web analytics

Todos sabemos que a senhora Bennet aposta todas suas “fichas casamenteiras” na filha mais velha e também a mais bonita das cinco irmãs Bennet.

Mas no cinema nem todos os espectadores estão de acordo sobre a beleza de Miss Bennet, ou mais precisamente, sobre a beleza das atrizes que representaram Jane Bennet.

Sobre uma delas, Suzannah Harker (Orgulho e preconceito, 1995) já li várias críticas a respeito de sua “falta” de beleza para o papel.

Hoje a Fernanda Huguenin, leitora atenta do blog, lembra nos comentários do post abaixo, que Susannah tem a beleza das mulheres da época de Jane Austen como nesta pintura.

Entendo que quem viu primeiro a versão de 2005, com a belíssima Rosamund Pike, ache estranha a escolha de 1995, mas Susannah Harker é muito bonita também!

Talvez tenha sido escolhida erroneamente para o papel, mas vejam a foto abaixo e me digam se ela não é uma bela moça?

Views: 327

Artigos recomendados

31 comentários

  1. Realmente considero esta atriz muito bela, achei a escolha ótima, pois ela é delicada, tem um olhar muito meigo, como imagino a Miss Bennet idealizada pela Jane. abs,

  2. Feia, a atriz de 1995 não é. O problema é que o livro marca muito distintamente como ela é a mais bonita de todas as irmãs, e, honestamente, acho a Jennifer Ehle muito mais bonita que ela na série. No entanto, não vejo isso como um graaaande problema, dá pra relevar facilmente, pois a atriz desenvolveu um bom trabalho como Jane. Agora, no filme de 2005, a Jane foi muito bem escolhida, porque a Rosamund Pike é, sem dúvida, a mais bela atriz de todo o filme.

    1. Elaine,

      Jennifer realmente é, ou pelo menos parece mais bonita do que Susannah na série e acredito que a maioria dos comentários que li sobre Susannah foram de um público que só viu a série depois do filme. Público este de todos os países, diga-se.

      E Rosamund é totalmente culpada de beleza!

  3. Comigo foi um caso de primeiras impressões que depois foram alteradas. Inicialmente também achei que Susannah Harker tinha uma “beleza meio duvidosa”, se é que posso falar assim. Mas ao assistir toda a série, deixei totalmente de lado esta impressão inicial e ela foi se tornando bonita aos meus olhos. Aliás, acho a interpretação dela muito condizente com a Jane do livro.

    1. Júnior,

      eu também assisti primeiro o filme de 2005 e no primeiro momento Susannah também me deixou na dúvida, mas depois das atuações de todos na série, hoje tenho dificuldade é com o filme!

  4. Gente do céu! Eu vi a série antes do filme,claro, era bem jovem quando vi e fiquei apaixonado por ela. Claro, Elizabeth era mais bonita, mas a Graça e a Inocência que a Jane da BBC carregava tornava ela muito mais Jane que qualquer outra. Sacanagam mencionar a Rosamund, ela é o supra da beleza. rs.. Se bem que no padrão magro de beleza que vivemos. Achei todos os atores de O&P de 2005 muito magros. Mas o casal Jane e Charles de 2005 dá vontade de pôr na estante e ficar horas adimirando…heheh
    Por fim, a atriz que fez o papel de Jane Bennet em Lost in Austen ganha o Prêmio Urubu. Muito feia, e logo fazendo par com Tom Mison, o Charles mais lindo e bobo da história ^^

    1. João,

      a série Lost Austen assisti apenas uma vez. O DVD está aqui e tenho que ver novamente mas vou sempre adiando.

  5. Bem, continuo achando Jane Bennet da versão de 95 feia, porque realmente ela estava assim. Se pensarmos em cabelo e maquiagem desta versão, sim, a Jane Bennet de 95 apareceu feia, uma coisa estranha p/toda a enxurrada de elogios que recebe em O&P. Até mesmo a foto de divulgação da atriz como Jane Bannet está diferente, mais produzida, e claro, esta outra foto mais recente, também tem mais produção. Mas em se tratando de Jane Bennet…não achei não.

  6. Não acho a Susannah feia, ela tem uma beleza suave e um olhar doce, que faz lembrar a Jane, ela conseguiu interpretar muito bem, o problema é que comparada a Jennifer, ela fica em 2º lugar rs. E também, o conceito de beleza muda com os anos, antigamente a Susannah poderia ser considerada a beleza em pessoa, mas como a série foi lançada em tempos atuais, que valoriza outro estilo de estética, pode ter caudado decepções aos que esperavam outra coisa,rs.

  7. Pois é, realmente quando lemos o livro, cada um faz uma idéia de Jane ou de Elizabeth. Rosamund Pike é muito bonita, mas pra falar a verdade não achei a interpretação tão boa quanto a de Susannah Harker que mostrou mais o caráter meigo e delicado que Jane Austen nos passa, sem contar que a mulher delicada naquela época era considerada como tendo um “dote” a mais de beleza. O fato é que o livro nos fala que Jane era muito bonita e a mais bonita das cinco!

    1. Patrícia,

      vou prestar atenção na atuação da próxima vez que assistir OP 2005.

  8. Suzannah tem um jeitinho meigo e agradável, mas que funcionaria melhor como Fanny Price do que Jane Bennet. Ao ler o livro, além de eu imaginar uma Jane cuja beleza é extraordinária, a imagino como alguém centrada, responsável e que se impõe como a irmã mais velha. Na série Elizbeth age sempre como mais madura, enquanto Jane é só meiga, já no filme, apesar de Jane sempre ver as pessoas pelo melhor ponto de vista, ela não deixa de marcar presença, de tomar a responsabilidade de reprimir as mais novas. Jane não julga como Lizzy, mas isso não quer dizer que ela é menos forte que a irmã, ela apenas segue com mais rigidez o comportamento adequado para uma dama da época, ela é o padrão do que uma moça deveria ser aos olhos da sociedade.

    1. Meiri,

      acredito que Jane mesmo sendo a irmã mais velha se deixa levar por Elizabeth que tem uma opinião mais forte, nunca deixando de lado sua bondade, é claro!

  9. Acho que no caso da série, houve mais tempo de filmagem para que os personagens fossem explorados em todas as suas características, coisa que no filme não deu p/ser feito. Suzannah pôde explorar bem sua Jane Bennet, além da série ser mais fiel ao livro. Não achei que Rosamund deveu em atuação, mas acredito que, como falei, não houve tanto espaço no filme para ressaltar Jane e eu concordo com o que a Raquel falou: mesmo meiga e maternal, Jane se influenciava muito por Lizzy, é como uma versão madura da Kitty, que se deixava levar pela Lídia, à propósito, a maior discórdia entre irmãs é Lizzy X Lídia, a preferida do pai, contra a preferida da mãe e que curiosamente casaram-se com dois homens em pé de guerra um com o outro. Vejo que é a oposição entre bom senso + bom coração com falta de senso + falta de caráter. Que coisa não? ^^

  10. Sinceramente, Raquel, quando eu a vi no primeiro episódio pensei realmente “ela não é mais bonita que a Elizabeth”, mas ao longo dos episódios fui percebendo que ela tem uma beleza mais delicada e mais ligada à beleza da época, como bem disse a Fernanda Huguenin.

  11. Antes de ler o comentário do João Sampario nunca havia reparado muito no Tom Mison, mas não é que jogando o rapaz no goole WOW, realmente difícil de escolher quem é mais bonito, ele ou Simmon Woods. Eu não achei a atriz muito bonita quando vi a série não, assim como também não achei a Jennifer Ehle, somente depois quando vi fotos e outros filmes, por exemplo a Jennifer nessa série A gifted man é que percebi que ela é bonita, acho que a maquiagem e cabelo de época não as favorecem muito.

    1. Nique,

      pelo que tenho visto é uma reação comum ao ver a série depois do filme, e parece que o único que não é afetado pela comparação é Colin Firth!

  12. Raquel, é impossível o Colin ser afetado kkkkkk!! Se já o achava lindão agora com sua maturidade cinquentona, quando vi a série me derreti todinha rssrs! Ele é o “comandante” daquele navio rs! Eu acho que pelo fato de Mr. Darcy praticamente ser o personagem masculino mais amado em O&P, os atores acabam que caindo no gosto do público. Colin o interpretou de um jeito, Matthew de outro e ambos foram afortunados por isso.

    1. Marina,

      Mr. Firth por suas boas atuações mantem-se na crista da onda, como diríamos antigamente!

  13. É verdade, Suzannah tem a beleza da época, não acho feia. Pode ser que os cachinhos na franja não tenham ficado muito bem, mas ela é bonita, assim como Rosamund.

  14. Olá, realmente a atriz de 95 não é maravilhosa, porém acredito que mais importante que isso ela tem as expressões muito meigas e delicadas o que a torna perfeita para o papel, assim como Jane a descreve. Vi o comentário sobre a série Lost in Austen, estou com o DVD aqui em casa e realmente assistir apenas uma vez já esta de bom tamanho, porque pra chegar a gostar da série é preciso se dispir de toda paixão que tenho por Jane… o que é impossível!!! Bjs p todos

  15. Na minha opinião, a atriz mais bonita desses seriados da Jane Austen é a que fez EMMA (a atriz Romola Garai). E fora que ela interpretou muuuito bem! Fiquei fã dela!
    Bjos,
    Rebeca

    1. Rebeca,

      Romola é muito bonita de fato mas achei Rosamund Pike, Jane Bennet em Orgulho e preconceito 2005, muito linda também.

  16. Pra mim o que foi impossível de engolir foi
    o Robert Ferrars do filme R&S de 1995, rsrs, fiquei com medo,
    poxa o Robert do livro é visto como um homem galante e bonito,
    que deixava o irmão mais velho na sombra, então colocam aquele
    ‘belo’ rapaz para ser ele no filme?!rs.

    1. Fernanda,

      sabe que esqueci de como é o Robert de 2008… preciso rever. O de 95 não é exatamente bonito mas é ótimo ator.

  17. Bom Raquel, pra mim pecou o fato do Robert de 95 não
    ter um porte mais sedutor, já que essa era umas das
    caracteristicas marcantes do personagem,rs.Tirando isso, não vejo outros defeitos no filme R&S de 1995. ^^

Comentários estão encerrado.