web analytics
FILMES & SÉRIES,  LIVROS JANE AUSTEN,  Orgulho e preconceito

Um amigo de Elizabeth Bennet

É sempre um prazer encontrar os amigos dos Bennets, principalmente de Lizzy.

É provável que mesmo o aguado desempenho de Keira Knightley tenha chamado tanta atenção porque Elizabeth Bennet é uma das personagens mais carismáticas da história da ficção, como digna sucessora que é daquelas heroínas inteligentes, mordazes e apaixonadas de Shakespeare (Rosalind, de Como gostais, Pórcia, de O Mercador de Veneza, por exemplo).

Alfredo Monte é um leitor apaixonado que afirma que nunca se cansará de reler Orgulho e preconceito. O texto completo da citação acima no post  “Minha amiga Elizabeth”, no Blog do Alfredo Monte.

elizabeth_garvie_4

Elizabeth Garvie como Lizzy Bennet, 
umas das minhas favoritas, em P&P de 1980
Facebook Comments Box

4 Comentários

  • Júnior

    Particularmente não acho a atuação de Keira Knightley em “Orgulho e Preconceito” (2005) “aguada”. Na verdade vejo Elizabeth Bennet exatamente daquele jeito que ela interpretou quando passo a imaginar como a personagem realmente seria. Gostei tanto da interpretação que logo me tornei fã dela e hoje a considero minha atriz internacional favorita. Acho que sou um dos únicos admiradores da obra de Jane Austen que pensa assim… Mas é exatamente essa diferença de opiniões que torna tudo mais interessante. Já pensou se todos nós pensássemos igual?

    • Raquel

      Júnior,
      a primeira vez que vi o filme (2005) gostei de um modo geral das atuações. Depois de assistir a série de 1995 o filme foi ficando para trás, esmaecendo, em termos de atuações. Mas é claro que é minha opinião.

  • Aline

    Eu gosto da Keira no papel de Lizzy em 2005, ela “era” a imagem que eu tinha da Lizzy, mas minha mãe, que dicorda de mim, me fez um desafio de assistir os outros O&P e tirar a conclusão por mim mesma, estou atrás do de 1995, mas eu vi uns videos do de 80 e tenho que admitir que a Garvie é a melhor. Fato.

    Ela transmitia totalmente a Lizzy na questão do físico, ela simplesmente esnobava do Darcy só com o olhar. Isso eu adorei.

    Com certeza eu adoro a Keira no papel de Elizabeth Bennet, mas não tenho dúvidas, de que a melhor ela não é.