web analytics
LIVROS JANE AUSTEN

Quem lê Jane Austen?

Muitas pessoas lêem Jane Austen. Algumas gostam, outras não, ou são indiferentes e suponho que a única criatura que “odiava” era Mark Twain! O fato das pessoas gostarem de ler não quer dizer que a autora está entre seus preferidos. Ontem, nos comentários do blogue de Isabel Pinheiro falávamos dos livros que ainda não lemos por um motivo ou outro e ela disse que ainda não leu Jane Austen – e ela lê um bocado!

Hoje pensando no assunto busquei alguém que eu adoro para saber se gosta ou pelo menos menciona Jane Austen: o senhor José Mindlin. Em uma palestra no proferida no Mackenzie, ele recomendou entre obras e autores, Orgulho e preconceito!

No site da livraria Cultura há uma página chamada Biblioteca Ideal onde alguns autores comentam sobre seus livros preferidos entre eles apenas três mulheres citam Jane Austen: Ana Maria Machado, Heloisa Seixas e Nina Horta. Mas quando vejo a audiência do Jane Austen em português percebo que há muito mais pessoas do que possa parecer numa primeira vista. Estou lendo sobre as Janeites – como e quando iniciou essa designação – espero em breve escrever a respeito.

* Este senhor será o assunto de um post futuro!

album_fotografia_jane_austen

Imagem: Album para fotografias à venda no Elo7

Facebook Comments Box

23 Comentários

  • mayara

    Li esse post e nao pude evitar de desabafar: a primeira vista eu repreendi a vontade de ler Jane Austen ( por preguiça, por outras atividades em curso etc.) mas quando dei início a minha “saga” austeniana não consegui mas parar, e por isso quando comento com alguém sobre livros, filmes cito logo ela, e tento convencer as pessoas a lerem, porém meus esforços são na maioria dos casos em vão, acredito que as pessoas tem preguiça mental, ou sei lá! O ruim é que as vezes dá uma vontade imensa de comentar sobre algum livro ou alguma citação ou até mesmo sobre personagens dos romances e não tenho ninguém para conversar, e é por isso que agradeço por existir esse blog, assim fico por dentro do mundo Jane Austen! sempre conserve esse espaço Raquel! peloamordedeus rsrsrs

    • Raquel

      Mayara,
      uma forma de apresentar Jane Austen para as pessoas é pelo filmes. Estou aqui sempre mantendo a casinha arrumada… risos!

  • Vanessa Rodrigues

    Muitas pessoas Lêem. Aqui no trabalho eu tenho uma amiga que é fascinada por seus livros assim como eu. Minhas duas gerentes também adoram os livros e já leram os seis em inglês mesmo. Depois que eu comecei a ler os livros de JA fui descobrindo outras pessoas que também são fãs de suas obras.

  • Carlos Eduardo

    Pra mim, que sou homem muito pouco familiarizado com esse negócio de “metrossexual” admitir que leio Jane Austen é um negócio complicado. As pessoas me olham assustadas.Mas leio sim. E releio sempre. Não conheço pessoalmente ninguém que compartilhe da mesma admiração que tenho pela autora inglesa. Mas sei que um sujeito da pesada, viril e culto, o senhor Paul Johnson, historiador e jornalista inglês,já admitiu em algumas entrevistas que a autora de Orgulho e preconceito é sua escritora predileta, entre autores de qualquer sexo e de qualquer língua.

    *
    Também gosto muito deste espaço do Jane Austen em Português. Dialogar com todas vocês é uma forma muito eficaz de alcançar um nível mais alto de civilização.

    *
    E o blog está ainda mais bonito com esse novo visual.

    • Raquel

      Carlos,
      ler é sempre bom! Não importa de autor ou autora, basta que seja bom para o nosso gosto.
      Estava precisando limpar, deixar mais claro o blogue mas ainda está com muitos bugs. Arrumarei aos poucos. beijocas

  • marie tourvel

    Ó, mandei chamada lá no blogue português pra cá. Não ficou bom o “Pocket” da Jane Austen por umas tristezinhas. Mas já passou. Prometo que no “Orgulho e Preconceito capricharei mais. 😉

    Beijos, querida

    • Raquel

      Marie,
      cheguei agora da rua e morta de cansada, vou ler mais tarde e colocar o link. Não sei se poderei sair amanhã, mas avisarei, beijocas

  • Dálete

    Raquel,
    Descobri, hoje no trabalho, uma fanática por Jane Austen. Almoçamos juntas e conversamos um tempão sobre nossas heroínas, Mr. Darcy lóóóóóóóógico e outras coisinhas Austenianos. Enfim, muitos leem a Srta. Austen e só descobrimos, as vezes, depois de um tempo de convivência.
    bjinhos,
    Dálete
    p.s. não descubro nenhum alucinado por perto, como eu, por Dickens. Pena!

    • Raquel

      Dálete,
      que beleza!
      Hoje vi umas caixas de jóias em formato de sofás e poltronas e lembrei de tuas bonecas. Ia fazer uma foto mas o dono da loja não era lá muito amistoso… ai ai

  • Elaine Dashwood

    Nossa, casa nova! Levei um susto ao entrar…

    Gostar de Jane Austen parece muito com pertencer à maçonaria… quando você menos espera, encontra um “irmão”! Não deveríamos elaborar uma saudação padronizada para que possamos nos reconhecer mais facilmente? rs

    P.S.: O álbum de fotografias está simplesmente lindo!

    • Raquel

      Elaine,

      seja bem-vinda na casa nova! Ainda estou arejando “a pintura” e achando “buraquinhos de pregos para passar massinha”! Se encontrá-los, por favor, avise!
      Ótima idéia de um cumprimento – lance no Jujubas e me diga para colocar link aqui.

      PS: muito obrigada

  • Nique

    Eu conheço pouquíssimas pessoas que leem Jane,Raquel você disse que a melhor forma de apresentar jane é atraves dos filmes, e concordo, meu irmão assistiu a adaptação de Sense & Sensibility ( a minisérie) e comprou o livro na semana seguinte.
    Ps: adorei a ideia da saudação lol

    • Raquel

      Nique,
      a idéia da saudação da Elaine é ótima, espero que ela escreva a respeito. Seu irmão gostou de Jane? Bem ele já tornou-se um dos rapazes de Jane. Acho que instituir uma espécie de sagração dos rapazes. Junto com a saudação de Elaine, seremos uma confraria totalmente aberta!

  • Elaine Dashwood

    Gente, mas olha a responsabilidade! Como vou criar uma saudação sem a ajuda das outras janeítes? Tem que ser uma construção conjunta! O que vocês sugerem como saudação?

  • Emília

    Estava procurando uma informação e caí aqui, que maravilha! Sou uma ‘janeite’ há bastante tempo e já reli alguns várias vezes…Senti muito quando li o último (Emma) e não tinha mais nada original. Quer dizer, li ‘The Watsons, Lady Susan e Sanditon’, mas não me satisfez.
    Vou virar assídua! 🙂

    • Raquel

      Emília
      muito obrigada e seja bem-vinda ao Jane Austen em português! Um dos prazeres de ler Jane é com o passar do tempo vamos percebendo detalhes que nos escaparam. Pelo menos foi o que aconteceu comigo.