web analytics
MISCELÂNEA,  Orgulho e preconceito,  Razão e sentimento Razão e sensibilidade

Sogras de Jane Austen | Enquete

Enquanto escrevia os posts comparando ilustrações de livros de Jane Austen lembrei-me das sogras nos seis livros principais de Jane Austen e resolvi fazer uma enquete sobre as mais difíceis de lidar.

Descartei a senhora Dashwood, que sempre gostou de todos os genros, incluído Willoughby, e certamente seria fácil de lidar. A senhora Jennings era impertinente mas era muito benquista por seu genro Sir John Middleton. O outro genro, Mr. Palmer, não conta pois era o mau humor em pessoa e era ela que tinha que aturá-lo.

Em Mansfield Park as sogras, as irmãs Lady Bertram e a senhora Price, eram, cada uma a sua maneira, distantes. Não consigo vê-las como sogras presentes na vida do casal Fanny e Edmund. Em Emma praticamente só tem órfãos e não me atrevo considerar Mrs. Weston, antiga babá de Emma como sogra.

A única sogra com algum destaque em Persuasão é a senhora Musgrove e neste caso quem precisa ter paciência de Jó é ela para aturar a hipocondríaca e mimada nora, Mary Musgrove. A senhora Morland, da Abadia de Northanger, que homenageie no dia das mães, era prática e sensata como mãe e certamente o seria como sogra.

Restaram duas mães, a histriônica senhora Bennet e a carrancuda senhora Ferrars. Eu sei que vocês, em perfeito juízo, escolheriam outras sogras, mas vocês sabem perfeitamente que quando namoram alguém é impossível escolher a sogra. Mas como sou uma garota boazinha aqui no blog vocês terão a chance de escolher entre a senhora Bennet e a senhora Ferrars.

Pensem em quem vocês amam e nelas como sogras, e depois me digam qual das duas vocês escolheriam para sogra.

Mrs. Bennet ou Mrs. Ferrars?

Sogras de Jane Austen, Mrs. Bennet e Mrs. Ferrars

Facebook Comments Box

23 Comentários

  • Elisama Rodrigues Lucena

    Mrs. Bennet. A Ferrars é muito dura. Prefiro os gritos da Bennet.

    • Raquel Sallaberry Brião

      Elisama,

      se a senhora Bennet é tão estridente como é mostrada nos filmes e séries, é jogo duro de aguentar.

  • Vera

    sem dúvida a Mrs. Bennet, acho que a Mrs Ferrars seria o género de sogra que quando faz uma visita implicaria com tudo e depois iria dizer às amigas que o filho tinha feito um mau casamento 🙂 já a Mrs. Bennet iria proporcionar muitas gargalhadas com a sua falta de decoro, ignorância e obrigatoriamente iria queixar-se muitos dos nervos, mas até isso seria divertido quando comparado com a Mrs. Ferrars.

    • Raquel Sallaberry Brião

      Vera,

      de fato, a senhora Ferrars visitando uma nora, ou um genro (que não fosse Luzy Steel que sabe manobrá-la direitinho) seria difícil de aguentar. Mas será que ela ficaria por muito tempo?

  • Sandra Cabral

    Páreo duro as duas, mas são muito diferentes a Sr Bennet é apenas inconveniente e puro sentimento, enquanto a Sra Ferras é fria e sem sentimento, mais fácil encarar a inconveniencia da primeira, mas Raquel, será que com um filho homem a Sra Bennet seria ainda tão liberal?

      • Sandra Cabral

        Raquel eu digo liberal no sentido de desapego, porque ainda nos dia de hoje as mães de filhos homens são possessivas e apegadas a eles, e até por isso há tantos conflitos sograsx noras.

      • Raquel Sallaberry Brião

        Sandra,

        entendi e no caso da senhora Ferrars temos um exemplo disso.

  • Letícia

    Eu escolheria a Sra Bennet, por que mesmo que fosse doida ela seria gentil comigo e sempre daria boas risadas com ela… Apesar de ela ser bem agitada eu fico imaginando o quanto seria legal um almoço dela, todo agitado e com tanta coisa para comer só pra me agradar kkkkk Sim eu sou fã da Sra Bennet e conheço uma kkk
    Já a Sra Ferrars seria uma droga, por que ela sempre olharia para mim com ar arrogante e eu ficaria em silêncio o tempo todo, seria entediante e estressante um jantas com essa velha….

    • Raquel Sallaberry Brião

      Letícia,

      vendo por esse prisma a senhora Bennet é mais fácil de lidar.

    • Raquel Sallaberry Brião

      Aline,

      talvez você tenha um pouco do espírito de Mr. Bennet que se divertia com a esposa!

  • Dayana Costa

    Mrs. Bennet com certeza!
    rs…

    antes a inconvêniencia desta que a dureza da outra.

    P.S: eu adoro Mrs. Bennet. Ela é divertida.

  • Marcela M.

    Certamente escolheria Mrs.Bennet… ela me garantiria boas e altas risadas!

  • Patrícia Portella

    A Sra. Bennet! Quando me lembro de sogra em Jane Austen é a primeira que me vem em mente, sem dúvida. Já imaginou que amor imenso Bingley e Darcy sentiam respectivamente por Jane e Lizzie pra passar por cima de tanta falta de civilidade vinda da Sra Bennet? E o pior: pelo que JA deu a entender, ela continuou sendo a mesma mesmo depois dos casamentos. Eh sogrinha memorável!!!

    • Raquel Sallaberry Brião

      Patrícia,

      Mr. Bingley é um distraído e provavelmente não se daria conta da metade da bobagens da sogra. Por outro lado Mr. Darcy deve ter passado por maus momentos tentando se conter diante de tanta impertinência!

  • Júnior

    Só uma pessoa muito corajosa para escolher Mrs. Ferrars. Aquela senhora exala mal humor e antipatia. Já a Mrs. Bennet, apesar de seus defeitos e ataques, poderia proporcionar alguns (ou vários) momentos leves e alegres.

    • Raquel Sallaberry Brião

      Júnior,

      é preciso de um bocadinho de coragem para enfrentar Mrs. Ferrars, mas é possível!

  • ester

    Escolho Mrs. Bennet… e morar em outro condado, 50 milhas em uma pessima estrada não seriam suficientes para estar longe de tal afetuosa senhora…
    Por um outro lado Darcy não tem o que reclamar se vermos a sua outra candidata a sogra, Lady Katherine…Ui só de pensar naquela mulher como sogra me da arrepios. kkk

  • Fernanda Huguenin

    Mil vezes a Mrs. Bennet do que a Mrs.Ferrars. Como sogra,a
    Mrs.Bennet só seria tagarela e inconveniente em certas horas, mas no
    geral ela tentaria se dar bem com a nora (como fez com os genros rs).

    Já a mãe do Edward, só gostaria da nora que fosse rica ou uma grande puxa-saco no estilo Mr.Collins, “qualidade” que poucas mulheres tem kk. 😀

    • Raquel Sallaberry Brião

      Fernanda,

      se você pensar em ter um bom relacionamento com a sogra, de fato, com Mrs. Edward seria impossível, a não ser que você fosse uma Lucy Steel!