web analytics

Comprei esta edição da Oxford University Press com Northanger Abbey, Lady Susan, The Watsons e Sanditon há bastante tempo e acabei esquecendo de publicar este post sobre a cronologia dos livros de Jane Austen. Escrevo agora (nada como uma arrumação interna no blog…) e colocando algumas dúvidas que tenho sobre as publicações.

Um livro que sempre me intrigou foi Lady Susan, por dois motivos: primeiro, o livro parece muito maduro para ter sido escrito quando Jane era tão jovem, e segundo, independente da data da escritura, nunca ter sido publicado em vida e normalmente não constar como obra completa da autora.

Ao ler esta cronologia descobri que não há uma certeza sobre quando foi escrito. B. C. Southam e R. W. Chapman, ambos estudiosos em Oxford,  discordam sobre data da escrita de Lady Susan.

E finalmente discrepâncias nas data de publicação de Northanger Abbey e Persuasion, em um único volume, sobre os quais escrevi um post, “Primeiras edições de Jane Austen” e onde podemos ver o frontispício da edição onde está impresso “1818”. Nesta cronologia da Oxford consta como dezembro de 1817, como uma interrogação. O mesmo ocorre com Emma. Na cronologia da Oxford em dezembro de 1815, mas no fronstispício está  impresso “1816”.

Espero que com mais leituras eu consiga entender melhor o assunto. Já tomei a primeira providência: acabei de comprar Jane Austen: Facts and Problems de R. W. Chapman. Alguém me bata, por favor?

Cronologia
(baseada na minha edição de Northanger Abbey, Lady Susan, The Watsons and Sanditon)

1795 | Escritos Elinor e Marianne e, segundo Brian C. Southam, Lady Susan.

1796 | Início de First Impressions, em outubro. O livro foi terminado em agosto 1797.

1797 | Início de Sense and Sensibility em novembro. Neste ano First Impressions foi oferecido, sem sucesso, ao editor Cadell.

1798/9 | Foi escrito Susan e vendido para Crosby & Co em 1803, que nunca o publicou. Mais tarde foi renomeado como Northanger Abbey.

1805 | Foi escrito The Watsons, que ficou inacabado e, segundo Robert William Chapman, Lady Susan.

1811 | Início de Mansfield Park em fevereiro. Sense and Sensibility foi publicado em novembro.

1812 | Pride and Prejudice foi vendido para o editor Thomas Egerton em novembro.

1813 | Pride and Prejudice foi publicado em janeiro. Em novembro foi lançada a segunda edição de Pride and Prejudice e também de Sense and Sensibility.

1814 | Emma foi iniciado em 21 de janeiro e terminado em 29 de março de 1815. Mansfield Park foi publicado em maio por Thomas Egerton.

1815 | Persuasion iniciado no verão deste ano (?) e terminado em agosto de 1816. Emma foi publicado em dezembro por John Murray. Raison et Sensibilité, tradução livre de Isabelle  Montolieu, foi publicado na França e reimpresso em 1828.

1816 | Publicada a segunda edição de Mansfield Park. As traduções Le Parc de Mansfield e La Nouvelle Emma foram publicadas em Paris.

1817 | O fragmento de Sanditon foi escrito entre janeiro e março. Jane Austen faleceu no dia 17 de julho. Northanger Abbey e Persuasion foram publicados em dezembro (?) por John Murray.

Esta cronologia acrescida de todos os outros escritos de Jane Austen será publicada em breve na Biblioteca Jane Austen.

Visits: 8787

Artigos recomendados

6 comentários

  1. Raquel, parabéns pelo trabalho!
    Que alegria encontrar um blog tão primoroso, feito com tanto carinho e em PORTUGUÊS!!!
    Realmente digno de Jane Austen, essa autora que nos proporciona tanto prazer.
    Já está nos meus favoritos, com todas as honras.
    Obrigada e um grande abraço!

    Silvia

  2. Raquel, eu também me deparei com o mesmo problema em um post que fiz sobre Emma e quis colocar uma certa cronologia dos seis principais romances, a título de relativizar o romance dentro da obra. Fiquei meio perdida, pq vi em alguns casos a publicação de Persuasion e Northanger Abbey em dezembro e em outros em janeiro. Como era só um detalhe no meu post, eu passei batido, mas fiquei com a pulga atrás da orelha. Fiquei cogitando se isso teria a ver com o processo (lento) editorial da época. Ou seja: os livros foram preparados para serem publicados em dezembro, porém algo ocorreu que causou um atraso, enfim…ficaria feliz se você descobrir a razão dessa discrepância. Se, por outro lado, eu achar algo, não esquecerei de te enviar.

    1. Marcia,

      já tenho mais algumas informações sobre essas datas mas verificar antes de publicar, ainda estou achando muito confuso. E por favor, se conseguir algum dado, eu apreciaria muito! Obrigada.

  3. “Alguém me bata, por favor?”

    bata palmas, né, porque a relação que você tem com a Jane ultrapassa a vida – de ambas.
    é lindo de ver.
    parabéns!

Comentários estão encerrado.