web analytics

A série Emma 2009 da BBC legendada em português e com seus quatro capítulos distribuídos em dois DVDs está sendo comercializada pela editora LogOn.

Um detalhe importante, o DVD de Emma é região Livre.

Embalagem e texto

A capa é de plástico (deve ter um nome moderno para esse material que desconheço) além de uma sobrecapa em papel cartão. Na quarta capa tem apenas um pequeno texto de apresentação sobre a personagem e as indicações dos Extras.

Menu

O menu está mais completo – comparando com Orgulho e preconceito 1995 – com opções para mudar de capítulos e também escolher por cenas em cada capítulo. Cliquem nas miniatura para os detalhes

No segundo disco estão os Extras, legendados. A escolha dos figurinos e a entrevista são os melhores em minha opinião. A entrevista com Sir Michael Gambon é imperdível – nos dá a medida entre um grande ator e celebridades em geral.

Legendas

Confesso que tenho dificuldade em ler as legendas quando conheço o assunto, e nem é o caso de entender tudo, mas acabo não lendo! O  pouco que li me pareceu correto.

Cenas em falta

Semana passada quando publiquei que havia recebido o DVD, um dos primeiros comentários foi de Luciana dizendo que faltavam três cenas no seu exemplar. Imaginei que seria um defeito mas logo a seguir Luiz Henrique comentou o que segue e também citoucomentários feito no AustenBlog reclamando da ausência das cenas:

Eu acho que o DVD não veio com defeito. A versão norte-americana tanto do DVD quanto da exibição na PBS teve algumas cenas cortadas (não sei o porquê.)

Essas cenas são:

– Conversa do Sr. Knightley com a Harriet em Donwell.
– Emma apreciando a vista em Box Hill
– Emma escondendo de seu pai que estava chorando ao voltar de Box Hill
– E, INFELIZMENTE, a cena de logo após o beijo da Emma com o Sr. Knighley em que eles discutem seus sentimentos.

Bem, não é um defeito como imaginamos, mas que é uma pena, isso é!

Sugestões

Sempre levando em conta as limitações técnicas e contratuais

  • manter Região Livre para os próximos lançamentos
  • a possibilidade da versão mais completa da obra
  • dublagem para o público que não consegue acompanhar as legendas.
    Neste caso falo pela experiência com minha mãe, que gosta muito de Mr. Woodhouse, mas está relutante em assistir pois fica cansada com as legendas e acaba se perdendo.

Minha opinião

Percebi que a editora aprimorou o menu, colocou legenda nos Extras e mudou o material da capa pois muitos leitores consideraram, e com razão, o papel cartão muito fragil.

Sobre a série em si mantenho minhas primeiras impressões, apesar da filmagem maravilhosa da BBC. (Morro de inveja dos ingleses neste quesito televisão…)

Mas podem ter certeza que, diferente de um Mansfield Park 2007, assistirei vezes Emma 2009. Já estou até planejando comprar a versão inglesa completa!

Visits: 6420

Artigos recomendados

33 comentários

  1. Pra quem já leu o livro, fica impossível não concordar contigo em todos os aspectos.
    Algumas cenas e atuações um tanto exageradas ou um pouco infantilizadas me fizeram pensar que algumas vezes esqueceram da época em que se passa a história, principalmente a atuação de Romola, que excedia às vezes na empolgação (engraçado, sempre que lia Emma, tinha a impressão de que ela era bem contida, embora sagaz). Em fim, a atuação de JLM também me surpreendeu, a maioria das personagens coadjuvantes também gostei muito. Os cenários e o vestuário também achei que foram muito elaborados. Confesso que gostei da música tema dela. No menu eles mostram a composição da música, é muito bonita mesmo, e que dá à Emma um estilo mais jovial que austero. Como disseste, eu também vou olhar, com certeza, mais muitas outras vezes, porque apesar dos pesares gostei bastante do filme como um todo.

    obs.: eu não sabia que algumas cenas foram cortadas do dvd…

    Abraços

    1. Alanna,

      as cenas não foram cortadas aqui no Brasil e sim por quem vendeu para o Brasil. Pelo menos foi o que entendi. O público americano também não viu essas cenas…

      Ainda pretendo escrever mais detalhadamente sobre cada filme de Jane, mas isso requer um tempo que não disponho no momento.

  2. Opiniões muito esclarecedoras, Raquel. Realmente, parece que eles capricharam bem mais nos menus e a mudança do tipo de embalagem vai favorecer muito a conservação. Uma pena o fato de algumas cenas terem sido excluídas. Deve deixar aquela sensação de que sempre tem algo faltando…

    P.S.: Efetuei ontem a compra do DVD da série “Orgulho e Preconceito” na Livraria Cultura. Agora é esperar um tempão para chegar. Mas com certeza vai valer muito a pena a espera e o preço nada baixo.

    1. Júnior,

      você comprou O&P! que maravilha!

      Depois conte para nós o que achou, pliiiisss!

  3. É realmente uma pena que tenham retirado diversas cenas. Espero que isso não aconteça com as próximas séries que serão lançadas. Não quero nem pensar que podem cortar algo de Sense & Sensibility ou North & South… Realmente a qualidade dos menus melhorou em relação ao de Pride & Prejudice, espero que continuem a melhorar e sem cortes!

    1. Luciana

      acho que essa decisão foi da PBS de quem, suponho, a LogOn comprou a série. Mas é um pena que não tenhamos a série completa. Quem sabe as próximas ela compra direto da BBC de Londres…

  4. Eu já assisti e tinha adorado, mas agora que soube das cenas que faltaram, fiquei triste. Mas paciência, não há o que se fazer.
    Também já comprei e assisti orgulho e preconceito, pra mim, simplesmente perfeito.
    Raquel, você tem idéia se a cultura pretender lançar o dvd de persuasão de 1995?

  5. Confesso que fiquei desapontada com o “corte” de algumas cenas, e espero que o mesmo não ocorra com North & south. Mas a capa é muito linda, Raquel eu tentei achar os posts relacionados a Logon mas não consegui você sabe se pretendem lançar Little Dorrit?

    1. Nique,

      Little Dorrit, não sei, mas se a Logon continuar nesse ritmo é possível que lancem as últimas séries da BBC. Eu adoraria ver as séries mais antigas (suspiros) como MIddlemarch, por exemplo.

  6. Olá, Raquel!
    I thank you very much indeed for the informations!
    Era precisamente o que eu queria saber, se haveria material extra. Convenhamos que a edição de O&P deixou um desejo por entrevistas…
    Assim como os colegas, fiquei triste pelas cenas excluídas, principalmente pela da conversa pós-proposal.
    Certamente assistirei a série várias vezes; a fotografia, figurino e trilha sonora ficaram excelentes.. Apesar dos maneirismos da Romola, gostei do toque jovial da nova Emma.. E nem preciso falar que me encantei pelo Mr. Knightley de Jonny Lee Miller…
    Já vou efetuar a minha compra!
    😉

    1. Heloise,

      eu achava que Jonny não seria um bom Mr. Knightley, pois me surpreendeu e gostei bastante da atuação dele!

  7. É uma pena que uma de minhas cenas favoritas foi excluída, mas eu pretendo sim ter essa edição em minha coleção…

  8. Vou comprar, com certeza.
    Mas como você falou, acho que a dublagem é primordial. Minha mãe também não gosta de legendas.

  9. Olá!!!
    A série Emma chegou a Portugal!!!
    Acabou de passar na TV publica cá em Portugal… no entanto, a serie passou em 2 episódios de uma hora cada… Tive muita pena mas só pude ver o 2º e ultimo episódio. Fiquei um pouco desiludida, por terem condensado a historia toda a apenas 2 episódios, ou seja a 2 horas…
    No entanto por aquilo que vi, concordo com as opiniões já escritas. Adorei o Mr. Knightley interpretado pelo Jonny Lee Miller…
    Muitos Beijinhos

    1. Ema,

      bom vê-la por aqui!

      Que boa notícia saber que passou na TV pública em Portugal. No entanto fico intrigada como conseguiram condensar em 2 horas. Os DVDs no Brasil somam 4 horas, claro que cada capítulo repete a apresentação e sofreu cortes como a versão americana. Acredito que a versão que passou na BBC inglesa, tenha um pouco mais de tempo.
      beijocas para você também

  10. Olá!
    Tento vir todos os dias passar por cá para saber as ultimas novidades… mas por vezes torna-se complicado.
    Por aquilo que vi houve muitos cortes… Eu que já li a história, parecia que estava a ver um resumo das partes mais importantes do livro… mas mesmo muito reduzido….
    Vou ficar atenta para ver se repetem e se desta vez passam a versão integral…
    Beijocas…

  11. Você sabe onde se pode conseguir as cenas cortadas? sabe se quando foi mostrado na Inglaterra pela BBC alguém gravou e colocou para baixar?

    1. Morena,

      ninguém de Portugal, até agora, comentou sobre esse detalhe da série Emma aqui no Jane Austen em Português.

  12. Olá pessoal.
    Raquel, parabéns pelo site, eu amei… sou fã de jane austen como vcs… to doida pra ver essa série, pois amo esse livro. Vi que na Saraiva também está vendendo, acabei de comprar…
    Apesar de sempre achar que falta algo em tudo que vejo sobre os livros, acabo amando tudo… pois querendo ou não, quando lemos, cada um “fantasia” na cabeça os personagens de acordo com as nossas opiniões…
    Hoje acabei de assistir orgulho e preconceito de 97, amei… mas achei a Lizzie mto riso contido, lendo o livro imaginava ela um pouco diferente, o filme de 2005 também amei… e achei perfeito o Mr. Darcy, pena que teve que ser tudo corrido e condensado…rs
    Bjs a vcs…

    1. Fernanda,

      obrigada. Com o tempo passei a gostar da Lizzie de Jennifer Ehle.

  13. Acabo de ver Emma – que confesso nunca li pois quero comprar o livro e infelizmente tenho de encomendar na livraria – e achei primoroso.Pena que, mesmo que não tenha lido o livro para saber a real interpretação de Jane Austen, achei Emma um tanto encherida e como em alguns comentários acima, estremamente radiante e afetada….beirando a um exageiro desnecessário.Amei Mr.Knightley.Ator maravilhoso!
    Já tinha visto Orgulho e Preconceito pelos olhos da BBC e também achei perfeito!Espero comprar o mais rápido que posso Emma para poder comparar as versões.
    Parabéns pelo blog, realmente lindo!!

  14. Procuro dvds A abadia de Northanger e O palacio das ilusoes, baseados em obras de Jane Austen, para compra, legendas em portugues. Se alguem souber de dvd Little Dorrit , legenda em portugues, entre em contato pois desejo comprar tambem. Marly.

    1. Marly,

      O Palácio das Ilusões talvez você consiga em sites que vendem dvds usados. A Abadia de Northanger ainda não foi lançada com legendas em português.

  15. Quando Emma chega de Box Hill , ela engole o choro e fala com um tom bastante feliz com seu pai , não seria isso a cena que estava faltando ?

    1. Mayra,

      eu lembro da cena que Emma e Mr. Knightley estão nos jardins e eles sentam em um banco e ficam conversando.

  16. Eu gostei muito da série! Estou lendo Emma e geralmente leio o livro e depois vejo o filme, mas não pude esperar! Fiquei encantada com a Romola Garai. Emma era o livro da Jane Austen que eu não tinha lido, mas estou adorando a história, ainda mais agora que já sei o final. Ficarei mais animada na leitura. Obrigada pela dica da série!!

  17. oi eu gostaria muito de comprar esse dvd mais eu não estou conseguindo será que poderia me indicar?
    A proposito, adoro seu blog sempre vejo suas atualizaçoes e sou mais uma fã de jane Austen =] poderia me indica? desde ja agradeço ….

  18. Ainda não tive o privilégio de encontrar esta coleção ou o filme de EMMA separado.

Comentários estão encerrado.