A editora Nova Fronteira publicou Jane Austen este ano duas vezes como vocês já leram aqui no blog: sobre as Novelas inacabadas: Os Watsons e Sanditon e a edição comemorativa ilustrada de Razão e sentimento e por último sobre as capas de nova caixa com três romances de Austen, sobre a qual darei mais detalhes neste post.
Ontem recebi o última caixa, ou box como queiram chamar, com os três romances completos de Jane Austen que fazem parte do acervo de traduções da editora: Orgulho e preconceito na tradução de Lúcio Cardoso e Razão e sentimento e Emma, ambos traduções de Ivo Barroso.
Vamos aos detalhes pois o capricho da editora é um dos destaques desta nova caixa em papelão duro e muito bem acabado. As ilustrações das capas e das folhas opostas aos frontispícios são de Rafael Nobre. E creio que as guardas, que ilustram as lombadas e estão belíssimas, sejam dele também.
Projeto gráfico de miolo e diagramação são detalhes que mais prezo nos livros e o da Filigrana está discreto e elegante. Não adianta belas imagens se o miolo for algo difícil para os olhos.
As textos adicionais em Razão e sentimento são: “Ironias e tramas de uma artistas da palavra” de Leonardo Fróes, “O suposto formato epistolar de Razão e sentimento” de D. W. Harding e “Devotos sem pregações” de Raquel Sallaberry Brião, essa que vos fala.
Emma tem somente uma nota biográfica da autora, como em todos os outros. Orgulho e preconceito traz a “Nota do Tradutor”que tem sido publicada desde a sua primeira edição em 1940.
A caixa está na pré-venda com previsão de entrega para 26 de junho. Está com ótimo preço na Amazon e em também na Saraiva e na Livraria da Folha.
Os livros não são ilustrados. As únicas imagens do miolo são as das folhas opostas ao frontispícios, que são as mesmas das capas. Imagem abaixo .
Views: 2949
Belíssimas! As edições têm o capricho que uma escritora como Jane merece. Eu já li seus livros várias vezes e a cada vez que leio novamente, algo de que eu não havia me dado conta chama minha atenção. Eu faço Ciências Sociais e, desde então, faço a leitura das obras com um olhar diferenciado do que fazia antes e fico cada vez mais encantada com a genialidade dessa escritora. Parabéns à editora Nova fronteira e a você Raquel, por “Devotos sem pregações”.
Abraços.
Dandara,
acho que não cansaremos nunca de ler Austen. Obrigada, foi um prazer escrever esse texto para a Nova Fronteira.
Oi Raquel <3
Menina, não gostei tanto da lombada desses livros =(
Como folha de guarda até achei OK, mas a relação da lombada com a capa não me atraiu. Fã de Jane Austen é assim, neh? Se importa tanto com a capa pq sabe que o conteúdo já é maravilhoso hahaha
Peguei birra, mas sei que vou comprar mesmo assim.
Olá João, há quanto tempo não conversamos!
Pois é somos mesmo uns implicantes. Eu gostei muito e não entendi o que exatamente você não gostou a cor, os arabescos, a forma como foi colocado os títulos… Diga lá!
beijocas
Olá Raquel,
Você saberia informar se a editora pretende lançar os outros livros da autora?
Pedro,
fiz um post para que os leitores do blog pedissem para a Nova Fronteira publicar os outros três livros mas até o momento não tenho resposta. Publicar traduções que não pertencem à editora envolve negociações e isso nem sempre é fácil ou rápido. Se você quiser poder assinar também o pedido, está aqui: Um pedido para a Nova Fronteira
um abraço,