O livro de memórias de Francis Austen, irmão de Jane Austen, esteve na família até 2023 quando foi adquirido pelo Museu Jane Austen em leilão. O Almirante Francis Austen, também chamado de Frank, ingressou na marinha em 1786, com 12 anos, o que era comum naquela época e em suas memórias faz um relato elogioso de sua infância e de sua longa carreira naval até 1863 quando se aposentou.
Vou acompanhar o trabalho do Museu para saber mais sobre o manuscrito que tem 78 páginas e principalmente para saber por qual motivo a partir da página 68 muda a caligrafia.
Como vocês podem ver na foto abaixo, nas mãos de Rebecca Wood, funcionária do museu, o manuscrito mais parece um caderno mas talvez por ser de memórias e ter uma uma capa em papel marmorizado, é nomeado como livro de memórias.
Transcrevo aqui minha tradução de partes do artigo do Museu:
“Acredita-se que o livro de memórias seja uma autobiografia, escrita pelo próprio Francis, embora esteja escrita na terceira pessoa. A narrativa descritiva se move rapidamente e há momentos de reflexão e detalhes mais profundos, indicando que se trata de um livro de memórias pessoais. O manuscrito como um todo permanece inédito, apesar de pequenos trechos já terem sido publicados em várias biografias dos Austen.
A autobiografia começa com um relato da vida de Frank Austen desde sua infância em Chawton e sua entrada na Marinha, passando a descrever seu transporte de despachos para Lord Nelson em Palermo, o bloqueio de Gênova e serviço no Egito, uma estadia com sua família em Bath em 1802, novas viagens pelas Índias Ocidentais como capitão do Canopus com a frota de Nelson , a morte de Nelson, o casamento de Frank e o estabelecimento em Southampton com sua mãe e irmãs, uma estada em Santa Helena a negócios da empresa das Índias Orientais, na estação da China e, finalmente, sua aposentadoria em Chawton.”
Procurem também a imagem abaixo neste link para ver todas as páginas do manuscrito.
O livro de memórias e também um de aquarelas, feitas por Frank e sua filha Cassandra, foram adquiridos e estarão na exposição Travels with Frank Austen, a partir de hoje, 24 de abril até 7 de julho no Museu Jane Austen, para quem estiver na Inglaterra nesse período.
Recomendo também o post de Roger Maioli, “Visitando a casa de Jane Austen”, com ótimas fotos e descrições de cada lugar da casa.
FOTOS: ANDREW CROFT/SOLENT NEWS & PHOTO AGENCY
Views: 34