web analytics
Orgulho e preconceito

Uma ilustração de Isabel Bishop

Publico mais uma ilustração de Isabel Bishop feita para Pride and Prejudice (editora Dutton & Co., de 1976)  justamente para mostrar a semelhança com a escultura de Robert Truscott.

A ilustração de Bishop, mostra a cena que acontece na sala de visitas dos Collins em Orgulho e preconceito. Elizabeth se encontra sozinha na sala pois todos os outros ocupantes da casa haviam saído para tomar chá em Rosings. Ela está irritada pois no capítulo anterior ela esteve passeando com o Coronel Fitzwilliam que lhe contou, sem mencionar nomes, como Darcy havia prevenido um amigo de um casamento que não seria dos melhores. Claro está que era o amigo Bingley.

A descrição que se segue é da abertura do capítulo 34, na tradução de Celina Portocarrero, e que nos dá a dimensão dos sentimentos de Elizabeth:

Quando todos sairam, Elizabeth, como se pretendesse se irritar ao máximo possível com o Sr. Darcy, decidiu ocupar o tempo com o exame de todas as cartas que recebera da irmã durante sua estada em Kent.

Logo depois entra Mr. Darcy com sua primeira proposta e daí em diante sabemos que nada poderia dar certo. Como dizem atualmente, deu ruim…

Voltando à escultura: a diferença óbvia é que é Jane Austen, não Elizabeth Bennet, que está escrevendo, não lendo cartas. E o detalhe que gostei muito na obra de Robert Truscott, a reprodução da pequena mesa de Jane. Cliquem na imagem para ver em tamanho maior.

O livro já está na Biblioteca Jane Austen e tem outro post que escrevi sobre esta edição que fala na nota de 10 libras com Jane Austen que também usará essa mesma ilustração, além da tradução de um posfácio encantador.

Elizabeth Bennet por Isabel Bishop
Elizabeth Bennet por Isabel Bishop

 

Facebook Comments Box