web analytics
MISCELÂNEA,  Razão e sentimento Razão e sensibilidade

Sense and Sensibility com ilustrações de C. E. Brock

O primeiro Sense and Sensibility ilustrado que comprei foi da coleção “The Rittenhouse Classics” com doze ilustrações coloridas.

Gosto de todas as ilustrações desta edição e já usei partes de algumas delas em meus cadernos artesanais. Mas neste post precisava de apenas uma e a escolha foi a cena de Sir John Middleton, com sua notória indiscrição, comentando sobre os Palmer com Elinor Dashwood.

Uma janela antiguinha e uma mesa inclinada para escrever é um sonho que tenho. E somente agora descrevendo a imagem para vocês dei-me conta que a mesa é regulável. Que luxo!

Outro detalhe para o qual não tenho explicação é o crédito das imagens. No frontispício do livro a autoria das ilustrações é atribuída aos irmãos Charles Edmund (C. E.) e Henry Matthew (H. M.) Brock, mas todas elas tem apenas a assinatura de C. E. Brock. O livro não traz mais nenhuma explicação, nem mesmo a data de publicação, que deduzi por pesquisas seja dos anos 1920. Se um dia descobrir o motivo, conto para vocês.

Para apreciar todas as imagens e seus detalhes visitem os links da Biblioteca Jane Austen:

Hits: 124

11 Comentários

  • Juliana Gervason

    É tão triste notar que os livros, os mais antigos ainda, carecem de informações importantes. Claro que o ofício da busca, da pesquisa, para nós que amamos, é sempre uma delícia…

    Raquel, esta semana fui aos sebos que frequento, em minha cidade, em busca de novidades sobre Clarice (como sempre faço). Mas dessa vez acrescentei outra busca: Jane Austen.

    Queria procurar uma edição antiga, bonita e, acima de tudo (como aprendi aqui em seu blog) de tradução confiável. Acredita que só achei Martin Claret? =(

    O único que não era, era da coleção folha (que não sou muito fã), com tradução do Lucio Cardoso. Eu até compraria, não fosse um livro tãooooo rabiscado e sublinhado pelo antigo dono. Claro, é a prova de que o livro foi lido. Mas não gosto de livros usados neste estado.

    Ah, se eu achar alguma coisa diferente aqui eu te aviso. Sei como é gostar de um escritor e fazer daquilo mote de vida. Se você não tiver o livro então, terei enorme prazer em enviar de presente =)

    Beijos!

    • Raquel

      Juliana,

      Orgulho e preconceito tem a tradução da Celina pela L&PM e você consegue praticamente em qualquer banca de jornal e novo! Também sou assídua compradora do site Estante Virtual.

      E pesquisar é uma delícia!

  • Lia christo

    Adoro seu site, sou fã de Jane Austen. Acho suas notícias interessantes e bastante relevantes. Obrigado por nos prestar este serviço. Um abraço.

  • cátia

    Raquel,

    adorei essa ilustração 🙂 e também tenho um sonho de ter uma mesa assim…. e no meu sonho, nem precisa ter a tampa, basta ter aquele tipo de pé.

    Beijo grande!

    Cátia

  • Júnior

    Esse traço das ilustrações de C. E. Brock é demais.

    É ótimo apreciar os detalhes dessas imagens.

  • Sofia

    Raquel,
    Belíssimas as ilustrações, não as conhecia. O traço é muito gracioso e preciso, combina muito com as obras da Jane Austen. A única edição ilustrada de Jane Austen que tenho aqui é uma de obras completas com ilustrações de Hugh Thomson, de que gosto muito. Acho que colecionar obras ilustradas de Jane Austen será minha nova paixão he,he!

  • Karen

    Nunca me canso de observar essas delicadas ilustrações de C. E. Brock. Elas são, sem dúvida, inspiradoras.