web analytics
O livro de memórias de Francis Austen, irmão de Jane Austen, esteve na família até 2023 quando foi adquirido pelo Museu Jane Austen em leilão. O  Almirante Francis Austen, também chamado de Frank, ingressou na marinha em 1786, com 12 anos, o que era comum naquela época e em suas memórias faz um relato elogioso de sua infância e de sua longa carreira naval até 1863 quando se aposentou.
Vou acompanhar o trabalho do Museu para saber mais sobre o manuscrito que tem 78 páginas e principalmente para saber por qual motivo a partir da página 68 muda a caligrafia.
Como vocês podem ver na foto abaixo, nas mãos de Rebecca Wood, funcionária do museu, o manuscrito mais parece um caderno mas talvez por ser de memórias e ter uma uma capa em papel marmorizado, é nomeado como livro de memórias.
Livro de memórias de Francis Austen
Transcrevo aqui minha tradução de partes do artigo do Museu:
“Acredita-se que o livro de memórias seja uma autobiografia, escrita pelo próprio Francis, embora esteja escrita na terceira pessoa. A narrativa descritiva se move rapidamente e há momentos de reflexão e detalhes mais profundos, indicando que se trata de um livro de memórias pessoais. O manuscrito como um todo permanece inédito, apesar de pequenos trechos já terem sido publicados em várias biografias dos Austen.
A autobiografia começa com um relato da vida de Frank Austen desde sua infância em Chawton e sua entrada na Marinha, passando a descrever seu transporte de despachos para Lord Nelson em Palermo, o bloqueio de Gênova e serviço no Egito, uma estadia com sua família em Bath em 1802, novas viagens pelas Índias Ocidentais como capitão do Canopus com a frota de Nelson , a morte de Nelson, o casamento de Frank e o estabelecimento em Southampton com sua mãe e irmãs, uma estada em Santa Helena a negócios da empresa das Índias Orientais, na estação da China e, finalmente, sua aposentadoria em Chawton.”
Procurem também a imagem abaixo neste link para ver todas as páginas do manuscrito.
Memorias Francis Austen
O livro de memórias e também um de aquarelas, feitas por Frank e sua filha Cassandra, foram adquiridos e estarão na exposição Travels with Frank Austen, a partir de hoje, 24 de abril até 7 de julho no Museu Jane Austen, para quem estiver na Inglaterra nesse período.
Livro de Memórias de Francis Austen
Livro de Memórias de Francis Austen
Aquarelas Francis Austen
Aquarelas de Francis Austen e sua filha, Cassandra
Recomendo também o post de Roger Maioli, “Visitando a casa de Jane Austen”, com ótimas fotos e descrições de cada lugar da casa.

FOTOS: ANDREW CROFT/SOLENT NEWS & PHOTO AGENCY

Views: 18

Artigos recomendados

Deixe uma resposta