web analytics

Hoje o dia é de surpresas. A editora Pedrazul também lançará Os mistérios de Udolpho de que tanto falava Catherine Morland na Abadia de Northanger. A tradução será de Pedro Ivo Macedo e o lançamento tem previsão para julho de 2014. Mais um livro para ler no ano que vem.

Citado por Jane Austen, especialmente por sua personagem Catherine Morland, em Abadia de Northanger, o romance gótico Os Mistérios de Udolpho, de Ann Radcliffe, tem um público fiel no Brasil aguardando a sua tradução. Existe uma especulação de que Austen se inspirou em Os Mistérios de Udolpho para escrever Abadia de Northanger. A escritora Ann Radcliffe é ainda mencionada no filme Becoming Jane. Na adaptação cinematográfica da obra Emma, de Austen, de 1996, também há menção do livro O Romance da Floresta, também de Radcliffe. Com tantas menções, podemos concluir que Jane Austen era fã de Ann Radcliffe. A escritora que nasceu em 9 Julho de 1764, em Ann Ward em Holborn, Londres, e morreu em 7 de fevereiro de 1823, também em Londres, deixou sua marca como escritora inglesa pioneira no romance gótico.

 

Os mistérios de Udolpho, Ann Ward Radcliffe

Ilustração: detalhe do frontispício antigo de Udolpho.

Views: 535

Artigos recomendados

8 comentários

  1. Sim! Finalmente veremos o que é que a Catherine achava de tão espetacular nesse livro, hehehe. Mais um que tenho muita curiosidade e vontade de ler. Empolgadíssima com a seleção da Pedra Azul.
    Só torço para que as traduções e diagramações sejam legais e a qualidade do material também (nada de LandMark 2, por favor!).
    Beijos e até mais!

  2. Esse livro está na minha lista de aquisições há um bom tempo. Esporadicamente, tento a sorte na Estante Virtual e busco aquela tradução portuguesa da Romano Torres, com o título “Os Mistérios do Castelo de Udolfo”, mas é quase impossível encontrá-la. Será uma maravilha ler uma tradução para o português do Brasil.

    1. Júnior,

      eu também queria muito essa edição da Romano Torres mas não comprei na primeira vez que vi, que arrependimento!

  3. Raquel maravilhosa notícia doida para ler esse livro depois que li A Abadia de Northanger. Posso copiar a novidade para o Grupo Gurias Românticas??? Eu coloco o teu link na publicação.

    Beijão

Deixe uma resposta