O gato de Sense and Sensibility
As ilustrações de C. E. Brock nos livros de Jane Austen são sempre uma fonte de curiosidade e uma delas é a presença de animais, mencionados ou não pela autora. Já havia me ocorrido pesquisar este fato quando esta semana o Júnior me lembrou que faz um tempinho que meu Donnie não dá ar da graça aqui no blog.
Começo com a minha edição Sense and Sensibility da Rittenhouse Classics e seus desenhos coloridos, anotando que Jane Austen mencionou uma única vez gatos em Razão e sentimento, e mesmo assim como provérbio e sobre o qual escrevi este post: “Gatos melancólicos, sonolentos e entediados”.
O gato, que aparece nas cenas de Barton Cottage usando sempre fitinha no pescoço, parece muito senhor de si como normalmente acontece com animais amados e bem cuidados. Uma curiosidade: na edição com as aquarelas C. E. Brock não colocou gato algum. Vejam as imagens completas nesta página da Biblioteca Jane Austen.
Junto do detalhe do gatinho de Sense and Sensibility aproveito a oportunidade para mostrar a foto de Mr. D., feita ontem num momento que ele condescendeu em olhar para a câmera.
Hits: 137
16 Comentários
Elaine Dashwood
Fora o pug da Lady Bertram, tem algum outro animal de estimação que apareça nos romances de Austen? Confesso que não me recordo.
Raquel Sallaberry
Elaine,
também não lembro… Creio que fala em cavalos, mas como meio de transporte.
Amanda Vieira
Eu lembro dos cães, acho que eram de caça, do sr. Willougbhy.
Raquel Sallaberry
Amanda,
exato, farei um post sobre eles.
Haydée
Ai, que gato lindo é o Mr. D!! Digno do nome, eheh.
Raquel Sallaberry
Haydée,
o nome dele é Donnie Darko, pois na verdade ele é de minha sobrinha que o batizou com o nome desse personagem. Agora ele é praticamente meu pois sou quem o cuida.
Amanda Vieira
Raquel, passando aqui só pra falar que tem um fórum literário no youtube, o “Entre pontos e vírgulas”, que irá discutir sobre a Emma em dezembro! O vídeo da Denise, a autora dos vídeos, falando como vai ser é esse:
http://www.youtube.com/watch?v=aGsf3WbNeIo&feature=g-u
Beijos!
Raquel Sallaberry
Amanda,
obrigada por avisar, vou dar nota amanhã no noticias de Jane!
Júnior
Ah, aí está ele! Um prazer revê-lo, Mr. D.
Uma pena que o gato ou a gata da ilustração de C.E. Brock só apareça de costas. E repito o que já disse várias vezes: as ilustrações dele são primorosas.
Raquel Sallaberry
Júnior,
as ilustrações de C. E. Brock são ótimas e a gente se perde tentando achar os significados dos detalhes.
Mr. D. está impossível. Mudou-se de um apartamento para uma casa com quintal e agora só quer, só pensa em namorar…
Júnior
Quer dizer que ele abandonou as sonecas em cima dos livros de Jane e agora só quer namorar? Que sapeca.
Raquel, há um post no site do Jane Austen Centre com algumas citações de animais em livros de Jane. Realmente a maioria se refere a cavalos. http://goo.gl/ebt9N
Raquel Sallaberry
Júnior,
está impossível! Já até fugiu de casa acabando com meus pobres nervos. Obrigada pelo link vou ler assim que puder. Beijos
Marcia Caetano
Raquel, segura o tchan do Mr. D, sabia que gatos de rua têm muita Aids? É uma praga entre os bichinhos.
Raquel Sallaberry
Marcia,
estou trazendo ele num cortado pois já andou fugindo. Não sabia que sobre a Aids em gatos.
Na
Ele é lindo!
Raquel Sallaberry
Na,
lindo e cada dia mais safadinho!