Elizabeth Bennet em Downton Abbey

Chegou a vez de Elizabeth Bennet em Downton Abbey. No post anterior sobre a série o destaque foi a senhora Bennet e sua propensão para achar que homens ricos estão sempre a procura de uma esposa. Mas voltemos a Lizzy.

A citação ocorreu no sexto episódio da sexta e última temporada de Downton Abbey. O ano é 1925 e a guerra que terminara em 1918 ainda surtia efeito na economia da Europa. Muitos nobres começaram a vender ou alugar suas propriedades por não terem mais condições sustentá-las.

Neste episódio Downton é aberto a visitação cobrando ingressos para um fim específico, ajudar o hospital local. Todos ficaram admirados com o valor expressivo arrecadado e percebe-se que há uma possibilidade de acontecer no futuro para reverter em benefício da propriedade em si.

É claro que Lady Violet não gostou nada da ideia como podemos ver nesta deliciosa conversa com Isobel Crawley, sua eterna inimiga/amiga.

Isobel: People have always tipped the butler to look ’round a house. Even Elizabeth Bennett wanted to see what Pemberley was like inside.
As pessoas sempre deram gorjetas para mordomos para verem casas. Até Elizabeth Bennet quis ver como Pemberley era por dentro.

Lady Violet: A decision which caused her a great deal of embarrassment if I remember the novel correctly!
Uma decisão que causou a ela grande constrangimento se bem me lembro do romance.

Agora digo eu: se me bem me lembro do romance os Gardiners e Elizabeth não deram gorjetas para senhora Reinolds. Estou errada?

Downton Abbey Elizabeth Bennet

Downton Abbey Elizabeth Bennet

8 comentários sobre “Elizabeth Bennet em Downton Abbey

  1. Dandara Machado disse:

    Pelo que dá para perceber no romance, era comum a visita às grandes mansões; no livro, o Senhor Gardner pergunta à senhora Gardner e a Elizabeth se deveria falar com a governanta para que eles pudessem ver a casa por dentro, mas em nenhum momento é mencionada gorjeta, ou seja, é preciso pesquisar para saber se na época, esses “tours” guiados pelas mansões eram pagos.

    • Raquel Sallaberry Brião disse:

      Dandara,
      também fiquei curiosa para saber sobre a época, mas acredito que ainda não cobravam. Um dia descubro!

  2. Dandara Machado disse:

    Na verdade, isso aconteceu na série de 1995 da BBC, essa fala do Senhor Gardner.
    No livro, na tradução que tenho, diz assim:
    ” Ao solicitarem a permissão de ver a casa, foram introduzidos no saguão de entrada; e Elizabeth, enquanto aguardavam a governanta, teve tempo de se maravilhar por estar onde estava”.

  3. Dandara Machado disse:

    Outras traduções, embora variem um pouco nas palavras, também não falam sobre gorjetas. Quem sabe, Lady Violet poderia estar se referindo à alguma adaptação da obra?
    Obrigada.

    • Raquel Sallaberry Brião disse:

      Dandara,
      Mrs. Crawley se referia aos mordomos da época de Downton e à curiosidade das pessoas em visitarem as grandes mansões e por fim à curiosidade de Elizabeth em particular. Mas certamente ficou dúbia a referência. Lady Violet, para não variar, já viu o lado ruim das visitas!

  4. Adriana M. disse:

    Também não lembro de ser mencionado gorjeta e a Dandara confirmou que não há menção no livro, então, a série adaptou para a cena…é sempre bom ouvir sobre a Jane por aí. Mas, fiquei pensando na questão dos tours pelas mansões…na minha opinião eram pagos, podiam ser um complemento da renda para o proprietário.. se eu tiver equivocada porque motivo vocês acham que as pessoas abriam suas propriedades para estranhos?!!! Será que por pura ostentação?!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *