web analytics
MISCELÂNEA,  Orgulho e preconceito

Os imaculados colarinhos de Mr. Darcy

Tentem imaginar como seria manter os colarinhos de Mr. Darcy totalmente brancos e imaculados na época de Jane Austen.

Neste vídeo da série “Jane Austen Day” da JASNA-Eastern Pennsylvania uma Elizabeth Bennet moderna nos mostra como lavar colarinhos! Nos dias de hoje, é claro!

Facebook Comments Box

Um comentário

  • Leticia

    Esses vídeos são bem divertidos! Inteligentes, benfeitos.

    Você imagina como era a trabalheira com a roupa branca… Para isso é que havia os servos, não? Não sei se na Inglaterra de Austen havia diferença, mas na São Paulo oitocentista as escravas iam bater roupa no Tamanduateí. Sabão, fervura, quaração… Os algodões deviam ser bem resistentes, senão viravam um farrapo em três ciclos de uso.

    Mas, hoje, colarinhos (não só os brancos…) se mantêm com produtos de pré-lavagem, que mal ou bem desgastam o tecido. Há também quem sugira shampoo ou sabonete antes de colocar na máquina, o que é mais levinho.

    Antigamente as boas camisas vinham com um colarinho sobrassalente. Havia, ainda, donas de casa que viravam o colarinho puído, costurando o avesso “novinho” com capricho.

    Talvez isso tudo não faça muito sentido numa sociedade de consumo tal que roupas sejam praticamente descartáveis. De qualquer modo, colarinho, punho ou qq. parte da roupa encardida é um tantinho inadmissível…