web analytics
FILMES & SÉRIES,  LIVROS JANE AUSTEN

Comer e beber com Jane Austen

Das comidas mencionadas nos livros de Jane Austen, de pronto lembro de Emma e um pernil de porco enviado para as Bates. Ah! e os mingauzinhos que o senhor Woodhouse vivia a recomendar! O Dr. Grant, da reitoria de Mansfield, era apreciador da mesa farta para o horror da sovina tia Norris e pela descrição, a senhora Jenning, de Razão sensibilidade, era também um bom garfo! Sem esquecer o esnobismo do general Tilney com suas louças e seu pomar de ananases da Abadia, e de Mary Musgrove, em Persuasão, apesar de “muito doentinha” não recusava uma janta!

Lembro também da preocupação da senhora Bennet em não ter um bom peixe para o jantar, mas confesso que prefiro pensar neste belo prato de batatas lambuzadas com manteiga e salsinhas no jantar para Mr. Collins, em Pride and Prejudice (2005).

batatas_inglesas

Batatas que sempre chamei de batata inglesa!

As bebidas, além do chá, só me ocorre neste momento o moleque atrevido dos Lucas que diz para senhora Bennet, que se fosse rico como o senhor Darcy, beberia uma garrafa de vinho todos os dias! O assunto é grande e está me deixando com fome… vou ali assaltar a geladeira e prometo volto!

  • Achei dois livros (na Amazon) que me deixaram curiosa: Jane Austen and Food de Maggie Lane e The Jane Austen Cookbook de Maggie Black e Deirdre Le Faye.

ja_food ja_cookbook

Facebook Comments Box

4 Comentários

  • Valeria Rodrigues

    Raquel, adorei teu blog! Jane Austen é um assunto que não tem fim, não é?

    Agradeço seu comentário no meu blog (saladesign.blogspot.com) no post sobre Jane Austen. Seu blog vai para nossa lista de blogs, com muito prazer.

    Abraço!

    PS: Sua amiga Maria Dolores deve ser uma gracinha, porque o Dagoberto é lindo!

    • Raquel

      Valéria,

      Jane Austen é mesmo um assunto e tanto! Seja bem-vinda!

      PS: também amei Dagoberto…

  • Na

    Ah! Eu e minha irmã sempre prestamos atenção de mais nessas batatas. Como somos vegetarianas, não curtimos nem um pouco os pratos com carne. Lembro do próprio diretor falando do pobre leitão (ou foi peru?) na mesa quando Mr. Collins a pede em casamento.
    Fiquei imaginando como essas batatas ficaram tão amarelinhas.
    Que fome!

    Ah, sim… Você vai mesmo deletar seu Twitter? :0(

    • Raquel

      Na,

      essas batatas são de dar água na boca!
      Sobre o Twitter, ainda não sei o que fazer. Sei lá como, meu perfil está enviando mensagens diretas para quem me segue – pavoroso e não adianta apagar que a COISA, como eu a denominei, manda de novo…