web analytics
LIVROS,  MISCELÂNEA,  NOVELAS INACABADAS,  Os Watsons,  Sanditon

Cavalo de molas ou chamber-horse de Lady Denham | Sanditon

Quem já leu as Novelas inacabadas: Os Watsons e Sanditon certamente se deparou com o famoso cavalo de molas ou chamber-horse que Lady Denham, junto do leite de suas jumentas, tanto alardeava como ótimos para a saúde dos futuros hóspedes de Sanditon.

Cavalgar na época de Jane Austen era considerado um exercício aceitável dentre as classes mais abastadas e essa máquina, se podemos chamá-la assim, se assemelhava à uma cadeira onde era possível se exercitar simulando um trote de cavalo. Quando o mau tempo não permitia cavalgadas ao ar livre, ela era uma ótima opção de exercícios dentro de casa.

Segundo o site do V&A Museum este tipo de cadeira de exercícios foi fabricada a partir de 1740 e ainda era anunciada em 1803.

Além da foto abaixo, consegui também um vídeo (vejam em 1:16) de uma chamber-horse em ação.

Chamber Horse ou Cavalo de Molas

Chamber Horse ou Cavalo de Molas | Imagem V&A Collections

2 Comentários

  • Júnior

    Ainda não cheguei à parte de “Sanditon” em que a própria Lady Denham fala de sua chamber-horse, mas já havia lido a respeito através de sua apresentação e da nota explicativa. É uma invenção deveras curiosa e digamos, criativa. Estou na metade de “Sanditon” e pretendo concluir a leitura até amanhã.

    P.S.: Ao contrário do que disse no post do último sorteio não comecei a leitura do livro por “Sanditon”. Fiquei tão empolgado quando o livro chegou que comecei a ler e quando vi já estava na metade de “Os Watsons” (risos).

    • Raquel Sallaberry Brião

      Júnior,

      que legal que você se entusiasmou tanto com os Watsons! Estou doida para saber o que você achou das duas novelas inacabadas.