web analytics
FILMES & SÉRIES,  LIVROS JANE AUSTEN

Peak District: a Inglaterra de Jane Austen

Como já sabemos os planos dos Gardiners para visitar Lake District não se concretizaram. Eles foram então para o Derbyshire e um dos lugares que vistaram foi o Peak District.

De acordo com o novo plano, não iriam além do Derbyshire. Naquele condado havia muita coisa a ver e isso dava para preencher as três semanas que tinham. E para a senhora Gardiner esse plano possuía um encanto particular. Julgava a cidade onde passara alguns anos de sua vida tão digna de atenção quanto a célebre região dos lagos.*

[…] and, according to the present plan, were to go no farther northward than Derbyshire. In that county, there was enough to be seen to occupy the chief of their three weeks; and to Mrs. Gardiner it had a peculiarly strong attraction. The town where she had formerly passed some years of her life, and where they were now to spend a few days, was probably as great an object of her curiosity, as all the celebrated beauties of Matlock, Chatsworth, Dovedale, or the Peak.

Essa região apareceu na série 1995 (The Roaches © TimesONLine) e no filme de 2005 (Stanage Edge © Andy Cartledge).

* o tradutor não menciona Matlock, Chatsworth, Dovedale ou Peak e faz uma comparação com Lake District para demonstrar o interesse da senhora Gardiner pelo Derbyshire.

Facebook Comments Box

5 Comentários

  • Nina Vieira

    Gosto muito dessa cena – tão simples – na versão de 2005. Na verdade, é uma aula de técnica cinematográfica. O próprio diretor explica isso nos comentários do filme. A junção de plano fechado (os olhos de Lizzy) e plano aberto são perfeitas. Gosto bastante.
    Abraços.

  • Raquel

    Nina,
    eu prefiro a cena de 1995 que me pareceu mais natural, mas como não entendo de técnicas de cinema e tenho uma preguiça mortal de assistir extras de filmes confio no que você diz!

    Eu gostaria muito de visitar essa região e coloquei como wallpaper Burbage Moor.

  • Júnior

    Também gosto bastante da cena do filme de 2005. A trilha sonora no momento, a paisagem belíssima, a beleza de Keira e o modo como criaram a cena fazem desta uma das minhas partes favoritas.
    O site do Peak District e do Derbyshire é demais. Quantas imagens bonitas…

    • Raquel

      Júnior,

      as imagens da Inglaterra são muito bonitas. Outras virão, aguarde!

  • Aline

    A literatura inglesa (e demais) retrata tão bem seu cotidiano e sua terra que eu me sinto tentada a viajar até a Inglaterra, sério, pelo menos obras muito clássicas como O Jardim Secreto, O Morro dos Ventos Uivantes e os livros da Austen me fazem querer conhecer Yorkshire, Oxford e demais.

    Só falta grana pra isso, mas tudo bem.

    Mas acho que isso é arte de quem só viveu em lugares assim.