web analytics

Enquanto escrevia os posts comparando ilustrações de livros de Jane Austen lembrei-me das sogras nos seis livros principais de Jane Austen e resolvi fazer uma enquete sobre as mais difíceis de lidar.

Descartei a senhora Dashwood, que sempre gostou de todos os genros, incluído Willoughby, e certamente seria fácil de lidar. A senhora Jennings era impertinente mas era muito benquista por seu genro Sir John Middleton. O outro genro, Mr. Palmer, não conta pois era o mau humor em pessoa e era ela que tinha que aturá-lo.

Em Mansfield Park as sogras, as irmãs Lady Bertram e a senhora Price, eram, cada uma a sua maneira, distantes. Não consigo vê-las como sogras presentes na vida do casal Fanny e Edmund. Em Emma praticamente só tem órfãos e não me atrevo considerar Mrs. Weston, antiga babá de Emma como sogra.

A única sogra com algum destaque em Persuasão é a senhora Musgrove e neste caso quem precisa ter paciência de Jó é ela para aturar a hipocondríaca e mimada nora, Mary Musgrove. A senhora Morland, da Abadia de Northanger, que homenageie no dia das mães, era prática e sensata como mãe e certamente o seria como sogra.

Restaram duas mães, a histriônica senhora Bennet e a carrancuda senhora Ferrars. Eu sei que vocês, em perfeito juízo, escolheriam outras sogras, mas vocês sabem perfeitamente que quando namoram alguém é impossível escolher a sogra. Mas como sou uma garota boazinha aqui no blog vocês terão a chance de escolher entre a senhora Bennet e a senhora Ferrars.

Pensem em quem vocês amam e nelas como sogras, e depois me digam qual das duas vocês escolheriam para sogra.

Mrs. Bennet ou Mrs. Ferrars?

Sogras de Jane Austen, Mrs. Bennet e Mrs. Ferrars

Views: 223

Artigos recomendados

23 comentários

    1. Elisama,

      se a senhora Bennet é tão estridente como é mostrada nos filmes e séries, é jogo duro de aguentar.

  1. sem dúvida a Mrs. Bennet, acho que a Mrs Ferrars seria o género de sogra que quando faz uma visita implicaria com tudo e depois iria dizer às amigas que o filho tinha feito um mau casamento 🙂 já a Mrs. Bennet iria proporcionar muitas gargalhadas com a sua falta de decoro, ignorância e obrigatoriamente iria queixar-se muitos dos nervos, mas até isso seria divertido quando comparado com a Mrs. Ferrars.

    1. Vera,

      de fato, a senhora Ferrars visitando uma nora, ou um genro (que não fosse Luzy Steel que sabe manobrá-la direitinho) seria difícil de aguentar. Mas será que ela ficaria por muito tempo?

  2. Páreo duro as duas, mas são muito diferentes a Sr Bennet é apenas inconveniente e puro sentimento, enquanto a Sra Ferras é fria e sem sentimento, mais fácil encarar a inconveniencia da primeira, mas Raquel, será que com um filho homem a Sra Bennet seria ainda tão liberal?

      1. Raquel eu digo liberal no sentido de desapego, porque ainda nos dia de hoje as mães de filhos homens são possessivas e apegadas a eles, e até por isso há tantos conflitos sograsx noras.

      2. Sandra,

        entendi e no caso da senhora Ferrars temos um exemplo disso.

  3. Eu escolheria a Sra Bennet, por que mesmo que fosse doida ela seria gentil comigo e sempre daria boas risadas com ela… Apesar de ela ser bem agitada eu fico imaginando o quanto seria legal um almoço dela, todo agitado e com tanta coisa para comer só pra me agradar kkkkk Sim eu sou fã da Sra Bennet e conheço uma kkk
    Já a Sra Ferrars seria uma droga, por que ela sempre olharia para mim com ar arrogante e eu ficaria em silêncio o tempo todo, seria entediante e estressante um jantas com essa velha….

    1. Aline,

      talvez você tenha um pouco do espírito de Mr. Bennet que se divertia com a esposa!

  4. Mrs. Bennet com certeza!
    rs…

    antes a inconvêniencia desta que a dureza da outra.

    P.S: eu adoro Mrs. Bennet. Ela é divertida.

  5. A Sra. Bennet! Quando me lembro de sogra em Jane Austen é a primeira que me vem em mente, sem dúvida. Já imaginou que amor imenso Bingley e Darcy sentiam respectivamente por Jane e Lizzie pra passar por cima de tanta falta de civilidade vinda da Sra Bennet? E o pior: pelo que JA deu a entender, ela continuou sendo a mesma mesmo depois dos casamentos. Eh sogrinha memorável!!!

    1. Patrícia,

      Mr. Bingley é um distraído e provavelmente não se daria conta da metade da bobagens da sogra. Por outro lado Mr. Darcy deve ter passado por maus momentos tentando se conter diante de tanta impertinência!

  6. Só uma pessoa muito corajosa para escolher Mrs. Ferrars. Aquela senhora exala mal humor e antipatia. Já a Mrs. Bennet, apesar de seus defeitos e ataques, poderia proporcionar alguns (ou vários) momentos leves e alegres.

    1. Júnior,

      é preciso de um bocadinho de coragem para enfrentar Mrs. Ferrars, mas é possível!

  7. Escolho Mrs. Bennet… e morar em outro condado, 50 milhas em uma pessima estrada não seriam suficientes para estar longe de tal afetuosa senhora…
    Por um outro lado Darcy não tem o que reclamar se vermos a sua outra candidata a sogra, Lady Katherine…Ui só de pensar naquela mulher como sogra me da arrepios. kkk

  8. Mil vezes a Mrs. Bennet do que a Mrs.Ferrars. Como sogra,a
    Mrs.Bennet só seria tagarela e inconveniente em certas horas, mas no
    geral ela tentaria se dar bem com a nora (como fez com os genros rs).

    Já a mãe do Edward, só gostaria da nora que fosse rica ou uma grande puxa-saco no estilo Mr.Collins, “qualidade” que poucas mulheres tem kk. 😀

    1. Fernanda,

      se você pensar em ter um bom relacionamento com a sogra, de fato, com Mrs. Edward seria impossível, a não ser que você fosse uma Lucy Steel!

Deixe uma resposta