web analytics
LIVROS JANE AUSTEN

Jane Austen em Portugal

Pode parecer descaso não ter escrito quase nada sobre Jane Austen em Portugal, mas não é. Já escrevi sobre João Pereira Coutinho, jornalista português e admirador da autora e venho há bastante tempo procurando textos em sites e blogues portugueses. Achei vários blogues sobre livros, leituras e literatura mas nenhum específico sobre Jane Austen. Mudei então para pesquisa por assunto e hoje encontrei três quatro blogues:

ATUALIZAÇÃO:

Certamente há muito mais e a medida que for descobrindo indicarei aqui no blogue. E também achei algo que me pareceu uma preciosidade no site da Fundação Calouste Gulbenkian, “Jane Austen e Júlio Dinis” de Irwin Stern, com o este tentador resumo:

Projecção da obra da Jane Austen na literatura portuguesa do séc. XIX. O romance austeniano e o romance dinisiano. O lugar da mulher nas novelísticas ruralistas de Jane Austen e de Júlio Dinis.

Mas me perco… sobre os livros editados em Portugal farei outro post.

Facebook Comments Box

9 Comentários

  • Laila

    nossa, que legal ver catherine aqui. eu li em inglês e adoraria te-lo em portugues. será dificil ter uma copia dessa edicao?

  • Raquel

    Laila
    eu comprei por acaso, nem tinha certeza que era de Jane. Não creio que seja comum encontrá-lo nos sebos.

  • marie tourvel

    Tudo bom por aí, Raquel, querida. Um dos meus próximos “Pocket” será sobre um livro de Austen. Gostaria muito que você escolhesse com qual presentearemos nossos bilionários. Pode ser? Obrigada!

    Beijocas!

  • Raquel

    Marie
    estou em dívida contigo… mas está difícil arrumar tempo…
    Aconselho Orgulho e preconceito, nada como os milionários lidarem com seus pares, como Lady Catherine e também o meu querido Mr. Collins, adulador de primeira, sem falar no nosso festejadíssimo Mr. Fitzwilliam Every Savage Can Dance Darcy!
    Espero que agrade a escolha, beijocas

  • Raquel

    Rebeca,
    parece que sim. Estou preparando um post com as traduções de Portugal, mas ainda faltam alguns dados, mas já já eu publico!