web analytics
LIVROS,  MISCELÂNEA

Sheryl Craig: economia e política na Inglaterra de Jane Austen

Em meados de 2015 quando assisti o vídeo da professora Mariana Teixeira Marques, sobre o qual escrevi um post, fiquei pensando em quanto seria bom estudar sobre a história da Inglaterra no período de vida de Jane Austen. Estudar sobre a vida privada e também sobre política e economia. Anotei mentalmente: procurar livros dessa época e comprar. E qual não foi minha surpresa quando descobri no Facebook o livro de Sheryl Craig, Jane Austen and the State of the Nation! Fiz um resumo da sinopse para vocês terem uma ideia do conteúdo:

Na Inglaterra pós-Waterloo, com uma dívida nacional sem precedentes, tem início uma depressão econômica. Bancos vão a falência, e aqui vale lembrar que o banco no qual Henry, o irmão favorito de Jane era sócio, que faliu. Sem contar mais tributação, discussões sobre salários menores entre tantas outras leis. A pobreza começa a se espalhar. E assim percebemos o motivo dos personagens de Austen se preocuparem tanto com dinheiro. A autora também vê em Jane Austen, em termos de política, um viés liberal-conservador.

E também traduzi o sumário do livro que é extremamente interessante,

Cronologia de Jane Austen e introdução sobre economia
1. Juvenilia: uma liberal conservadora
2. Razão e sentimento: reforma da Lei dos Pobres
3. Orgulho e preconceiro: o sistema Speenhamland
4. A Abadia de Northanger: Ato de Restrição
5. Mansfield Park: condição da Inglaterra
6. Emma: a utopia de William Pitt
7. Persuasão: a falência pós Waterloo
8. Sanditon: um romance político

O livro já está está à venda em vários sites mas o preço em nosso câmbio não está amigável. O mais barato que encontrei foi no BookDepositóry: Jane Austen and the State of the Nation. Um adendo: a capa do livro é muito bonita mas é uma foto e certamente não é da época de Jane…

Jane Austen and the State of the Nation

4 Comentários

  • Enzo

    UAU
    Raquel, obrigado por compartilhar!
    Quanto tempo será que leva pra lançarem em paperback? Vou acompanhar.
    bjones

  • Raquel Sallaberry Brião

    Enzo, não sei quais critérios usam para lançamento em paperback…

  • Enzo

    Eu tava olhando alguns livros de História na bookdepository e tem coisa ali que levou dois anos pra ter edição em paperback, então há esperança ainda! Mas eu não faço ideia de como é a política de vendas pra jogar no mercado a edição mais ace$$ível, porém já vi muito livro de literatura ganhar paperback no mesmo ano de lançamento da primeira edição em hardcover…

  • Aline Tavares

    Que interessante!!! Até pensei em fazer alguma coisa no meu TCC, que relaciona-se Jane Austen e Economia, mas não conhecia muito bem a bibliografia na área. Será que tem ebook em um valor amigável? Eu gostaria de ler.