O primeiro Sense and Sensibility ilustrado que comprei foi da coleção “The Rittenhouse Classics” com doze ilustrações coloridas.
Gosto de todas as ilustrações desta edição e já usei partes de algumas delas em meus cadernos artesanais. Mas neste post precisava de apenas uma e a escolha foi a cena de Sir John Middleton, com sua notória indiscrição, comentando sobre os Palmer com Elinor Dashwood.
Uma janela antiguinha e uma mesa inclinada para escrever é um sonho que tenho. E somente agora descrevendo a imagem para vocês dei-me conta que a mesa é regulável. Que luxo!
Outro detalhe para o qual não tenho explicação é o crédito das imagens. No frontispício do livro a autoria das ilustrações é atribuída aos irmãos Charles Edmund (C. E.) e Henry Matthew (H. M.) Brock, mas todas elas tem apenas a assinatura de C. E. Brock. O livro não traz mais nenhuma explicação, nem mesmo a data de publicação, que deduzi por pesquisas seja dos anos 1920. Se um dia descobrir o motivo, conto para vocês.
Para apreciar todas as imagens e seus detalhes visitem os links da Biblioteca Jane Austen:
- Capa de Sense and Sensibility, The Rittenhouse Classics
- Sense and Sensibility – ilustrações C. E. Brock e H. M. Brock (?)
Views: 126
É tão triste notar que os livros, os mais antigos ainda, carecem de informações importantes. Claro que o ofício da busca, da pesquisa, para nós que amamos, é sempre uma delícia…
Raquel, esta semana fui aos sebos que frequento, em minha cidade, em busca de novidades sobre Clarice (como sempre faço). Mas dessa vez acrescentei outra busca: Jane Austen.
Queria procurar uma edição antiga, bonita e, acima de tudo (como aprendi aqui em seu blog) de tradução confiável. Acredita que só achei Martin Claret? =(
O único que não era, era da coleção folha (que não sou muito fã), com tradução do Lucio Cardoso. Eu até compraria, não fosse um livro tãooooo rabiscado e sublinhado pelo antigo dono. Claro, é a prova de que o livro foi lido. Mas não gosto de livros usados neste estado.
Ah, se eu achar alguma coisa diferente aqui eu te aviso. Sei como é gostar de um escritor e fazer daquilo mote de vida. Se você não tiver o livro então, terei enorme prazer em enviar de presente =)
Beijos!
Juliana,
Orgulho e preconceito tem a tradução da Celina pela L&PM e você consegue praticamente em qualquer banca de jornal e novo! Também sou assídua compradora do site Estante Virtual.
E pesquisar é uma delícia!
Adoro seu site, sou fã de Jane Austen. Acho suas notícias interessantes e bastante relevantes. Obrigado por nos prestar este serviço. Um abraço.
Lia,
muito obrigada!
Raquel,
adorei essa ilustração 🙂 e também tenho um sonho de ter uma mesa assim…. e no meu sonho, nem precisa ter a tampa, basta ter aquele tipo de pé.
Beijo grande!
Cátia
Cátia,
eu também adoro as cadeiras que ele desenha!
beijo
Esse traço das ilustrações de C. E. Brock é demais.
É ótimo apreciar os detalhes dessas imagens.
Raquel,
Belíssimas as ilustrações, não as conhecia. O traço é muito gracioso e preciso, combina muito com as obras da Jane Austen. A única edição ilustrada de Jane Austen que tenho aqui é uma de obras completas com ilustrações de Hugh Thomson, de que gosto muito. Acho que colecionar obras ilustradas de Jane Austen será minha nova paixão he,he!
Sofia,
vira paixão mesmo!
Nunca me canso de observar essas delicadas ilustrações de C. E. Brock. Elas são, sem dúvida, inspiradoras.
Karen,
adoro os detalhes!