web analytics
FILMES & SÉRIES,  LIVROS JANE AUSTEN

Elizabeth Garvie – Elizabeth Bennet 1980

Acredito que ainda não comentei aqui no blogue que considero Elizabeth Garvie, a Elizabeth Bennet em Pride and Prejudice de 1980, a atriz que mais se aproxima da fisionomia que imagino para Lizzie. Eu diria que ela possui os exatos fine eyes tão admirados por Mr. Darcy. Também creio que ela ficaria muito bem no papel da própria Jane Austen se na época tivessem feito um filme sobre a vida da autora.

elizabeth_garvie_3

Elizabeth Garvie em Orgulho e preconceito, 1980

elizabeth_garvie_2 · elizabeth_garvie

Elizabeth Garvie e o marido Anton Rodgers*. (Tano Rea Events)
e foto publicitária sem data (Clive ConwayCelebrity Productions).

* Anton Rodgers faleceu em 2007.

Facebook Comments Box

16 Comentários

  • Elaine Dashwood

    Confesso que não gosto dessa série de 1980, mas reconheço que ela é o que salva essa produção do completo fracasso. Foi mesmo uma boa Elizabeth Bennet, mas fui conquistada completamente pela Jennifer Ehle. Não consigo imaginar outra como a Lizzie.

    • Raquel

      Elaine,
      eu acho que tenho uma Lizzie em minha imaginação que ainda não achou uma atriz! Da Jennifer Ehle fui gostando aos poucos, pela atuação e deu-se o contrário com a Keila Knightley…

  • Lais

    Oi Raquel!
    Cncordo com Elaine Dashwood. jennifer Ehle foi a que mais se aproximou da imagem de Lizzie. Sua maneira de atuar, o jeito e rosto dela me agradaram. Só não gostei da forma física dela, que é um pouco “fofinha” da Lizze de Austen. Enfim, como você sempre diz, ainda não fizeram uma adaptação de P&P perfeita. Quanto a Keira Knightley,ela até que poderia parecer com Lizzie, se não fosse a atuação insofrível dela.
    PS:agora que eu notei o sobrenome de Keira: Knightley. Sim!!! Do nosso querido senhor Knightley. Será que ela é descendente dele? rsrsrsrs

  • Nique

    Nunca assisti essa versão de 1980, uma pena…
    Enquanto lia eu não imaginava Lizzie e Darcy como sendo nem Keira nem nenhum ator, e mesmo quando assiti as adaptações, apesar de ter gostado do filme achei a Keira um pouco risonha de mais pra Lizzie e o Matthew mais tímido do que orgulhoso… E a Jennifer ela era meio rechonchuda mesmo, será que foi alguma exigência para o papel? Pois a Daniela Denby-ashe que fez a Margaret hale apareceu bem fofinha em North & South, mas vendo outros trabalhos ela era mais magra.

    • Raquel

      Nique,
      nunca li nada sobre exigências nesse aspecto para as atrizes em personagens de Jane Austen, mas claro deve existir alguns critérios de seleção.

  • Elaine Dashwood

    Nunca achei que Jennifer estivesse fofinha demais para ser a Lizzie, porque a imagem que eu fazia da personagem era mais ou menos essa mesmo. Muito melhor que a aparência meio anoréxica da Keira, magra demais. E quanto à atuação, prefiro nem comentar. Não consigo imaginar como é que a Keira foi ser indicada ao oscar justo por esse papel.

    • Raquel

      Elaine,
      também não acredito que as moças da época de Jane tivessem esse cuidado (e alguns casos, obsessão por ser magras). Keira é resultado de propaganda em demasia, como muito diga-se. Talvez se tivesse menos exposição teria mais atuação, who knows…

  • Elaine Dashwood

    Em tempo: Jane Austen nunca descreve seus personagens tão detalhadamente assim. Nunca fez referência se Lizzie era gorda ou magra, baixa ou alta, nem mesmo sobre a cor de seus olhos e cabelos.

    • Raquel

      Elaine,

      a única descrição são seus “fine eyes”! Pelo menos que eu me lembre.

  • Lais

    OI Raquel!
    Estava passando os olhos no livro P&P. Realmente, Austen não é de fazer descrições detalhadas dos personagens. Mas eu notei algumas coisas interessantes. De início Darcy fala que Lizzie é razoável ( talvez ela não estvava num bom dia), mas no decorrer da história ele mesmo admiti achá-la bonita. Como prova das minhas palavraas coloco este trecho do livro: “Mas logo que declarara a si mesmo e aos amigos que Elizabeth não possuía um só traço agradável no rosto, começou a achar que a bela expressão dos seus olhos negros dava àquele rosto um ar excepcionalmente inteligente. A esta descoberta sucederam outras igualmente humilhantes. Embora o seu olhar crítico houvesse descoberto mais de um defeito na simetria das suas formas, foi forçado a reconhecer que as linhas do seu corpo eram de grande pureza;”
    E numa conversa que Darcy teve com Caroline ele disse o seguinte referindo-se a Lizzie :”…Estive meditando no prazer que nos pode dar um par de belos olhos no rosto bonito de uma mulher.”
    E todos os outros personagens, com exceção de Caroline Bingley-despeitada- e sua irmã,falam de sua beleza. Eu acho que Lizzie era mesmo bonita, menos que Jane. Claro que ela não tinha uma beleza excepcional, mas tinha seus encantos.
    PS: Sim, a única descrição detalhada de Lizzie são seus “fine eyes” rsrsr
    Ah! Corre um boato que Keira sofre de anorexia. Não é confirmado pela assessoria dela. O que é confirmado é que ela tem dislexia.

    • Raquel

      Lais,
      eu sempre lembro do “fine eyes” e de fato as descrições são vagas… mas a nossa Elizabeth só pode ser bonita!

  • july

    Considero que Eli Garvie se asemeja mas a la propia Jane Austin, que al personaje de Lizzi, sin embargo los ojos de la actriz son expresivos y muy grandes lo que le hace lucir un rostro propio de la epoca, es decir, hermoso natural.

    • Raquel

      July,

      yo no me había dado cuenta de esta similitud, usted se observó muy bien!