web analytics

Levante a mão aí quem não daria um dedinho (ou talvez mais) para ler um diário escrito por Mr. Darcy!

Até então a única seqüência dos livros de Jane Austen que li foi O castelo de Nachtstürm e confesso gostei bastante. Mas no ano passado conversando com Alessandra Perlatti, participante do Chá com Jane Austen, ela me contou que estava lendo Mr. Darcy’s Diary, de Amanda Grange. Fiquei curiosa e Alessandra prometeu contar suas impressões sobre o livro para o Jane Austen em Português.

Muito obrigada, Alessandra! Com vocês “o”  diário.

Mr. Darcy’s Diary – Amanda Grange

por Alessadra Perlatti

Eu não planejei, nem tinha muita vontade de ler o livro, mas o livro acabou caindo no meu colo em uma viagem sem nada pra ler e o livro dando sopa na estante do hotel. A outra opção viável era “O Diabo Veste Prada”, só que era em alemão. Bom, li quase o livro todo no final de semana, então não posso dizer que eu não gostei, certo? Mas também não adorei.

Primeiro fato: não é Jane Austen. Segundo: o “meu” Mr. Darcy não faz o tipo que escreve diário (só pra constar: o “meu” Mr. Darcy é só aquele que eu construí na minha cabeça, lendo O&P, vendo a série com o Colin Firth e com toques do Mr. Darcy de Bridget Jones).

O livro começa com o Mr. Darcy em dúvida: “Have I done the right thing in estabilishing Georgiana in London, I wonder?” Ops, já começou mal, Mr. D não duvida das suas próprias decisões. A parte mais divertida do livro são as “fofocas”: o que aconteceu entre o Wickham e a Georgiana, a conversa entre Mr. Darcy e a Lydia (que parece ainda mais impossível nesse livro), a sugestão que a Anne, na verdade, sempre foi apaixonada pelo Col. Fitzwilliam e todo o confronto interior do Mr. Darcy se negando a se apaixonar pela Elizabeth.

E penso que a melhor parte do livro é o final, quando a autora descreve a vida de casado e os diálogos entre Mr. e Mrs. Darcy e a vida cotidiana em Pemberley.

Como fã, devo confessar que me diverti bastante passando um tempo com alguns dos meus mais queridos personagens. A leitura é mais que agradável e eu andei pesquisando o site da Amanda Grange e descobri que ela escreveu outros diários de alguns galãs de Ms. Austen: Mr. Knightley, Captain Wentworth, Edmund Bertram e Colonel Brandon, além de outros romances passados no período da Regência e meu novo sonho de consumo literário: Mr. Darcy, Vampyre.

ONDE COMPRAR

Views: 235

Artigos recomendados

12 comentários

  1. Raquel, esse livro vende aqui no Brasil em portugues ou só se encontra importado mesmo? eu não to achando.. D:

  2. Eu certamente daria muito mais por detalhes da vida de casados dos DARCY. Voces podiam dar uma maozinha,…

  3. Olá, eu conheci Orgulho e Preconceito a pouco tempo, quando vi o filme, e imediatamente comprei o livro, como seria esse chá? são fãs falando sobre o livro?

    1. Mariana

      o chá é um grupo de fãs de Jane Austen. No momento está um tanto parado, mas quem sabe um dia não recomeçamos…

  4. sou apaixonada pelos livros de jane austem, que não consigo imaginar esta história ter fim, pra mim será eterno

  5. Gente este livros está sendo vendido no site da editora Pedra Azul. Tomara que eles publiquem os outros diários também.

Deixe uma resposta