web analytics
FILMES & SÉRIES,  LIVROS JANE AUSTEN

Jane Austen na Linha

Marcia Caetano Langfeldt escreve sobre Proust, Balzac, Brontë, Machado, Primo Levi, Jane Austen e muitos mais em seu blog, Na Linha. Conheço Marcia desde de nossa participação no grupo Chá com Jane Austen e já mencionei aqui no blog alguns de seus artigos sobre Jane Austen.

Hoje estou indicando a parte “Amor e posse em Jane Austen” da série “O oponente” publicada no blog Na Linha. Coloquei apenas os links de modo que vocês apreciem os textos completos no blog original.

Na “Parte I” e na “Parte II”, William Elliot, de Persuasão, é oponente, não só do Capitão Wentworth como também de Sir Walter Elliot. George Wickham é o oponente-diferente em Orgulho e preconceito, na “Parte III”.

Encontro em Meryton | Pride and Prejudice, 1980

Em Razão e sentimento temos dois oponentes: Willoughby, o oponente-protagonista na “Parte IV” e Lucy Steel na  “Parte V”.

Contando em detalhes seus amores | Sense and Sensibility, 1981

Na “Parte VI” temos como oponente, John Thorpe, o homem que nunca lê romances! E na “Parte VII” os oponentes são os irmãos Crawfords.

Planejando conquistar Fanny | Mansfield Park, 1986

Facebook Comments Box

3 Comentários

  • Elizabeth

    Excelentes artigos, deliciosa leitura. Acredito que reler as obras, agora com esta perspectiva, deve ser bem interessante.
    Abçs