web analytics
FILMES & SÉRIES

Dia dos pais

Preparando os posts para semana “Northanger Abbey”, dei-me conta que hoje é dia dos pais ao ler um trecho sobre o General Tilney.

O General está encantado com Catherine, imaginando que ela será uma esposa adequada para Henry e põe-se a tagarelar sobre os filhos e modo como os educou,  inclusive o filho mais velho, o capitão Frederick:

[…] Talvez pareça bizarro que eu, não tendo mais do que dois filhos homens, julgue que um emprego lhe seja necessário. Acho que ele [Henry] está no momento onde todos nós desejamos vê-lo, desempenhando uma missão. Mas, seu pai, senhorita Morland, estaria de acordo comigo reconhecendo que é útil que os jovens estejam ocupados, seja qual for a ocupação e a opinião deles. A finalidade não é a de ganhar dinheiro, mas de exercer uma atividade. Meu filho mais velho, Frederick, que herdará uma das propriedades territoriais mais vastas do condado, tem uma profissão.
| A Abadia de Northanger, cap. 22, trad. Lêdo Ivo|

O General Tilney era um pai severo, quase tirano, mas não podemos negar que tinha razão neste particular!

Robert Hardy como General Tilney (1987)
UPDATE: atuou como Sir John Middleton, em Razão e sensibilidade 1995

Facebook Comments Box

4 Comentários

  • Júnior

    Que bom! Uma semana “Northanger Abbey”. Tenho curiosidade em saber mais sobre essa obra, uma das menos conhecidas de Jane. Já estou no aguardo. 🙂

    E feliz dia dos pais para todos os pais.