web analytics
BIOGRAFIAS,  CARTAS

Lendo as cartas de Jane Austen | Caderneta Livresca

Estou aqui morrendo de inveja da querida Mell Siciliano, leitora do blog, que conheci pessoalmente no lançamento das Novelas Inacabadas e que lamento muito não termos tido tempo de conversarmos mais na ocasião.

Brincadeiras à parte, fico muito contente que uma Janeite do quilate de Mell esteja lendo as cartas de Jane de Austen e compartilhando conosco suas descobertas. Ela iniciou comentado as menções a “Tom Lefroy” e agora está fazendo uma lista comentada sobre os livros que Jane menciona.

Já foram publicados dois posts sobre as leituras de Jane Austen: “Livros que Jane leu – parte 1” e “Livros que Jane leu – parte 2“. Como, certamente, Mell terá outras tantas novidades ao longo de sua leitura recomendo que vocês acompanhem seu blog, o Caderneta Livresca.

PS: Mell, se você quiser acrescentar ou corrigir algum detalhe neste post, por favor, esteja à vontade.

Caderneta Livresca

11 Comentários

  • Camila Loricchio

    Caramba, que interessantíssimo! 😀
    Estou lendo rapidamente os posts da moça, tanta coisa que nem suspeitava!
    E conhecer os livros que nem sabia que existia, muita informação curiosa.

    Beijos

    • Raquel Sallaberry Brião

      Camila,
      a Mell está nos dando uma lista enorme de livros para desejar!

  • Fernanda Huguenin

    É muito divertido descobrir os livros que a Jane leu e gostava,especialmente quando já sabemos do que se trata o enredo! Gostei da lista e espero que a Mell continue listando mais livros.Vou confessar que dos livros mencionados fiquei muito curiosa pra ler o “Alphonsine ” da Stéphanie Felicité, será que tem ele traduzido por aqui? rs 🙂

  • Mell

    Raquel! Muito obrigada pela menção! Fico feliz demais!

    Fiquei abismada com a quantidade de livros que eu nunca nem tinha ouvido falar! E também desconheço alguma tradução de Alphonsine em português. Na verdade, vários dos livros citados por Jane fica difícil até de achar em inglês, infelizmente.

    • Raquel Sallaberry Brião

      Mell,
      é um prazer mencionar sua leitura de Jane. E sim, muitos livros que ela menciona, talvez só se ache no archive.org e olhe lá!

  • Helena

    Gente que barato! Eu adorei a ideia da Mell, estou seguindo o blog dela, está nos favoritos e mal vejo a hora de poder ler os livros que a tia Austen leu haha. Sério, realmente adorei essa coletânea que a Mell fez ^_^ obg por recomendar!

    • Raquel Sallaberry Brião

      Helena,
      fico contente que você tenha gostado do post e se você conseguir ler algum desses livros, nos conte!

  • Aline Tavares

    Que bacana!!! Deve ser muito bom saber coisas novas sobre a Jane Austen, como seus hábitos de leitura. Vou começar a acompanhar os posts.

  • Alice

    Interessantíssima ideia de listar a leitura de Jane e ver suas influências e nos seus personagens, desde o moralismo até a questão feminina. Mas minha maior curiosidade é pelas referências que originaram os personagens sórdidos e inescrupulosos.