web analytics

Muitas pessoas lêem Jane Austen. Algumas gostam, outras não, ou são indiferentes e suponho que a única criatura que “odiava” era Mark Twain! O fato das pessoas gostarem de ler não quer dizer que a autora está entre seus preferidos. Ontem, nos comentários do blogue de Isabel Pinheiro falávamos dos livros que ainda não lemos por um motivo ou outro e ela disse que ainda não leu Jane Austen – e ela lê um bocado!

Hoje pensando no assunto busquei alguém que eu adoro para saber se gosta ou pelo menos menciona Jane Austen: o senhor José Mindlin. Em uma palestra no proferida no Mackenzie, ele recomendou entre obras e autores, Orgulho e preconceito!

No site da livraria Cultura há uma página chamada Biblioteca Ideal onde alguns autores comentam sobre seus livros preferidos entre eles apenas três mulheres citam Jane Austen: Ana Maria Machado, Heloisa Seixas e Nina Horta. Mas quando vejo a audiência do Jane Austen em português percebo que há muito mais pessoas do que possa parecer numa primeira vista. Estou lendo sobre as Janeites – como e quando iniciou essa designação – espero em breve escrever a respeito.

* Este senhor será o assunto de um post futuro!

album_fotografia_jane_austen

Imagem: Album para fotografias à venda no Elo7

Views: 227

Artigos recomendados

22 comentários

  1. Li esse post e nao pude evitar de desabafar: a primeira vista eu repreendi a vontade de ler Jane Austen ( por preguiça, por outras atividades em curso etc.) mas quando dei início a minha “saga” austeniana não consegui mas parar, e por isso quando comento com alguém sobre livros, filmes cito logo ela, e tento convencer as pessoas a lerem, porém meus esforços são na maioria dos casos em vão, acredito que as pessoas tem preguiça mental, ou sei lá! O ruim é que as vezes dá uma vontade imensa de comentar sobre algum livro ou alguma citação ou até mesmo sobre personagens dos romances e não tenho ninguém para conversar, e é por isso que agradeço por existir esse blog, assim fico por dentro do mundo Jane Austen! sempre conserve esse espaço Raquel! peloamordedeus rsrsrs

    1. Mayara,
      uma forma de apresentar Jane Austen para as pessoas é pelo filmes. Estou aqui sempre mantendo a casinha arrumada… risos!

  2. Muitas pessoas Lêem. Aqui no trabalho eu tenho uma amiga que é fascinada por seus livros assim como eu. Minhas duas gerentes também adoram os livros e já leram os seis em inglês mesmo. Depois que eu comecei a ler os livros de JA fui descobrindo outras pessoas que também são fãs de suas obras.

  3. Pra mim, que sou homem muito pouco familiarizado com esse negócio de “metrossexual” admitir que leio Jane Austen é um negócio complicado. As pessoas me olham assustadas.Mas leio sim. E releio sempre. Não conheço pessoalmente ninguém que compartilhe da mesma admiração que tenho pela autora inglesa. Mas sei que um sujeito da pesada, viril e culto, o senhor Paul Johnson, historiador e jornalista inglês,já admitiu em algumas entrevistas que a autora de Orgulho e preconceito é sua escritora predileta, entre autores de qualquer sexo e de qualquer língua.

    *
    Também gosto muito deste espaço do Jane Austen em Português. Dialogar com todas vocês é uma forma muito eficaz de alcançar um nível mais alto de civilização.

    *
    E o blog está ainda mais bonito com esse novo visual.

    1. Carlos,
      ler é sempre bom! Não importa de autor ou autora, basta que seja bom para o nosso gosto.
      Estava precisando limpar, deixar mais claro o blogue mas ainda está com muitos bugs. Arrumarei aos poucos. beijocas

  4. Ó, mandei chamada lá no blogue português pra cá. Não ficou bom o “Pocket” da Jane Austen por umas tristezinhas. Mas já passou. Prometo que no “Orgulho e Preconceito capricharei mais. 😉

    Beijos, querida

    1. Marie,
      cheguei agora da rua e morta de cansada, vou ler mais tarde e colocar o link. Não sei se poderei sair amanhã, mas avisarei, beijocas

  5. Raquel,
    Descobri, hoje no trabalho, uma fanática por Jane Austen. Almoçamos juntas e conversamos um tempão sobre nossas heroínas, Mr. Darcy lóóóóóóóógico e outras coisinhas Austenianos. Enfim, muitos leem a Srta. Austen e só descobrimos, as vezes, depois de um tempo de convivência.
    bjinhos,
    Dálete
    p.s. não descubro nenhum alucinado por perto, como eu, por Dickens. Pena!

    1. Dálete,
      que beleza!
      Hoje vi umas caixas de jóias em formato de sofás e poltronas e lembrei de tuas bonecas. Ia fazer uma foto mas o dono da loja não era lá muito amistoso… ai ai

  6. Nossa, casa nova! Levei um susto ao entrar…

    Gostar de Jane Austen parece muito com pertencer à maçonaria… quando você menos espera, encontra um “irmão”! Não deveríamos elaborar uma saudação padronizada para que possamos nos reconhecer mais facilmente? rs

    P.S.: O álbum de fotografias está simplesmente lindo!

    1. Elaine,

      seja bem-vinda na casa nova! Ainda estou arejando “a pintura” e achando “buraquinhos de pregos para passar massinha”! Se encontrá-los, por favor, avise!
      Ótima idéia de um cumprimento – lance no Jujubas e me diga para colocar link aqui.

      PS: muito obrigada

  7. Eu conheço pouquíssimas pessoas que leem Jane,Raquel você disse que a melhor forma de apresentar jane é atraves dos filmes, e concordo, meu irmão assistiu a adaptação de Sense & Sensibility ( a minisérie) e comprou o livro na semana seguinte.
    Ps: adorei a ideia da saudação lol

    1. Nique,
      a idéia da saudação da Elaine é ótima, espero que ela escreva a respeito. Seu irmão gostou de Jane? Bem ele já tornou-se um dos rapazes de Jane. Acho que instituir uma espécie de sagração dos rapazes. Junto com a saudação de Elaine, seremos uma confraria totalmente aberta!

  8. Gente, mas olha a responsabilidade! Como vou criar uma saudação sem a ajuda das outras janeítes? Tem que ser uma construção conjunta! O que vocês sugerem como saudação?

  9. Estava procurando uma informação e caí aqui, que maravilha! Sou uma ‘janeite’ há bastante tempo e já reli alguns várias vezes…Senti muito quando li o último (Emma) e não tinha mais nada original. Quer dizer, li ‘The Watsons, Lady Susan e Sanditon’, mas não me satisfez.
    Vou virar assídua! 🙂

    1. Emília
      muito obrigada e seja bem-vinda ao Jane Austen em português! Um dos prazeres de ler Jane é com o passar do tempo vamos percebendo detalhes que nos escaparam. Pelo menos foi o que aconteceu comigo.

Comentários estão encerrado.