a goma e soltá-lo inteiro do papel do envelope (quando adequado) virou um trabalho infernal. Melhor nem tentar e colecioná-los assim mesmo, colados. Hirc!