web analytics

No jogo final, o placar que atribuí a Orgulho e Preconceito x Middlemarch prevaleceu, apesar da tentativa de Joana Bosak de anular um gol de Jane Austen, escaramuça abortada pela plateia…

Estas foram as palavras de Milton Ribeiro, árbitro do clássico de estréia do Sport Club Literatura do StudioClio resumindo a vitória de Jane Austen. Reproduzo (abaixo) pequenos trechos com outras citações e peço para vocês lerem o artigo completo (e os comentários também!) em seu blog com a parte sobre a grande George Eliot: “Anotações para o jogo Orgulho e Preconceito x Middlemarch”.

[…] Mr. Bennet como catalisador de conflitos é brilhante e Mrs. Bennet… Bem, Mrs. Bennet nem é catalisadora. Mrs. Bennet é dinamite pura.
Milton Ribeiro

Elizabeth é uma das mais fantásticas heroínas que conheço. Ela não é uma mocinha romântica – esse papel é da sua irmã Jane – , sabe ser maliciosa, dura, debochada, tudo isso sem deixar de ter um bom coração.
Nikelen Witter

[…] Ela [a senhora Bennet] tem uma missão fundamental. Afinal, num regime sucessório onde as mulheres não herdam, é imprescindível ter um filho varão.
Luís Augusto Farinatti

Visits: 54

Artigos recomendados

11 comentários

    1. Milton,

      muito obrigada por suas gentis palavras e mais ainda pela defesa de Orgulho e preconceito com tanta propriedade! Beijo, raquel

  1. Ficou realmente muito legal. Faço minhas as palavras do Milton (agradeço também a citação) e quero fazer um elogio a mais: eu adoro aquela xícara de chá!
    Abraço

    1. Nikelen,

      “magina”, eu é que estou feliz da vida em descobrir novos leitores do blog. Sempre digo, “não tenho seguidores, mas tenho o maior orgulhos dos meus/minhas leitores/as”!

      Se você se refere à xícara do logo do blog, que foi uma foto para o clube de leitura Chá com Jane Austen, autoria da amiga Rebeca e infelizmente já extinto, aqui está a historieta da foto.

  2. Olha, pessoal, eu acho que não me fiz entender, mas minha tentativa era ampliar ainda mais o escore da Jane. Enfim, ainda assim ela venceu e fico feliz que essa “escaramuça” – que parece ter saído pela culatra não tenha funcionado!
    Joana Bosak

    1. Joana,

      prazer em recebê-la no Jane Austen em Português!

      Eu, particularmente, fora as brincadeiras de torcida, achei muito justo o placar, pois George Eliot é também uma das grandes escritoras inglesas.

  3. Com certeza, acho que o placar foi justo.
    Até mais e obrigada pelas boas-vindas.
    Joana

  4. Vitória mais que merecida! Gostei da descrição de Mrs. Bennet como “dinamite pura”, feita por Milton Ribeiro. Uma sábia colocação, assim como a de Nikelen Witter sobre Elizabeth Bennet.

    Raquel, parabéns pelos 3 anos do “Jane Austen em Português”. É sempre uma felicidade acessar o blog todos os dias e apreciar os conteúdos postados com tanto carinho. Que o sucesso cresça ainda mais.

  5. Muito legal o jogo!
    A arquibancada foi toda praticamente para torcer pela Austen.
    Feliz 3X2!!

    1. Allana,

      parece que foi um jogo típico de quem jogou em casa e a torcida estava toda lá!

Comentários estão encerrado.