Hoje por acaso, por acaso mesmo pois tenho navegado pela internet feito zumbi, achei este artigo no The Guardian: Would you have your ashes scattered in Jane Austen’s garden? (Você [gostaria de] ter suas cinzas espalhadas no jardim [da casa] de Jane Austen?)
Achei esquisitíssimo alguém querer suas cinzas espalhadas nos jardins de Chawton, mas o artigo de Charlotte Higgins, conta que a diretora da coleção do museu Jane´s Austen House, Louise West, escreveu para explicando para a Jane Austen Society o que segue:
“While we understand many admirers of Jane Austen would love to have ashes laid here, it is something we do not allow. It is distressing for visitors to see mounds of human ash, particularly so for our gardener. Also, it is of no benefit to the garden!”
Embora entendamos que muitos admiradores de Jane Austen adorariam ter suas cinzas espalhadas aqui, é algo que não permitimos. Isto é penoso para os visitantes, ver montículos de cinzas humanas, e particularmente para nosso jardineiro. Além disso, não é benéfico para o jardim. (trad. minha)
Adorável humor inglês! O que não se pode dizer do restante do artigo de Miss (or Mrs.) Higgins, que pretendo comentar futuramente.
ATUALIZAÇÃO: Segundo o jornal Mail Online, o pessoal do museu começou achar montinhos de cinzas humanas que os parentes deixavam disfarçadamente no jardim como homenagem a seus mortos! Leiam aqui a reportagem.
Views: 131
Raquel,
Não sei se gostaria das minhas cinzas no jardim de Austen mas eu gostaria que fosse em um lugar bem bonito e que me lembra-se um filme… quem sabe Orgulho e Preconceito… então eu escolheria o lugar da discurssão de Darcy e Lizzi, na ruina mas não poderia estar chovendo né? apesar que a chuva deu todo um clima a cena….
bjs
Bem, eu já me sentiria um peso morto de corpo presente, mas as cinzas também podem virar um transtorno em qualquer parte do mundo. Mas a Ana Paula me deu uma idéia: posso escolher um lugar onde EU tenha sido parte atuante numa discussão. E das brabas.
Decerto também não devem deixar acampar no jardim da Jane… droga! o que farei então nas minhas próximas férias!?
Ana Paula,
as minhas cinzas joguem no mar para ver se chegam até na Irlanda!
Letícia,
até pareces uma criatura que conheço… será a convivência?
Gizelli,
acampar? de forma alguma! o jardineiro teria um ataque de nervos.
Apesar de minha profunda admiração por Miss Jane Austen, não sei se gostaria de ter minhas cinzas espalhadas em seu jardim…
Se ela estivesse viva com certeza não se agradaria com semelhante excentricidade. Cada um que jogue as cinzas em seu próprio jardim.
(Eu particularmente gostaria que as minhas fossem espalhadas por todos os cantos do mundo. Claro, se isso não fizesse tanta sujeira e não fosse proibido)
Camila,
acho que Jane não gostaria nem um pouco.
Tanta cinza assim faz mal às plantas!
Queria que minhas cinzas fossem jogadas no mar de Bath…