web analytics

Falei e corri para me esconder!

Encontrei esta foto de Matthew Macfadyen, nosso Mr. Darcy 2005, em vários lugares mas sem crédito para o fotógrafo (se alguém souber, por favor me avise) e resolvi aproveitar para mais uma enquete. Desta vez será sobre a atuação dos atores que fizeram o papel de Mr. Darcy nos filmes, minisséries e outra adaptações de Orgulho e preconceito.

Eu, por exemplo, achei David Rintoul e Mattew Macfadyen muito taciturnos nas suas atuações e ainda não me decidi qual, ou quais outros atores foram mais divertidos ou tornaram o personagem mais alegre e leve. Fiz então uma lista (abaixo da foto) como guia para para pensarmos no assunto e se vocês quiserem sugerir algum outro Darcy fiquem à vontade!

Iniciando a conversa proponho a seguinte pergunta para vocês:

De todas as versões e adaptações de Orgulho e preconceito que vocês viram, quais ou qual Mr. Darcy vocês acharam mais divertido, alegre e leve?

 

Views: 198

Artigos recomendados

53 comentários

    1. Livia,

      no estilo palhaço total o Tom Hanks é o mais indicado.

    1. Valéria,

      talvez por não gostar muito da série acho o Cowan meio-apagado. Aliás preciso revê-la, quem sabe depois de um tempo possa achar qualidades na série…

  1. Raquel,

    eu já conhecia essa foto, mas tb não sei foi o autor da imagem. Nosso MM é muito versátil 😉
    Bom, eu não vi todas as versões, mas vou comentar os q eu vi.
    Laurence Olivier foi, entre todos, o mais arrogante e vaidoso, mas acho q era uma característica do ator, pq dos filmes dele q já vi ele parecia sempre igual, frequentemente (muito!) vaidoso e orgulhoso.
    Adoro o Colin Firth tanto na série quanto no filme, e em ambos acho q ele conseguiu ser tanto orgulhoso quanto divertido, mesmo q com o humor britânico (que é meio dúbio, rs).
    O Tom Hanks é por si só um ator muito carismático, eu diria q de todos o menos orgulhoso/arrogante.
    MM não se encaixa em nada disso, na minha opinião ele fez o Mr.Darcy mais sensível de todos, o mais interessado em realmente compreender o outro, pra mim ele foi o menos orgulhoso, a postura dele era sim por estar na posição que estava, mas não exatamente orgulho, era mais como se ele não pudesse evitar ser quem era, já que era o seu legado, enfim, não preciso comentar que, apesar de não tão fiel ao livro, é o meu preferido, o mais humano.
    Massss, sou suspeitíssima pra opinar, como você já está cansada de saber, rs
    Bjs e adorei a ideia das enquetes e debates, rs

    1. Gisele,

      você eu sei que é “suspeita”! Que bom que você gostou das enquetes. Laurence realmente é orgulhoso mas o acho engraçado.

  2. Não vou comentar sobre figurinos, épocas e coisa assim, vou comentar sobre os Darcy’s!!

    Eu amei O&P 1940.. Um Darcy mimado e precisando ser educado, Lady Cath sendo sábia e cúmplice hahahaha… E é o Lawrence , meu eterno amor..

    O&P 1980: Muito “esquisito”, meio canastrão (vou apanhar) pro meu gosto, e também não fui fã da atuação desse Darcy, embora tenha amado essa Lizzie.

    O&P 1995: Sem comentários, Collindo no auge da sua Perfeição.Nosso eterno Arrogante Adorável/ Imperfeito Perfeito. Cosmtumo chama-lo de “Meu Malvado Favorito” hahaha.

    O&P 2005: Taciturno, é ele foi. Mas a mensagem que o Darcy do Matthew me passou foi de timidez e insegurança pra se entregar ao amor de Elizabeth. Ela fugia dos padrões de mocinhas que ele conhecia, acho que isso o assustou muito mais do que pelo fato dela ser pobre. Nessa versão ele mostra-se atraído por ela desde o primeiro olha, e fala aquele monte de besteiras para reprimir os sentimentos. Ela também foi afetada por ele, e qdo o ouve o que ele fala ela fica decepcionada e magoada.

    Tom Hanks: O Darcy versão moderna mais fofo do mundo !! Ele não a repudia como pessoa, apenas como concorrente. Qdo descobre que concorrência e amor estão em uma só pessoa, ele corre atrás do prejuízo.

    O Diário de BJ: Eu amo BJ como comédia, mas me recuso a ver a Lizzie na BJ, era como se nossa apimentadinha perdesse o cérebro. Mark Darcy é Mr.Darcy sem tirar nem por.

    Noiva e Preconceito: Um bom filme no estilo “Musical Bolywood”, senti falta do beijo..hahaha

    Elliot Cowan Lost in Austen: Embora seja uma comédia/sátira, achei esse Darcy pra lá de “duro e machista”. Ok ok padrões da época, mas ele se mostrou muito sério todo o tempo, mas se a proposta era esta ele cumpriu bem o seu papel.

    Falei muito não é… relevem relevem…

    1. Andreia,

      que nada! adorei seu comentário e saber que você também é fã da Elizabeth de 1980. Também amo a versão 1940.

  3. Raquel, acho que para um Darcy o mais “lighthearted”, mais descontraído, foi o do Olivier. Não sei o porquê, mas sempre acho que ele fez um personagem que se levava tão a sério que chegava a ser cômico. Além disso, ele era o mais “solto” de todos.

  4. Acredito que Colin em 1995 foi mais fiel em sua atuação ao Mr Darcy do livro.

    Acho Matthew um Mr Darcy bem mais leve, divertido e até mais amoroso. Acho que a transformação pela qual ele passa no filme é bem maior e mais romântica.

  5. Tom Hanks é o mais levinho. Não assisti às versões de 1940 nem 1980 e morro por isso…

    1. Juliana,

      a versão 1940 tem à venda com legendas em português e vale pois é mais perfeita comédia. Já a de 1980, Mr. Darcy é esquisito mas a Lizzy é uma graça.

  6. Eu não vou entrar em detalhe sobre Mr. Darcy, pois seria injusto por eu ser apaixonada pelo Matthew, rsrsrs. Vou apenas responder a pergunta, o mais leve e mais discontraido concerteza foi Tom Hanks, eu assisti este filme, mensagem para vc, este ano e me perguntei como fui tola que não tinha visto este filme antes? O blog ta massa, parabéns!

    1. Mônica,

      Mensagem para você é uma graça, de vez em quando assisto!

  7. Ah tá…entendi! É em escala de diversão! Ok! Vou falar dos Darcys que eu vi certo?!

    * sei que não entra em pauta, mas independente da versão ou adaptação,Matthew é o Darcy do meu coração! Viram?! Até rimou rsrrs!

    1ª posição: Colin Firth (Mark Darcy – O diário de Bridjet Jones) – Viu só Raquel!Não precisa “me bater” agora nas próximas posições rs! Esse filme é divertido aos montes, impossivel não se encantar com aquele trio extremamente talentoso e hilário!

    2ªposição: Matthew Macfadyen (Mr. Darcy – O&P.2005)- A última crítica que ouvi do Darcy de MM foi “ele estava muito retraído”, e sim estava, mas por escolha do próprio Matthew, que decidiu fazer um Darcy mais inseguro. E é daí que saem parte dos meus risos, até hj uso o apelido de “cara de dor-de-barriga” para esse Darcy, ainda mais quando Lizzie dá suas “rasteiras verbais” nele!

    3ª posição: Elliot Cowan (Mr.Darcy – Lost in Austen)- A série em si é engraçada, e sim, Elliot teve sua cota de risos meus,especialmente acudindo um Mr. Bingley bêbado rá! Quem imaginaria isso em O&P!

    4ª posição: Colin Firth (Mr.Darcy – O&P.1995)- Bem… definitivamente ele foi o único motivo de eu continuar assistindo essa série! Não me desce de jeito nenhum, a única vantagem é a fidelidade à obra, mas tirando o Colin…é só isso! Me espantei ao ver Colin daquele jeito, ainda mais depois de tê-lo apreciado em “Bridjet Jones”! Acho que o clima paradão da série o contaminou, porque de engraçado ali não tinha nada, nem os escândalos de Mrs. Bennet, até hj sinto vontade de torcer o pescoço daquela versão dessa personagem, só de lembrar dos gritos! Valeu pela carga dramática do Colin e de como ele ressaltou a arrogância do Darcy, ao menos isso…!

    1. Marina,

      gostei da cara de dor-de-barriga! Sabe que não lembro muito bem do Mark Darcy… hora de rever!

  8. A questão nos filmes é transformar alguem aos nossos olhos em curto tempo, diferente do livro que pode faze-lo bem melhor, não assisti a todos os filmes listados,só alguns, mas não abro mão do Darcy tímido e doce do Mathew de 2005 que por si só ja é uma graça e olha que depois de um fora não é muito fácil manter a ompostura rsrs

    1. Sandra,

      um fora daqueles é difícil, mas o nosso Darcy não é para fracos e aguentou firme!

  9. Acho o Colin Firth masi alegre… ate concordo que a atução de Matthew mostre Darcy um pouco tristonho…
    mas para mim ele é o melhor Mr. Darcy de todos os tempos!

    1. Nanda,

      estou tentando achar o mais alegre, ou que mais nos fez rir com sua atuação

    1. Cleide,

      o Tom começou a me fazer rir desde o filme Big, que acredito que aqui se chamava Eu quero ser grande.

  10. Eu só assisti as versões de 1995, 2005 e BJ, mas o assunto esta tão divertido que quis participar. Considero que Colin como Mr.Darcy foi mais alegre que Matthew.
    Adoraria ver as outras versões!!!

    1. Pâmela,

      não importa quantas vocês viu, a idéia do post é essa mesmo conversar e trocar opiniões.

  11. Dentro das opções, acho que o mais cômico é mesmo o personagem de Tom Hanks em Mensagem pra você (que eu nem consideraria um sr. Darcy, a história é muito levemente baseada em O&P, mas enfim).

    1. Elaine,

      de fato Mensagem é levemente inspirada e nem tem o nome dos personagens do romance. Mas dentre os outros Darcy, algum lhe fez rir?

  12. Eu acredito que o mais divertido foi o Tom. O que me fez ri é dificil, pois, sempre que Lizze abria a boca e o desafiava, é hilário, até lendo o livro dá para imaginar Darcy com a maior poker face. E o Elliot fez um Darcy tão sério, o que me fez ri mais ainda, na verdade em toda a série todos os personagens estão exagerados. Acho que é isso.

    1. Mônica,

      ao fim e ao cabo você riu com todos eles, isso é muito bom!

  13. Oi Raquel, sempre entro aqui mas nunca comento, mas hoje não resisti, mas quem resiste a Mr. Darcy? Acho o mais divertido do Colin Firth, sempre perguntando sobre o estado de saúde dos familiares de Eliza, mas o Mr.Darcy do meu coração é o M.M. Bj, o seu blog é a “hora boa” do meu dia.

    1. Eliane,

      muito obrigada e seja bem-vinda! Você lembrou muito bem, é muito engraçado ele perguntando mais de uma vez pelos pais de Lizzy, e completamente sem jeito!

  14. Tom Hanks (Mensagem para você).

    Embora eu seja apaixonada pelo Colin!

    Bjos!

  15. Nossa,só agora me toquei que o Tom Hanks era uma versão do Darcy… Já assisti tantas vezes e nunca tinha reparado, acho que ele é tão hilário que fica difícil imaginar um Darcy como o do Colin Firth *.*

    1. Morgana,

      ele não é exatamente um Mr. Darcy, mas tem alguns detalhes do personagem, sim!

  16. Não poderei fazer uma análise de cada Darcy porque só assisti o filme de 2005 :/
    Não acho que o Matthew estava tristinho no filme…penso que o Darcy tinha essa personalidade mais calma ao ponto de ser retraído e o MM fez bem esse pepel. Achei uma boa atuação, fora que não consegui me desviar daqueles grandes e lindos olhos azuis <3 😀

  17. Raquel, eu acho que o Mr. Darcy do Laurence Olivier tem uma certa comicidade. Já os outros estão mais de acordo com o tom dado no romance, já que o personagem não é engraçado assim no livro.

    1. Elaine,

      o personagem no romance de fato não é dado a gracinhas, a não ser que possamos rir dele como Elizabeth o faz. A minha perguntas é mais sobre as encenações dos artistas.

      PS: Se bem que no meu caso o Mr. Darcy do romance me faz gargalhar com seu humor. Me apaixonei por ele no momento em que ele disse que qualquer selvagem pode dançar!

  18. Assisti apenas às versões de 1995 e de 2005, mas entre as duas escolheria Colin Firth!

    1. Marcela,

      concordo que Colin entre os dois foi o mais divertido.

  19. O texto e a direção influem diretamente sobre a performance de um ator, portanto, a pegada mais ou menos leve independe dele. Considero a performance de Matthew a melhor, já que se aproxima mais do Darcy de Jane. Pessoalmente acho Mr. Firth bem chatinho e Mr. Olivier muito Hamlet.

    1. Raul,

      não resta dúvida que a direção, e às vezes a própria decisão do ator de como desempenhará o papel fazem a diferença. Mas o caso aqui é nossa opinião sobre o qual achamos o mais divertido. Não saberia dizer sobre o Hamlet do Olivier pois nunca assisti por completo.

  20. Difícil dizer, porque o personagem em si é muito fechadão. O Mr. Darcy de “Lost in Austen” também vale?

    AMANDA PRICE: And you’re smiling.
    MR. DARCY: No, no. I only smile in private… when nobody is looking.

  21. Para mim, sempre será Matthew Macfadyen. Ele não precisa ser exatamente engraçado, quero dizer, sua timidez e todo o seu cuidado e amor para com a sua irmã – principalmente por Elizabeth, me faz sorrir (de alegria). Ele pode ter um semblante muito sério, mas, ao mesmo tempo, é extremamente doce. É assim que vejo o Mr. Darcy descrito pela Jane Austen. Ele é o melhor Mr. Darcy de todos os tempos/filmes/séries etc! Sem mais.

  22. A propósito, eu achei o título deste post muito engraçado! KKKKKKKKKK

Comentários estão encerrado.