Para fãs e colecionadores de Jane Austen, que também apreciam Mozart, o livro Jane Austen e Mozart: Classical Equilibrium in Fiction and Music certamente é um achado.
Segundo a descrição do livro no eBay Virgínia Wolf já havia percebido afinidades entre a arte de Jane Austen e a de Mozart, mas foi somente em 1983 que Robert K. Wallace comparou de forma detalhada o estilo artístico e trabalhos individuais da escritora e do compositor. As comparações foram entre¹:
- Orgulho e preconceito e Piano Concerto nº 9
- Emma e Piano Concerto nº 25
- Persuasão e Piano Concerto nº 27
A primeira página do capítulo quatro para quem entende de música e certamente apreciará o livro para além da curiosidade e da necessidade de colecionar tudo que se refere à autora.
Fonte
¹ JSTOR
Views: 153
Sou amante e curiosa da música e adoro Mozart, pra mim é a biografia mais impressionante que já vi até hoje (recomendo àqueles que nunca assistiram Amadeus) e recomendo ouví-lo no trabalho, durante a leitura e principalmente as sonatas nas últimas horas do dia.
Gosto desse intercâmbio entre as artes, aprendi que nenhuma delas andam sozinhas e devem servir de inspiração entre si. Esse tipo de relação já ficou bastante popular relacionando discos do Pink Floyd com filmes. Certa vez fui a um concerto de uma obra composta à época da série do Senhor dos Anéis inspirada no livro.
Aproveito para apresentar um link com essa obra de Mozart citada aqui relacionada ao Orgulho e Preconceito.
1° movimento: http://grooveshark.com/s/Piano+In+E+Flat+Major+K+271+Allegro/hgpPw?src=5
2° movimento: http://grooveshark.com/s/Piano+In+E+Flat+Major+K+271+Andantino/hgpR8?src=5
3° movimento: http://grooveshark.com/s/Piano+In+E+Flat+Major+K+271+Rondo+Presto+Menuetto+Cantabile+Presto/mfFjV?src=5
E deixo um convite à observação na relação que essa última peça tem com a trilha da abertura da série de 95.
http://grooveshark.com/s/Pride+And+Prejudice+Opening+Titles/9IOmu?src=5
Alice,
Obrigada pelos links! adorei!