web analytics
BIOGRAFIAS,  FILMES & SÉRIES,  LIVROS JANE AUSTEN,  Razão e sentimento Razão e sensibilidade

Bicentenário de Sense and Sensibility – Razão e sentimento

O ano de 1811 foi muito especial para Jane Austen. Foi o ano que publicaram seu primeiro livro, Sense and Sensibility, traduzido no Brasil como Razão e sentimento e Razão e sensibilidade*.

Para comemorar os duzentos anos de publicação do livro no Jane Austen em Português fiz o logo (abaixo) a partir do frontispício da primeira tradução de Sense and Sensibility no Brasil, por Dinah Silveira de Queiroz.

Minha programação detalhada para o bicentenário de Sense and Sensibility e com mais alguns itens, conforme prometido no post anterior:

  • As cartas de Jane entre 1810 e 1811 serão as primeiras leituras para tentar saber sobre as últimas revisões no livro.
  • Willoughby’s Return, de Jane Odiwe, sobre a qual já fiz uma pequena resenha.
  • Sense and Sensibility da Marvel, está encomendado e será um dos últimos resenhados.
  • Assistirei novamente as versões 1981, 1995 e 2008. A novidade ficará por conta da versão de 1971 que estou aguardando ansiosa! Não sei se darei conta de fazer uma resenha de cada, mas gostaria de fazer pelo menos das versões 1971 e 1981.
  • Aproveitando essa temporada compulsória de filmes darei início a um plano antigo: fazer uma página para cada um dos atores principais que tenham atuado em filmes de Jane Austen. Assim que fizer as primeiras páginas anuncio em um post.
  • E por fim o artigo sobre Lucy Steel que há muito tempo queria escrever.

Há muito mais para escrever – com Jane Austen há sempre muito mais – mas reservarei algumas pequenas surpresas. E além do mais não posso esquecer os outros livros e nem as novidades que estão chegando.

Ao trabalho!

* usarei os títulos Razão e sentimento quando me referir ao livro e Razão e sensibilidade quando for o filme, as tags que escolhi para uso no blog.

Facebook Comments

10 Comentários

  • Samanta

    Bem que poderia surgir um postcast com o resultado dessas análises 😀
    Ia ser bem interessante!

  • Nina Vieira

    Adoro Razão e Sentimento, foi o segundo livro que li da Jane e um de meus prediletos na literatura universal.

    Raquel, o seu relicário Elizabeth Bennet chegou no dia da minha formatura do Ensino Médio. Usei na festa, todos me elogiaram!

    Obrigadíssima!

    • Raquel

      Nina,

      que bom que chegou em data tão festiva.
      Parabéns e uma beijoca para você!

  • Marcia Caetano

    Raquel,

    a programação parece toda muito boa, vou acompanhar tudo! Achei principalmente interessante a idéia de comentar as cartas de Jane na época. Se você pensar também em bolar um grupo de leitura específico para a data, pode contar comigo. É sempre bom ter um motivo para reler Jane Austen!

    bjs,

    Marcia.

    • Raquel

      Marcia,

      está na fila um post sobre o S&S com a sugestão da leitura das leitoras e leitores d Jane Austen em Português. Publicarei até o final de semana e você já está convidada!

  • Júnior

    Que bom que haverá um artigo sobre Lucy Steel na programação. Confesso que ainda não tenho uma opinião formada sobre a personagem…
    Com certeza o artigo vai contribuir para que eu tenha uma visão pessoal mais concreta sobre ela.