web analytics
FILMES & SÉRIES,  LIVROS JANE AUSTEN

Visitando a Inglaterra – Chatsworth e Groombridge

Hoje recebi um e-mail que compensou todo meu final de semana no pronto-socorro. Gisele, leitora que vocês já devem conhecer dos comentários aqui do blog me escreveu contando que voltara de viagem da Inglaterra e tinha umas fotos de locais ligados a Jane e se eu gostaria de ver. Preciso contar minha resposta?

Muito obrigada, querida.

Com vocês, Gisele – texto e imagens!

Depois de uma vida toda sonhando, 6 meses planejando e até mesmo um vulcão entrando em erupção após 200 anos inativo as vésperas da viagem…enfim consegui realizar o sonho de viajar para o exterior, mais especificamente a Europa. E o momento não podia ser melhor, por que consegui ir justamente quando meu ator preferido, o querido Matthew “Mr.Darcy” Macfadyen, estava em cartaz com a peça Private Lives em Londres. Após encontrar com ele e assistir a peça, por sinal maravilhosa, passeamos por mais 3 dias em Londres para depois esticar pelo countryside inglês.

Fiquei hospedada em um B&B em Bakewell, no distrito de Derbyshire a poucos quilômetros de Chatsworth, a belíssima mansão que foi residência da Duquesa de Devonshire (alguém viu o filme A Duquesa, com a Keira Knightley?) e serviu de locação para Pemberley na versão de 2005 de O&P.

Chatsworth

Acho que nem preciso dizer como foi surreal estar em cada um desses lugares, foi meio estranha a sensação de ver tudo de perto, como se eu estivesse num dos meus sonhos só que muito mais real, ou melhor, finalmente real.

Vista de uma das janelas de Chatsworth

E Chatsworth (ou Pemberley, se preferirem) é  sim aquilo tudo: enorme, imponente, os jardins sem fim que vão até onde a vista alcança, mas ao mesmo tempo muito familiar ao menos pra mim, vai ver pq já vi o filme tantas vezes que até perdi as contas, rs…

Prateleira de souvenirs relacionados com O&P e Jane Austen
(comprei um bloquinho daquele da foto, com imagem de Pemberley e Jane Austen).

Acho que foi meu lugar preferido entre os que visitamos, pena que estava tão frio que não pudemos nos sentar para um picnic nos jardins como havíamos planejado. Chatsworth é muito organizada e bem administrada, a “lojinha” de souvenirs apesar de ser a parte consumista do passeio, me presenteou com uma prateleira somente com itens relacionados ao filme a Jane Austen e outra somente dedicada ao Mr. Darcy do também querido Colin Firth.

Groombridge Place, a casa dos Bennets, em Orgulho e preconceito 2005

Também estive em Groombridge Place, a casa que serviu de locação para a residência da família Bennet no mesmo filme. Groombridge Place está bem diferente de como aparece no filme, vê-se que fizeram muitas modificações no entorno para ficar como aparece na telinha, mas as imponentes árvores em frente à casa não nos deixam esquecer de onde estamos.

A linda vista da casa com as fabulosas árvores

Todo o countryside inglês (passamos também por Matlock e paramos em Notthingham para ver o castelo e a exposição sobre a nova versão de Robin Hood) é encantador, as casinhas, as estradas, os carros dirigindo na mão inglesa, os campos, as igrejas com seus pequenos cemitérios que só vemos nos filmes, me sentia andando numa terra de conto de fadas, é tudo muito lindo, quem tiver oportunidade de conhecer, realmente vale a pena, com certeza quero voltar um dia para ver muitas outras cidades, entre elas aquelas em que Jane Austen viveu.

Eu olhando a casa da mesma arvore em que Lizzie aparece sentada quase no final do filme

[continua no próximo post!]

Gisele Cano Oliveira

Facebook Comments Box

22 Comentários

  • Gisele Cano

    Raquel, que lindo ficou o post!!!
    Obrigada por compartilhar minha história com os demais admiradores de Jane Austen e tudo relacionado a ela.
    Bjos

    • Raquel

      Gisele,

      agradecemos a você por compartilhar tão gentilmente sua viagem conosco!

      Mr. Darcy, ops… Mr. Macfadyen está programado para amanhã.

      Não fiquem nervosas, meninas. Tem chá de camomila para todo mundo!

  • Carminha

    Parabéns Gi
    Temos que ter nossos sonhos e lutar para realizá-los. Obrigada por compartilhar, acho que vou rever os filmes!
    bjs

  • Chica

    Uauuu Gisele! Que emoção, sério, senti um baita frio na barriga lendo seu post, vendo as fotos, e imaginando que delicia de viagem você fez!!! uaaaaau mesmo!

  • Lucia Miler

    Olá Raquel:

    Estou encantada com este post! E obrigada Gisele, por compartilhar esse momento tão especial. Gostei muito.

    Beijos,

    Lucia.

  • Leticia

    Gisele, que bacana! Mais bacana ainda é você se planejar para realizar seu sonho, e realizá-lo! É coisa que modifica a vida, coisa pra nunca mais esquecer. Obrigada pelo relato e pelas fotos! Essa última, com você em meio às árvores em frente à “casa da família Bennet”, é “a” foto pra um belo porta-retratos na sala.

  • Gisele Cano

    Oi pessoal,
    realmente foi um sonho realizado, por isso eu falei sobre a sensação de estar lá ser tão surreal.
    Mas se vcs soubessem tudo que aconteceu antes e durante a viagem tb, vcs iam entender pq hoje eu acredito que nada é impossível basta acreditarmos nos nossos sonhos e irmos à luta.
    Tanto é que eu tenho certeza que um dia eu volto, rs
    Bjos a todas

  • Elizabeth

    Muito, mas muito obrigada mesmo de compartilhar essa viagem tão linda. Parabéns! O post ficou muito lindo. Abraços

  • Hotaru

    Adorei as fotos. Me fizeram lembrar do filme. Realmente dá vontade de conhecer e sentir a magia dos tempos de Jane Austen

  • Natasha Costa

    Gisele,

    Fiquei muito emocionada com o post, pois, assim como você, conhecer a Europa (Inglaterra, específicamente), é um de meus maiores sonhos.

    Parabéns e obrigada por compartilhar.

  • Gisele Cano

    Oi Natasha,
    fico feliz que tenha podido viajar um pouquinho através das fotos e do texto. Tenho certeza que logo logo será vc tb.
    bjos

  • maria luiza (mamãe)

    Que comentário posso fazer, a não ser o de que adorei tudo o que vi através dessas fotos, tiradas com todo carinho, por estarem nesses lugares, e por quererem compartilhar esses momentos, viajei com vocês, pelo menos é como se estivesse junto de você Gi e da Mi, você sabe que realizo meus sonhos assim, nada é sempre perfeito, mas a cada momento que vivemos um pouco nos será acrescentado, e esse pouco é sempre do melhor e mais lindo que pudermos guardar em nossos corações.

  • Alice

    Oi Gi, adorei o post. Vendo as fotos fiquei com vontade de visitar este lugar maravilhoso! Obrigada por compartilhar.

  • Jane

    Caramba! Me emocionei. Obrigado por compartilhar algo tão lindo.
    Um dia realizo meu sonho e também faço essa viagem.

  • Tauana

    Há pouco tempo me deparei assistindo o filme Orgulho e preconceito e me apaixonando pela história. A partir daí passei a me interessar e procurar a conhecer as obras de Jane Austin, o que acabou me levando a visitar esta página. Fiquei encantada com as fotos e queria agradecer a Gisele por compartilhar esse momento e também nos fazer sonhar através das belas imagens apresentadas.
    Obrigada.

  • Elaine Leite

    Que lindas as fotos da Gisele, estou sempre de olho no seu blog. Todos os livros da Jane Austen são lindos. Não paro de ler. Agradeço vocês por compartilhar. Obrigada.

  • kathya

    Oi Gisele, eu gostaria de conversar com você sobre a viagem, estou pretendendo ir pra Inglaterra com uma amiga e seria bom receber alguns toques. Ah, e meu principal objetivo é encontrar o Matthew. Bjos

  • Valéria Morais de Oliveira

    Oi linda como fiquei extasiada em saber que vc esteve em todos estes lugares maravilhosos.Eu sou fã deste filme assisti diversas vezes…Acho encantador os lugares,é simplesmente lindo este filme.Gostaria de saber como vc fez para conhecer estes lugares qual foi o roteiro…e fica muito caro?Tenho vontade de conhecer mais não tenho muito condição…Moro no litoral norte em São Sebastião São Paulo.Mais tenho muita vontade de conhecer estes lugares…também é meu sonho como foi o seu. Um forte Abraço e espero respostas suas.

    Valéria.

  • Gisele

    Oi Valéria, desculpe não ter respondido antes.
    A viagem só foi possível pq ficamos um bom tempo economizando e tb passamos parte da viagem na casa de uma amiga, de forma que economizamos muito com hospedagem. Pra vc ter noção dos quase 18 dias que passamos viajando somente 7 noites passamos em hotéis.
    Mas de qqer forma pra conhecer a Inglaterra uma primeira vez vc não precisa de tantos dias assim, nós conhecemos 3 países por isso precisamos de mais dias. Pra conhecer Londres e um pouco do interior uns 10 dias está bom, em 7 dias vc tb consegue conhecer Londres e alguma cidade mas fica mais corrido.
    A libra é uma das moedas mais caras no momento, mas a cotação está ótima se comparada a alguns anos atrás qdo chegou a R$4,00 (agora está por volta de R$2,70).
    É claro que, como tudo na vida, exige um planejamento, de repente guardar um $ todo mês, mas nada que muita força de vontade não resolva….eu mesma sempre que tinha vontade de comprar algo pensava que prefiria passar um ano sem compra nada e gastar $ viajando, qdo se tem um objetivo fica mais fácil.
    Agora mesmo estou as voltas com planos pra uma outra viagem, realizar mais um graaande sonho, vamos ver se consigo.
    Sabe Valéria, a gente se limita muito, acha que certas coisas “não são pra gente”, eu pensava assim tb, mas hoje eu acredito que tudo é pra gente, basta querermos e corrermos atrás.
    Bjo grande
    Gi

  • TAIS GOMES

    Mania de blogueira não consigo entrar em um blog sem deixar rastros rs E aqui está o meu. Meninas, estou simplesmente enccantada com as postagens!! Virei fã de Jane Austen há pouquissimo tempo. Comecei com Desejo e Reparação, parti para Orgulho e Preconceito, Amor e Inocência e agora estou aqui vendo se assisto Emma primeiro ou o Clube da Leitura de Jane Austen! Vi a postagem da Gisele com o encantador Mr Darcy, que invejaaa branca!!! rsrs Depois dos filmes, bate aquela curiosidade pra ler as obras dela, conhcer melhor a história dessa surpreendente escritora!!! Beijos pra todas e parabéns Gisele pela viagem, penso exatamente igual! Tudo pode ser possível, basta acreditarmos!!

  • cristina

    Gisele, lig sobre sua viagem e fiquei encantada.

    Em Fevereiro de 2013, irei para a Inglaterra para visitar Chatsworth, tem alguma dica de onde ficar hospedada? Virei de Londres de trem para Derbyshire. Penso em ficar na cidade de Derby.

    Como faço para chegar em Groomplace, estarei de ônibus e trem.

    obrigada

    Cristina