Pode parecer descaso não ter escrito quase nada sobre Jane Austen em Portugal, mas não é. Já escrevi sobre João Pereira Coutinho, jornalista português e admirador da autora e venho há bastante tempo procurando textos em sites e blogues portugueses. Achei vários blogues sobre livros, leituras e literatura mas nenhum específico sobre Jane Austen. Mudei então para pesquisa por assunto e hoje encontrei três quatro blogues:
- À Margem, com uma análise de Carla Milhazes, “‘Persuasão’ de Jane Austen“.
- Os Livros, com crítica de O Crítico, “Orgulho e preconceito“.
- Estante de Livros, com texto de Canochinha, “Orgulho e preconceito“.
ATUALIZAÇÃO:
- Pó dos Livros (blogue da livraria de mesmo nome) e o engraçado post de Jaime Bulhosa, “Censura nos livros“.
Certamente há muito mais e a medida que for descobrindo indicarei aqui no blogue. E também achei algo que me pareceu uma preciosidade no site da Fundação Calouste Gulbenkian, “Jane Austen e Júlio Dinis” de Irwin Stern, com o este tentador resumo:
Projecção da obra da Jane Austen na literatura portuguesa do séc. XIX. O romance austeniano e o romance dinisiano. O lugar da mulher nas novelísticas ruralistas de Jane Austen e de Júlio Dinis.
Mas me perco… sobre os livros editados em Portugal farei outro post.
- Sobre João Pereira Coutinho: “Raquel e um dos rapazes de Jane Austen“, “O humor e a inteligência do senhor Darcy“, “Jane Austen amaria este rapaz“.
Views: 114
nossa, que legal ver catherine aqui. eu li em inglês e adoraria te-lo em portugues. será dificil ter uma copia dessa edicao?
Laila
eu comprei por acaso, nem tinha certeza que era de Jane. Não creio que seja comum encontrá-lo nos sebos.
Meninas, bomba: descobri que Dorian Gray e descendente de Willoughby! Fiz um post lá no meu blog sobre o assunto.
Elaine,
parente do Dorian? Alguém me abane…
Tudo bom por aí, Raquel, querida. Um dos meus próximos “Pocket” será sobre um livro de Austen. Gostaria muito que você escolhesse com qual presentearemos nossos bilionários. Pode ser? Obrigada!
Beijocas!
Marie
estou em dívida contigo… mas está difícil arrumar tempo…
Aconselho Orgulho e preconceito, nada como os milionários lidarem com seus pares, como Lady Catherine e também o meu querido Mr. Collins, adulador de primeira, sem falar no nosso festejadíssimo Mr. Fitzwilliam Every Savage Can Dance Darcy!
Espero que agrade a escolha, beijocas
Parece que lá é mais fácil achar certos livros, né?
Bjos,
Rebeca
Rebeca,
parece que sim. Estou preparando um post com as traduções de Portugal, mas ainda faltam alguns dados, mas já já eu publico!