A professora Fabiana de Goiânia perguntou e respondi:
Fabiana: Quais seriam os aspectos mais relevantes da literatura de Jane Austen que não podem deixar de ser apresentados?
Raquel: O humor sutil mas ferino e acuidade na percepção do comportamento humano.
F: Que pergunta você gostaria de fazer à Jane se pudesse?
R: Eu a convidaria para tomar uma Guinness (cerveja irlandesa criada em 1759 por Arthur Guinness) e as perguntas, que seriam muitas, fluiriam melhor!
F: Por que as mulheres modernas gostam tanto de Jane Austen?
R: Os costumes mudaram mas os sentimentos continuam iguais, e ela sabia, como ninguém, falar de sentimentos.
F: O que Jane Austen diria sobre a condição feminina da nossa época?
R: Aqui só posso especular… Acredito que ela ficaria surpresa com a nossa liberdade e de como nem sempre conseguimos usar a nosso favor.
F: Quais seriam os pontos mais contrastantes da sociedade descrita por Jane em suas obras e a sociedade brasileira atual?
R: Os costumes mudaram no mundo todo. Acredito que ela ficaria supresa tanto com Inglaterra como com o resto o mundo e perplexa, no bom e no mau sentido, quando navegasse pela Internet! Talvez achasse a sociedade brasileira, uma “nota acima” do todo.
F: Como você caracteriza o homem e a mulher típicos das obras de Jane Austen?
R: Homens e mulheres, mesmo os vilões, tinha um certo pudor e civilidade no trato uns com os outros. Realidade inglesa da época ou do mundo e pessoas que a cercavam? Não sei dizer.
Para os alunos da professora Fabiana,
o trabalho de Margaret Dashwood em Razão e sensibilidade, 2008.
Views: 663
Muito bom! Gosto muito desse ‘certo pudor e civilidade’ da época. E adoro Guinness, mas será que Jane era chegada ou tomava apenas chá? humm…
Tem uma Irish drinking song que é assim:
“A long time ago, way back in history, when all there was to drink was nothin but cups of tea. Along came a man by the name of Charlie Mops, and he invented a wonderful drink and he made it out of hops… beer beer beer tiddly beer beer beer. ” 🙂
Na,
não sei se Jane bebia Guinness ou qualquer cerveja, mas vinho tenho certeza!
Charles Mops? God bless the man who invented the beer! beer beer beer tiddly beer beer beer!