Em meados de 2015 quando assisti o vídeo da professora Mariana Teixeira Marques, sobre o qual escrevi um post, fiquei pensando em quanto seria bom estudar sobre a história da Inglaterra no período de vida de Jane Austen. Estudar sobre a vida privada e também sobre política e economia. Anotei mentalmente: procurar livros dessa época e comprar. E qual não foi minha surpresa quando descobri no Facebook o livro de Sheryl Craig, Jane Austen and the State of the Nation! Fiz um resumo da sinopse para vocês terem uma ideia do conteúdo:

Na Inglaterra pós-Waterloo, com uma dívida nacional sem precedentes, tem início uma depressão econômica. Bancos vão a falência, e aqui vale lembrar que o banco no qual Henry, o irmão favorito de Jane era sócio, que faliu. Sem contar mais tributação, discussões sobre salários menores entre tantas outras leis. A pobreza começa a se espalhar. E assim percebemos o motivo dos personagens de Austen se preocuparem tanto com dinheiro. A autora também vê em Jane Austen, em termos de política, um viés liberal-conservador.

E também traduzi o sumário do livro que é extremamente interessante,

Cronologia de Jane Austen e introdução sobre economia
1. Juvenilia: uma liberal conservadora
2. Razão e sentimento: reforma da Lei dos Pobres
3. Orgulho e preconceiro: o sistema Speenhamland
4. A Abadia de Northanger: Ato de Restrição
5. Mansfield Park: condição da Inglaterra
6. Emma: a utopia de William Pitt
7. Persuasão: a falência pós Waterloo
8. Sanditon: um romance político

O livro já está está à venda em vários sites mas o preço em nosso câmbio não está amigável. O mais barato que encontrei foi no BookDepositóry: Jane Austen and the State of the Nation. Um adendo: a capa do livro é muito bonita mas é uma foto e certamente não é da época de Jane…

Jane Austen and the State of the Nation

Views: 309

Artigos recomendados

4 comentários

  1. Eu tava olhando alguns livros de História na bookdepository e tem coisa ali que levou dois anos pra ter edição em paperback, então há esperança ainda! Mas eu não faço ideia de como é a política de vendas pra jogar no mercado a edição mais ace$$ível, porém já vi muito livro de literatura ganhar paperback no mesmo ano de lançamento da primeira edição em hardcover…

  2. Que interessante!!! Até pensei em fazer alguma coisa no meu TCC, que relaciona-se Jane Austen e Economia, mas não conhecia muito bem a bibliografia na área. Será que tem ebook em um valor amigável? Eu gostaria de ler.

Deixe uma resposta