LIVROS,  MISCELÂNEA,  Orgulho e preconceito

Orgulho e preconceito, aquarela original de C. E. Brock

Me surpreendi ao saber que ainda existem disponíveis no mercado algumas aquarelas originais feitas por C. E. Brock para ilustrar os livros de Jane Austen. Uma delas (imagem abaixo) é a de Pride and Prejudice e está à venda no site de Peter Harrington por £2,950.00.

As aquarelas foram publicadas primeiro pela Macmillan em 1895 e mais tarde, no início dos anos 1900, foram revisadas e publicadas por J. M. Dent & Co. na coleção “Series of English Idylls”.

Os trajes e decoração dos interiores retratados nessas ilustrações são tidas como acuradas para o período da Regência pois Charles Brock e seu irmão Henry costumavam coletar móveis e roupas antigas para que seus amigos e parentes usassem quando posavam para os artistas no estúdio deles em Cambridge. C. E. Brock foi eleito membro do Instituto Real de Pintores em Aquarela, no ano seguinte à publicação destas ilustrações.

A cena da aquarela à venda mostra a sra. Gardiner repreendendo Lydia Bennet por seu mau comportamento ao fugir com Wickham, “I talked to her repeatedly in the most serious manner[…]” ou “Falei inúmeras vez com ela, da maneira mais séria possível[…]” (trad. Celina Portocarrero, L&PM).

Aquarela original de C. E. Brock, pra Pride and Prejudice

Um comentário