web analytics
LIVROS JANE AUSTEN

Sete mulheres e um vilarejo

Nestes dias de mudança não escrevi mas pensei muito sobre como seria o relacionamento entre as senhoritas Elizabeth, Elinor, Marianne, Fanny, Emma, Catherine e Anne se porventura pudessem conviver em qualquer pequeno vilarejo inglês como Longbourn ou Highbury, por exemplo. Seriam amigas, inimigas veladas ou apenas conhecidas?

Com a palavra, vocês!

Fiz três grupos por afinidade, baseados na leitura que faço dos seis livros completos de Jane Austen. Cliquem nos marcadores de livros para ampliar. Eles serão sorteados no dia 6 de julho entre os comentaristas deste post.

SORTEADAS

Bárbara, Camila, Elaine Rodrigues, Marcela, Nique, Rebeca e Vanessa Rodrigues. Meninas, por favor, entrem em contato. Preciso do endereço de vocês (com CEP, plissss) para que eu possa enviar a lembrancinha!

IMPORTANTE

O post continua aberto para comentários, encerrei apenas o sorteio.

Facebook Comments Box

40 Comentários

  • Mell

    hm… não li todos os livros. Mas creio que haveria grande afinidade entre Anne e Elinor. Acho que as duas tem temperamentos bem parecidos.

    De resto não vejo que pudesse acontecer uma afeição, no máximo conhecidas. Temo até que Elizabeth em sua arrogância, desprezasse algumas a primeira vista!

    rs

  • Gisele Cano

    Oi Raquel,

    eu não li Northanger Abbey, de forma que não me sinto apta a comentar sobre a personagem desta obra.
    Mas acredito que Anne e Elinor tem um temperamento parecido.
    Elizabeth talvez achasse Emma muito fútil, Anne e Elinor muito fracas, talvez se desse bem com Fanny já que ambas são voluntariosas.
    Marianne talvez se desse bem com Emma por compartilhar um pouco de sua visão de mundo, mas somente até esta querer lhe arrumar um marido que nada tivesse a ver com ela, rs
    Posso estar enganada mas do meu ponto de vista todas conviveriam bem, não vejo inimigas, talvez algumas apenas não tivessem grandes afinidades com outras, mas sem grandes rivalidades, já que todas as meninas de Jane Austen tem bom coração.

    • Raquel

      Gisele,
      fico na dúvida com Elizabeth e Fanny e tenho certeza que Emma faria de tudo um pouco para casar Marianne com algum parente do senhor Palmer ou até mesmo com o irmão de Edward!

  • Vanessa Rodrigues

    Eu ainda não li a Abadia de Northanger e Mansfield Park. Dos livros que eu li, imaginei também que haveria logo uma afinidade entre Anne e Elinor e fiquei imaginando como seria o relacionamento entre Elizabeth e Marianne… que possuem personalidades mais marcantes. Mas como todas são educadas e elegantes em seus modos acho que haveria grandes chances de todas serem amigas.

    • Raquel

      Vanessa,
      parece que Anne e Elinor estão bem cotadas como amigas, vide Gisele, Mell e Rebeca.

  • Chica

    nossa, Fanny e Emma, por mais inusitado que pareça, acho que é a melhor combinação de todas. A Catherine pra mim fica meio perdida entre todas. Acho que sem querer ia acabar se dando melhor com a Marianne. Mas é uma surpresa agradável pensar Fanny e Emma juntas, por mais que eu ache que a Emma apoiaria o casamento com o Mr Crawford!!

    • Raquel

      Chica,
      a Emma era bem capaz de achar que o melhor partido para Fanny era o Tom Bertram. Eu, particularmente, gosto de Tom.

    • Raquel

      Chica

      PS: Henry Crawford é meu favorito , ever! Mas Emma, você conhece, sempre faz confusão!

  • Rebeca

    puxa, que pergunta difícil…vou pensar a respeito. tb acho que anne e elinor se dariam bem. aliás, acho que anne, com seu jeito discreto, no mínimo seria a mais diplomata e conversaria com todas.

  • Nique

    Acho que a Catherine e a Fanny se dariam bem ,sempre tive essa impressão, das mocinhas da JA, elas têm a mesma idade 18, e parecem ser um pouco tímidas a principio,sem muito conhecimento de mundo, pouco instruidas na infÂncia e ambas gostam muito de seus irmãos.
    Lizzie, Elinor e Anne talvez se dessem bem são mais sensatas e racionais.
    Eu sempre gostei muito da Emma acho que ela era bem intencionada,sei que não estava na lista mais talvez ela tivesse boas relações com a Mrs.Jennings, ambas tão compremetidas em arranjar casamentos pros outros =)

    • Raquel

      Nique,
      sobre o trio Lizzie, Elinor e Anne, concordo. Mas sobre Fanny e Catherine, não sei se Fanny seria condescendente com as criancices de Catherine…

  • Nina Vieira

    Oi querida.
    Seria maravilhoso pensar nas sete principais personagens de Jane (ou heroínas, como você mesma costuma dizer, termo aliás, que eu adoro) em um único espaço. Isso até dá livro (devia pensar em escrever ao mesmo um conto sobre).
    Lizzy e Anne, justamente minhas queridas. Ambas à frente de seu próprio tempo.

    Percebi que está ocupada com sua mudança, mas volte para atualizar. Beijos!

    • Raquel

      Nina,
      eu também pensei “será que escolhi Lizzie e Anne por serem minhas favoritas… será?” Não sei responder!

      PS: minha casa está um caos, meus pobres livros sufocados em caixas… ai ai

  • Nina Vieira

    Aliás,
    a casa perfeita dessas 7 mulheres seria em Longbourn. Imagino a casa dos Bennet na versão cinematográfica de O&P em 2005. Uma casa ampla, com muitas entradas e um pouquinho de bagunça também – mostraria o cotidiano dessas sete guerreiras.

    Fui!!!

  • Elaine Dashwood

    Elinor, Anne e Elizabeth seriam boas amigas. Emma elegeria Catherine como seu projeto pessoal e tentaria casá-la com alguém. Já Marianne e Fanny, não vejo como poderiam se relacionar com qualquer das restantes (ou entre si, aliás).

    • Raquel

      Elaine,
      Emma estaria sempre tentando casar alguém, está em sua natureza! Pensando melhor, Marianne talvez tenha alguma afinidade com Elizabeth…

  • Mayara do Carmo

    como ainda nao tive a oportunidade de ler Abadia de Northanger e Mansfield Park, penso que Elizabeth iria se dar super bem além de Anne é claro, com Elinor também! acho que elas tem temparamentos semelhantes… ( que são as minhas favoritas)

    Ah, e por sinal, amei os marcadores! até hoje os que eu comprei da vez passada (um vermelho, preto e o bege escrito Jane Austen) são muito úteis e fazem o maior sucesso! suas coisas são lindas Raquel

    • Raquel

      Mayara,

      de fato essas três meninas se parecem em firmeza de caráter.

      Que bom que você gostou de meus marcadores de livros, muito obrigada!

      Em breve terei muitas peças na linha em homenagem a Jane Austen.

  • Liadarcy

    Não li todos os livros, mas já vi praticamente todos os filmes e séries baseados na obra. Minha opinião é que elas seriam meras conhecidas, não acho que se tornariam grandes amigas. Bom esta é minha humilde opinião.

  • Elaine Rodrigues

    É evidente que na questão juízo-discernimento, Anne e Elinor se dariam muito bem e quanto a “vivacidade de espírito” e personalidade forte, Lizzie e Marianne seriam almas gêmeas. Contudo acho que as heroínas de Jane não são assim tão comparavéis. Em suas peculiaridades umas superam outras. É por isso que há tantas opiniões diferentes quando se fala em “qual é a melhor heroína de Austen”, ou “qual você desejaria ser”. Justamente por que se olha sob perpectivas diferentes.
    Sei lá, não consigo por todas num mesmo lugar…é meio surreal. Mas vamos lá: Elizabeth e Marianne, depois de uma longa caminhada,sentariam pra conversar e iriam tentar persuadir Anne a não ligar para o que os outros dizem e seguir seu coração; Emma, como sugeriu Elaine, iria tomar Catherine como seu projeto e tutorá-la quanto a todas as questões para que uma dama deve atentar; Fanny iria ficar quieta num canto, fazendo algum trabalho ou lendo algum livro enquanto Elinor, muito gentil e prestativa,chamaria todas para o chá.
    Abs

    • Raquel

      Elaine,
      sobre Elizabeth e Marianne, tenho minhas dúvidas mas acho que você acerta em cheio sobre o chá servido por Elinor.

  • Paula Aryana de Sena

    Ainda não li Mansfield Park e Northanger Abbey, mas acho que Liz Bennet não ficaria muito amiguinha de Emma, e esta daria mais corda para o espírito sonhador de Marianne. Acredito até que essas duas poderiam se meter em situações meio constrangedoras…

    É bacana levantar discussões sobre as personagens de Austen e vou ler os títulos citados acima em inglês mesmo. Agradeço o link do blogue para o girlebook.

  • Bárbara

    Ainda não li Persuasão e Mansfield Park. Com base nos outros livros, com certeza Emma e Elizabeth sairiam no tapa. Para mim uma não tem nada a ver com a outra, é mais uma prova de que Jane Austen é ótima e conseguiu criar personagens tão distintas.
    Concordo que Emma conversaria com Catherine para achar um bom partido para a garota. E acho que Lizzie e Elinor até que se dariam bem.

    • Raquel

      Bárbara,
      somos você, eu e a Paula que pensamos mais ou menos o mesmo sobre Emma e Elizabeth!

  • Annita

    Pelas leituras de Austen que tenho, acredito que Elinor e Lizzy se dariam muito bem. Elas tem o temperamento muito semelhante! Já Fanny iria preferir a companhia da irma da Lizzy, Jane Bennet, uma vez que as duas sempre foram muito subservientes à familia. Marriane iria bem com Miss Crawford, apesar de não concordar totalmente com suas opinioes.
    Não li as outras obras, mas adorei a ideia de todas juntas!

    • Raquel

      Annita,

      Fanny e Jane é mesmo uma boa idéia! Miss Crawford é minha queridésima.

  • Chica

    Sério, esses cometários estão muito divertidos. Ri sozinha imaginando Emma e Lizzie se espetando!! Como todas disseram, somente Elinor mesmo para ser o elo entre todas.

    • Raquel

      Chica,
      eu daria um dedinho por uma conversinha que fosse entre Elizabeth e Emma… Acho que iríamos precisar de Mr. Kightley e Mr. Darcy para por panos quentes, digo, “panos frios” na conversa!

  • Vanessa Rodrigues

    A Annita lembrou da Jane Bennet, mas acho que ela teria afinidade com Anne e Elinor, devido ao temperamento de ambas.

    Abraços.

    • Raquel

      Vanessa,
      eu só coloquei as sete principais mas certamente não dá para separar alguma irmãs!
      Também lerei a Abadia este mês para o Chá, preciso arranjar tempo…

  • Vanessa Rodrigues

    Irei ler a Abadia de Northanger esse mês, aí vou ter opinião formada pra dizer se a Jane se parece com a Fanny.

  • Camila

    Pergunta difícil, hein?? Bom, infelizmente só li três livros de Jane Austen (Emma, Orgulho e Preconceito e Razão e Sensibilidade) então só poderia comentar sobre quatro senhoritas.

    Eu imagino que a Elinor e a Elizabeth se dariam bem, pois elas são mais… como direi… racionais (?) e observadoras. Quanto a Emma, não faço idéia. Mas tenho quase certeza de que a Marianne não gostaria dela (estou me baseando mais na intuição do que em qualquer outra coisa).

    Beijoooos!!

  • Marcela

    Sou apreciadora recente das obras de Jane Austen… Na Realidadeapenas li Orgulho & Preconceito e agora estou a me entreter com Emma. Mas apenas destas duas leituras imagino que não seria algo tranquilo… sem contar que não haveriam cavalheiros concentradpos em uma única região para o sucesso de uma vida conjugal para todas.

    Jane Austen era brilhante. Fez tantas heroínas diferentes e tantas situações que ainda assim não saíam de seu próprio contexto de vida… Lerei todos os livros com calma e muito prazer antes de responder descentemente algo a esta especulação.

    beijos!