web analytics
FILMES & SÉRIES

DVD Orgulho e preconceito 1995 BBC

Pagando promessa (isto vai acabar virando uma tag!) e escrevendo mais sobre o DVD Orgulho e preconceito 1995 da BBC. Farei uma descrição por partes e por último darei minha opinião.

Embalagem

A capa, feita em papel cartão, apesar de mais frágil é bonita. A minha será cuidada como se fosse um livro. As fotos da embalagem, tirando o figurante dançando com Lizzy (poor fellow!), são mais bonitas e mais nítidas do que as dos dvds que parecem retiradas do VHS.

Textos

Imagino que alguns textos, senão todos, tenham vindo da própria BBC. Os dois primeiros são autorais, sabe-se pelas aspas, só não tenho certeza se ambos são do The Times. O primeiro, sobre as neuroses, seja de quem for, perdeu a boa opinião de Mr. Darcy para sempre! Na última capa só um reparinho no comentário do The Independent: o nome de Mr. Davies: Andre(w).

Os outros dois textos não trazem indicação de autoria e são os mais disparatados que já li. Descrever Elizabeth Bennet como romântica é comum – a maioria do público jovem a vê assim, mas dizer que o casamento “era só mais uma ferramenta de poder” é um engano. Casamento, naquela época, era sobrevivência e emprego para mulheres e com pouquíssimo poder. No segundo parágrafo as descrições “Lizzy sente subitamente uma repulsa pelo amigo de Bingley” e “envolvida em uma trama que a faria descobrir facetas ocultas de Darcy”, só posso acreditar que a pessoa não viu a série ou se inspirou em alguma leitura que certamente não era Jane Austen!

dvd_pp95_1

dvd_pp95_3

Menu

O menu ficou simples demais e faltou uma opção para ir para o segundo episódio. Conversando com a Paula que comprou a série na Barnes & Noble do Lincoln Center (edição 2001, 2 discos) perguntei sobre o menu e ela descreveu assim:

“tem a tela/menu principal de abertura, onde há a opção de seleção de cenas (chamadas assim mesmo e não “capítulos”, como poderíamos esperar…). Clicando em scene selections, aparece um segundo menu, com os nomes dos capítulos (este disco II começa com o “Mr. Wickham’s past” e termina com “A Good opinion”). Clicando em um dos capítulos, finalmente, passa a abertura do seriado (o bordado, os créditos, etc.)” [obrigada, querida!]

Procurei os DVDs originais consegui identificar três edições, todas diferentes da versão brasileira:

dvd_pp95_6

Legendas

Assisti os dois primeiros episódios completos e os outros quatro apenas trechos, portanto não fiz cotejo de todas as legendas e cenas. Lembro de um “lane” (viela, alameda, caminho)  transcrito como “senda” e um “lace” (renda, enfeite) por “vestidos”.  O fato é que tanto em inglês como em português as falas precisam ser diminuídas na legenda para caberem no tempo da cena. Os exemplos são muitos mas cito dois: é impossível não cortas as falas de Lydia (que parece uma metralhadora falando) e transcrevo uma fala de Mr. Darcy, justo aquela que feriu o orgulho de Elizabeth:

Colin Firth diz: “Bingley, I am in no humour to give consequence to young ladies who are slighted by other men”

Legenda em inglês: “I am in no humour to consider young ladies who are slighted by other men.”

Legenda em português: “Bingley, não estou com humor para considerar moças que são desprezadas por outros homens.”

Original do livro: “and I am in no humour at present to give consequence to young ladies who are slighted by other men.”

Assisti pedacinhos no DVD Player da televisão para ver se funcionava e talvez por falta de costume (praticamente não assisto mais TV) achei as legendas pequenas (ou estou ficando cegueta). Uma curiosidade: no computador quando usei o DVD Play programa original HP,  as legendas ficam amarelas e quando usei no meu programa predileto, o VLC, elas ficaram cinzas com contorno branco*! Alguém mais notou isso?

Sugestões

Do que mencionei aqui, certamente muitas coisas não podem ser mudadas por causa de contrato com a BBC, restrições técnica etc. Mas algumas acredito que possam ser melhoradas como: um menu mais detalhado, extras como entrevistas e o livro dos bastidores (mesmo sendo vendido separado) e por fim um preço cada vez mais barato, desse modo não precisaremos escolher entre um título ou outro. Compraremos todos!

O espaço aqui no Jane Austen em português está aberto para a Livraria Cultura e para a editora LogOn caso queiram comentar, constestar ou acrescentar alguma informação que acreditem pertinente sobre o assunto.

Minha opinião

A série é maravilhosa – independente das imagens, menus, traduções, textos explicativos e embalagens e se você não domina o inglês vale a pena. Ver Mr. Darcy e Eliza Bennet tão bem interpretados por Colin Firth e Jennifer Ehle é sempre um prazer!

dvd_pp95_7

Falei sobre o DVD P&P 1995 nestes posts:

* sei que o DVD é para ser rodado em aparelhos de player convencional, mas cada vez mais assistimos filmes em nossos computadores, micros e notebooks, e seria muito bom que fossem o mais compatível possível com esses equipamentos.

Facebook Comments Box

13 Comentários

  • Júnior

    A cada dia fico com mais vontade de ter esse DVD em mãos. Até hoje só ouvi elogios a respeito dessa série e creio que deve ser mesmo excelente.
    Concordo com todas as suas sugestões, Raquel e também acho que o preço é um dos maiores impedimentos para mais vendas.

  • Leticia

    Não entra na minha cabeça a recusa geral em investir mais em textos de capa (leiam-se orelha, 4a. capa e pá e coisa).

    Nem falo dos conceitos, porque isso pode ter vindo da BBC. Mas…, custava um copidesque?

    • Raquel

      Leticia,

      eu imagino que, pelo menos parte dos texto, é da BBC e talvez não seja possível mudar…

  • Rebeca

    Algo que me chamou a atenção agora, com este dvd, depois de anos: Quando o estava assistindo, meus dois irmãos comentaram que acharam a Lizzy bonita. Engraçado que, na época (em 95), só me lembro de ter achado o Mr. Darcy bonito, mas a atriz que faz Lizzy é bonitinha, sim. Um dos meus irmãos ainda acrescentou: “Não vou com a cara daquela Keira (a do novo filme), muito sem sal”.
    Daí fiquei curiosa, pois só as mulheres comparam os “Mr. Darcy”s, mas qual será a Lizzy que os homens preferem?
    Bjos,
    Rebeca

    • Raquel

      Rebeca,

      é mesmo! Nunca perguntei para nenhuma menino qual gostava mais…

  • Angélica

    Aqui em casa acham que uma das atrizes é muito magrinha, mas eu gosto das duas com todas as diferenças.
    Mas sejamos francas… ponto para a beleza interior, verdadeira e duradoura, tão presente nas obras de Jene e na Lizzy.

    • Raquel

      Angélica,
      tenho minhas predileções também. Não por magreza e gordura, mas por atuações.

  • Leticia

    Mudar não dá, Raquel. Mas poderiam ser mais bem escritos. Não há fidelidade ao original que justifique tal precariedade…

    • Raquel

      Leticia,
      a fidelidade literal ao original nem sempre resulta em boa coisa.

  • thalita

    amei amei essa serie, tenho baixada no computador.
    de vez em outra assisto.
    nao sei qual amo mais.
    o filme ou a serie, acho que ambos sao maravilhhosos.
    amo todos os filme da jane 😀