web analytics

Oficialmente os retratos, se é que podemos chamá-los de retratos, de Jane Austen são: um desenho em lápis e aquarela de 1810 e uma aquarela de 1804, ambos feitos por Cassandra, a irmã de Jane.

Há outros tantos baseados no trabalho de Cassandra e mais alguns que ninguém tem certeza que a pessoa retratada seriam mesmo Jane Austen. Como já falei estou migrando páginas do Jane Austen em Português e a página chamada “Imagens” já passou para a Bilioteca com o título “Retratos de Jane Austen“. Acrescentei algumas imagens e outras estou esperando aprovação para publicar. Mais adiante farei um post individual para cada imagem.

Para ilustrar este post a imagem da fonte Jane Austen, de Pia Frauss, pintadinha por mim!

Views: 87

Artigos recomendados

7 comentários

  1. Ahh, em meio a tantas imagens da escritora, só consigo me fixar mais na de Cassandra, já q esta convivia com a própria Jane. Mas as imagens ficaram boas, apesar de algumas terem ficado diferentes de outras.

  2. Raquel, há uma pintura que, até ano passado eu creio, supunham que fosse de Jane, mas não tinham certeza, até que descobriram ser o retrato, de fato, uma imagem da escritora aos 14 ou 15 anos de idade.
    Segundo o que dizem, a pintura foi encomendada por um tio-avô de Jane, o qual desejava, por meio do retrato, atrair a atenção de pretendentes para sua sobrinha-neta.
    Você já deve conhecer essa imagem; de qualquer maneira, vou enviá-la para você por e-mail.
    Eu devo dizer, inclusive, que fiquei surpresa quando vi essa pintura de Jane pela primeira vez, porque a achei a menina retratada muito bonita, diferentemente do que senti e relação às outras imagens conhecidas da nossa querida escritora. E, não sei por quê, tive no momento uma forte impressão de que era mesmo Jane Austen a jovem adolescente do retrato. Um norte-americano, tataraneto de um dos irmãos dela, também disse que tinha certeza…

    Beijos!

  3. Ah, Raquel, me desculpe, mas acabo de perceber que não tenho o seu e-mail! Quando entrei em contato com você para te dar meu endereço, fiz isso através daqui do blog…
    Bem, não sei se há o endereço de seu e-mail em algum lugar por aqui, porém não estou conseguindo encontrá-lo. Então, se você não tiver visto o retrato de que lhe falei e se quiser que eu o envie, dê-me seu e-mail, ok?

    E me desculpe mais uma vez pela minha distração! xD

    Beijos!

    1. Karen,

      sei qual é a pintura, e vou publicá-la em breve e depois fazer um post sobre essa controvérsia. Obrigada!

    1. Evellyn,

      assim que eu publicar essa imagem na biblioteca, avisarei aqui no Jane.

Comentários estão encerrado.