web analytics

Sei pouco ou quase nada sobere tecnologia de dados mas achei muito interessante o experimento feito por Matthew Hurst que  em seu blog Data Mining que transformou um livro em forma de sumário (ou capítulos) e destacou em uma cor diferente palavras específicas.

E o que isto tem a ver com Jane Austen? Bem, para demonstrar seus experimentos ele utilizou Pride and Prejudice, Sense and Sensibility e Emma e o mais engraçado foi o fato de ter usados os vilões como destaque. Nas imagens podemos perceber como os personagens permeiam a obra.

Coloco apenas o gráfico com Frank Churchill que foi o que mais fez sentido para mim. Se lembrarmos, tanto no livro como os filmes, Frank passou boa parte da trama ausente. Mas por outra lado era objeto constante das conversas dos outros personagem, o que fica muito claro no gráfico.

 

Views: 64

Artigos recomendados

3 comentários

  1. Thanks for mentioning this visualization. I’m planing a few more, so please stay tuned. You make an interesting point about Frank being talked about a lot while not actually there.

    1. Matthew,

      thank you for your visit at my Jane Blog! Datas are a very interesting thing and if you make another Jane Austen’s comparisons, please, tell me! Thank you, raquel

Comentários estão encerrado.