Falei e corri para me esconder!
Encontrei esta foto de Matthew Macfadyen, nosso Mr. Darcy 2005, em vários lugares mas sem crédito para o fotógrafo (se alguém souber, por favor me avise) e resolvi aproveitar para mais uma enquete. Desta vez será sobre a atuação dos atores que fizeram o papel de Mr. Darcy nos filmes, minisséries e outra adaptações de Orgulho e preconceito.
Eu, por exemplo, achei David Rintoul e Mattew Macfadyen muito taciturnos nas suas atuações e ainda não me decidi qual, ou quais outros atores foram mais divertidos ou tornaram o personagem mais alegre e leve. Fiz então uma lista (abaixo da foto) como guia para para pensarmos no assunto e se vocês quiserem sugerir algum outro Darcy fiquem à vontade!
Iniciando a conversa proponho a seguinte pergunta para vocês:
De todas as versões e adaptações de Orgulho e preconceito que vocês viram, quais ou qual Mr. Darcy vocês acharam mais divertido, alegre e leve?
- Laurence Olivier 1940
- David Rintoul 1980
- Colin Firth 1995
- Matthew Macfadyen 2005
- Tom Hanks Mensagem para você
- Colin Firth O diário de Bridget Jones
- Martin Henderson Noiva e preconceito | Musical Bolywood
- Elliot Cowan Lost in Austen
Views: 199
Puxa, eu ainda não assisti as versões de 1940 e 1980, mas Tom Hanks sempre é uma graça!
Livia,
no estilo palhaço total o Tom Hanks é o mais indicado.
Elliot Cowan é o menos ” cinzinha”
Valéria,
talvez por não gostar muito da série acho o Cowan meio-apagado. Aliás preciso revê-la, quem sabe depois de um tempo possa achar qualidades na série…
Raquel,
eu já conhecia essa foto, mas tb não sei foi o autor da imagem. Nosso MM é muito versátil 😉
Bom, eu não vi todas as versões, mas vou comentar os q eu vi.
Laurence Olivier foi, entre todos, o mais arrogante e vaidoso, mas acho q era uma característica do ator, pq dos filmes dele q já vi ele parecia sempre igual, frequentemente (muito!) vaidoso e orgulhoso.
Adoro o Colin Firth tanto na série quanto no filme, e em ambos acho q ele conseguiu ser tanto orgulhoso quanto divertido, mesmo q com o humor britânico (que é meio dúbio, rs).
O Tom Hanks é por si só um ator muito carismático, eu diria q de todos o menos orgulhoso/arrogante.
MM não se encaixa em nada disso, na minha opinião ele fez o Mr.Darcy mais sensível de todos, o mais interessado em realmente compreender o outro, pra mim ele foi o menos orgulhoso, a postura dele era sim por estar na posição que estava, mas não exatamente orgulho, era mais como se ele não pudesse evitar ser quem era, já que era o seu legado, enfim, não preciso comentar que, apesar de não tão fiel ao livro, é o meu preferido, o mais humano.
Massss, sou suspeitíssima pra opinar, como você já está cansada de saber, rs
Bjs e adorei a ideia das enquetes e debates, rs
Gisele,
você eu sei que é “suspeita”! Que bom que você gostou das enquetes. Laurence realmente é orgulhoso mas o acho engraçado.
Ahhh Tom Hanks!!!
Larissa,
estou também nessa linha do Tom!
Não vou comentar sobre figurinos, épocas e coisa assim, vou comentar sobre os Darcy’s!!
Eu amei O&P 1940.. Um Darcy mimado e precisando ser educado, Lady Cath sendo sábia e cúmplice hahahaha… E é o Lawrence , meu eterno amor..
O&P 1980: Muito “esquisito”, meio canastrão (vou apanhar) pro meu gosto, e também não fui fã da atuação desse Darcy, embora tenha amado essa Lizzie.
O&P 1995: Sem comentários, Collindo no auge da sua Perfeição.Nosso eterno Arrogante Adorável/ Imperfeito Perfeito. Cosmtumo chama-lo de “Meu Malvado Favorito” hahaha.
O&P 2005: Taciturno, é ele foi. Mas a mensagem que o Darcy do Matthew me passou foi de timidez e insegurança pra se entregar ao amor de Elizabeth. Ela fugia dos padrões de mocinhas que ele conhecia, acho que isso o assustou muito mais do que pelo fato dela ser pobre. Nessa versão ele mostra-se atraído por ela desde o primeiro olha, e fala aquele monte de besteiras para reprimir os sentimentos. Ela também foi afetada por ele, e qdo o ouve o que ele fala ela fica decepcionada e magoada.
Tom Hanks: O Darcy versão moderna mais fofo do mundo !! Ele não a repudia como pessoa, apenas como concorrente. Qdo descobre que concorrência e amor estão em uma só pessoa, ele corre atrás do prejuízo.
O Diário de BJ: Eu amo BJ como comédia, mas me recuso a ver a Lizzie na BJ, era como se nossa apimentadinha perdesse o cérebro. Mark Darcy é Mr.Darcy sem tirar nem por.
Noiva e Preconceito: Um bom filme no estilo “Musical Bolywood”, senti falta do beijo..hahaha
Elliot Cowan Lost in Austen: Embora seja uma comédia/sátira, achei esse Darcy pra lá de “duro e machista”. Ok ok padrões da época, mas ele se mostrou muito sério todo o tempo, mas se a proposta era esta ele cumpriu bem o seu papel.
Falei muito não é… relevem relevem…
Andreia,
que nada! adorei seu comentário e saber que você também é fã da Elizabeth de 1980. Também amo a versão 1940.
Raquel, acho que para um Darcy o mais “lighthearted”, mais descontraído, foi o do Olivier. Não sei o porquê, mas sempre acho que ele fez um personagem que se levava tão a sério que chegava a ser cômico. Além disso, ele era o mais “solto” de todos.
Jacqueline,
eu também ri muito com o Darcy de Olivier!
Acredito que Colin em 1995 foi mais fiel em sua atuação ao Mr Darcy do livro.
Acho Matthew um Mr Darcy bem mais leve, divertido e até mais amoroso. Acho que a transformação pela qual ele passa no filme é bem maior e mais romântica.
Sara,
acho o Matthew tão tristinho…
Tom Hanks é o mais levinho. Não assisti às versões de 1940 nem 1980 e morro por isso…
Juliana,
a versão 1940 tem à venda com legendas em português e vale pois é mais perfeita comédia. Já a de 1980, Mr. Darcy é esquisito mas a Lizzy é uma graça.
Eu não vou entrar em detalhe sobre Mr. Darcy, pois seria injusto por eu ser apaixonada pelo Matthew, rsrsrs. Vou apenas responder a pergunta, o mais leve e mais discontraido concerteza foi Tom Hanks, eu assisti este filme, mensagem para vc, este ano e me perguntei como fui tola que não tinha visto este filme antes? O blog ta massa, parabéns!
Mônica,
Mensagem para você é uma graça, de vez em quando assisto!
Ah tá…entendi! É em escala de diversão! Ok! Vou falar dos Darcys que eu vi certo?!
* sei que não entra em pauta, mas independente da versão ou adaptação,Matthew é o Darcy do meu coração! Viram?! Até rimou rsrrs!
1ª posição: Colin Firth (Mark Darcy – O diário de Bridjet Jones) – Viu só Raquel!Não precisa “me bater” agora nas próximas posições rs! Esse filme é divertido aos montes, impossivel não se encantar com aquele trio extremamente talentoso e hilário!
2ªposição: Matthew Macfadyen (Mr. Darcy – O&P.2005)- A última crítica que ouvi do Darcy de MM foi “ele estava muito retraído”, e sim estava, mas por escolha do próprio Matthew, que decidiu fazer um Darcy mais inseguro. E é daí que saem parte dos meus risos, até hj uso o apelido de “cara de dor-de-barriga” para esse Darcy, ainda mais quando Lizzie dá suas “rasteiras verbais” nele!
3ª posição: Elliot Cowan (Mr.Darcy – Lost in Austen)- A série em si é engraçada, e sim, Elliot teve sua cota de risos meus,especialmente acudindo um Mr. Bingley bêbado rá! Quem imaginaria isso em O&P!
4ª posição: Colin Firth (Mr.Darcy – O&P.1995)- Bem… definitivamente ele foi o único motivo de eu continuar assistindo essa série! Não me desce de jeito nenhum, a única vantagem é a fidelidade à obra, mas tirando o Colin…é só isso! Me espantei ao ver Colin daquele jeito, ainda mais depois de tê-lo apreciado em “Bridjet Jones”! Acho que o clima paradão da série o contaminou, porque de engraçado ali não tinha nada, nem os escândalos de Mrs. Bennet, até hj sinto vontade de torcer o pescoço daquela versão dessa personagem, só de lembrar dos gritos! Valeu pela carga dramática do Colin e de como ele ressaltou a arrogância do Darcy, ao menos isso…!
Marina,
gostei da cara de dor-de-barriga! Sabe que não lembro muito bem do Mark Darcy… hora de rever!
A questão nos filmes é transformar alguem aos nossos olhos em curto tempo, diferente do livro que pode faze-lo bem melhor, não assisti a todos os filmes listados,só alguns, mas não abro mão do Darcy tímido e doce do Mathew de 2005 que por si só ja é uma graça e olha que depois de um fora não é muito fácil manter a ompostura rsrs
Sandra,
um fora daqueles é difícil, mas o nosso Darcy não é para fracos e aguentou firme!
Acho o Colin Firth masi alegre… ate concordo que a atução de Matthew mostre Darcy um pouco tristonho…
mas para mim ele é o melhor Mr. Darcy de todos os tempos!
Nanda,
estou tentando achar o mais alegre, ou que mais nos fez rir com sua atuação
Tom Hanks! Realmente ele esta uma graça em mensagem para você.
Cleide,
o Tom começou a me fazer rir desde o filme Big, que acredito que aqui se chamava Eu quero ser grande.
Mark Darcy é o Mr. Darcy mais divertido IMHO.
Eu só assisti as versões de 1995, 2005 e BJ, mas o assunto esta tão divertido que quis participar. Considero que Colin como Mr.Darcy foi mais alegre que Matthew.
Adoraria ver as outras versões!!!
Pâmela,
não importa quantas vocês viu, a idéia do post é essa mesmo conversar e trocar opiniões.
O Tom sempre é uma graça! (:
Ester,
Tom mesmo em papeis sérios tem um toque de graça!
Dentro das opções, acho que o mais cômico é mesmo o personagem de Tom Hanks em Mensagem pra você (que eu nem consideraria um sr. Darcy, a história é muito levemente baseada em O&P, mas enfim).
Elaine,
de fato Mensagem é levemente inspirada e nem tem o nome dos personagens do romance. Mas dentre os outros Darcy, algum lhe fez rir?
Eu acredito que o mais divertido foi o Tom. O que me fez ri é dificil, pois, sempre que Lizze abria a boca e o desafiava, é hilário, até lendo o livro dá para imaginar Darcy com a maior poker face. E o Elliot fez um Darcy tão sério, o que me fez ri mais ainda, na verdade em toda a série todos os personagens estão exagerados. Acho que é isso.
Mônica,
ao fim e ao cabo você riu com todos eles, isso é muito bom!
Oi Raquel, sempre entro aqui mas nunca comento, mas hoje não resisti, mas quem resiste a Mr. Darcy? Acho o mais divertido do Colin Firth, sempre perguntando sobre o estado de saúde dos familiares de Eliza, mas o Mr.Darcy do meu coração é o M.M. Bj, o seu blog é a “hora boa” do meu dia.
Eliane,
muito obrigada e seja bem-vinda! Você lembrou muito bem, é muito engraçado ele perguntando mais de uma vez pelos pais de Lizzy, e completamente sem jeito!
Tom Hanks (Mensagem para você).
Embora eu seja apaixonada pelo Colin!
Bjos!
Nossa,só agora me toquei que o Tom Hanks era uma versão do Darcy… Já assisti tantas vezes e nunca tinha reparado, acho que ele é tão hilário que fica difícil imaginar um Darcy como o do Colin Firth *.*
Morgana,
ele não é exatamente um Mr. Darcy, mas tem alguns detalhes do personagem, sim!
Não poderei fazer uma análise de cada Darcy porque só assisti o filme de 2005 :/
Não acho que o Matthew estava tristinho no filme…penso que o Darcy tinha essa personalidade mais calma ao ponto de ser retraído e o MM fez bem esse pepel. Achei uma boa atuação, fora que não consegui me desviar daqueles grandes e lindos olhos azuis <3 😀
Raquel, eu acho que o Mr. Darcy do Laurence Olivier tem uma certa comicidade. Já os outros estão mais de acordo com o tom dado no romance, já que o personagem não é engraçado assim no livro.
Elaine,
o personagem no romance de fato não é dado a gracinhas, a não ser que possamos rir dele como Elizabeth o faz. A minha perguntas é mais sobre as encenações dos artistas.
PS: Se bem que no meu caso o Mr. Darcy do romance me faz gargalhar com seu humor. Me apaixonei por ele no momento em que ele disse que qualquer selvagem pode dançar!
Assisti apenas às versões de 1995 e de 2005, mas entre as duas escolheria Colin Firth!
Marcela,
concordo que Colin entre os dois foi o mais divertido.
O texto e a direção influem diretamente sobre a performance de um ator, portanto, a pegada mais ou menos leve independe dele. Considero a performance de Matthew a melhor, já que se aproxima mais do Darcy de Jane. Pessoalmente acho Mr. Firth bem chatinho e Mr. Olivier muito Hamlet.
Raul,
não resta dúvida que a direção, e às vezes a própria decisão do ator de como desempenhará o papel fazem a diferença. Mas o caso aqui é nossa opinião sobre o qual achamos o mais divertido. Não saberia dizer sobre o Hamlet do Olivier pois nunca assisti por completo.
Difícil dizer, porque o personagem em si é muito fechadão. O Mr. Darcy de “Lost in Austen” também vale?
AMANDA PRICE: And you’re smiling.
MR. DARCY: No, no. I only smile in private… when nobody is looking.
Aline,
bem lembrado e também muito engraçado!
Para mim, sempre será Matthew Macfadyen. Ele não precisa ser exatamente engraçado, quero dizer, sua timidez e todo o seu cuidado e amor para com a sua irmã – principalmente por Elizabeth, me faz sorrir (de alegria). Ele pode ter um semblante muito sério, mas, ao mesmo tempo, é extremamente doce. É assim que vejo o Mr. Darcy descrito pela Jane Austen. Ele é o melhor Mr. Darcy de todos os tempos/filmes/séries etc! Sem mais.
A propósito, eu achei o título deste post muito engraçado! KKKKKKKKKK
Emily,
obrigada!
🙂