web analytics

Assim como Jane Austen encontrou uma pintura que lhe pareceu Jane Bennet (vejam o post sobre Mrs. Q.) eu também me deparei com algumas pinturas na minha última visita ao Masp – Museu de Arte de São Paulo que me chamaram a atenção.

Entrei no museu sem pensar em Jane Austen mas uma das primeiras pinturas que vi foi a de Zélie Courbet e o pensamento imediato foi: muito Fanny Price! A pintura é de 1847, portanto muito depois da época de Austen, mas o que me levou a pensar em Fanny foi o olhar tímido e recatado da modelo, que não consegui identificar se é uma menina ou uma moça.

Zélie Courbet, Gustave Courbet, 1847, MASP

“Zélie Courbet”, Gustave Courbet, 1847

Pensei nas meninas do quadro “Rosa e azul” de Renoir, que é uma das minhas favoritas do museu, para representar as irmãs Dashwood mas quando encontrei estas moças remando pelo Epte percebi que só podiam ser Elinor e Marianne.

“A Canoa Sobre o Rio Epte”, Claude Monet, 1890

“A Canoa Sobre o Rio Epte”, Claude Monet, 1890

Com livro aberto, deitada na relva e olhar sonhador esta mocinha só podia ser Catherine Morland!

“Moça com livro”, José Ferraz de Almeida Junior, sem data.

“Moça com livro”, José Ferraz de Almeida Junior, sem data.

Por fim coloco aqui uma tela que pertence ao acervo do Masp, mas não estava exposta no dia de minha visita, que é datada de 1790/97, portanto da época de Jane Austen. É o “Retrato da Condessa de Casa Flores”, de Goya. O vestido, com cintura alta, poderia ser usado por qualquer das heroínas de Austen, mas não consegui descobrir qual delas seria pois a cabeleira solta me deixou desnorteada! Será Elizabeth Bennet? Acho que não… falta um pouco de atrevimento.

Qual o palpite de vocês?

“Retrato da Condessa de Casa Flores”, Francisco Goya y Lucientes, 1790/97

“Retrato da Condessa de Casa Flores”, Francisco Goya y Lucientes, 1790/97

Preciso ainda encontrar Emma Woodhouse, Anne Elliot e quem sabe outra Elizabeth Bennet. Minha próxima busca será na Pinacoteca do Estado. Me aguardem!

 

Views: 193

Artigos recomendados

6 comentários

    1. Mell,

      talvez… pensando bem ela parece ter olhos de mormaço, dissimulada que nem Capitu… Talvez seja o caso de averiguar a vida pregressa da criatura.

  1. Quando olhei a Condessa de Casa Flores me pareceu mais um homem, kkkkk. Foi só eu que pensei isso né?
    Parei, gente.

      1. Sendo assim, vou chamá-la de Sra Elton 😀
        Emma se divertiria com esta imagem…..

Deixe uma resposta