web analytics

As ilustrações de C. E. Brock nos livros de Jane Austen são sempre uma fonte de curiosidade e uma delas é a presença de animais, mencionados ou não pela autora. Já havia me ocorrido pesquisar este fato quando esta semana o Júnior me lembrou que faz um tempinho que meu Donnie não dá ar da graça aqui no blog.

Começo com a minha edição Sense and Sensibility da Rittenhouse Classics e seus desenhos coloridos, anotando que Jane Austen mencionou uma única vez gatos em Razão e sentimento, e mesmo assim como provérbio e sobre o qual escrevi este post: “Gatos melancólicos, sonolentos e entediados”.

O gato, que aparece nas cenas de Barton Cottage usando sempre fitinha no pescoço, parece muito senhor de si como normalmente acontece com animais amados e bem cuidados. Uma curiosidade: na edição com as aquarelas C. E. Brock não colocou gato algum. Vejam as imagens completas nesta página da Biblioteca Jane Austen.

Junto do detalhe do gatinho de Sense and Sensibility aproveito a oportunidade para mostrar a foto de Mr. D., feita ontem num momento que ele condescendeu em olhar para a câmera.

 

Views: 138

Artigos recomendados

16 comentários

      1. Eu lembro dos cães, acho que eram de caça, do sr. Willougbhy.

    1. Haydée,

      o nome dele é Donnie Darko, pois na verdade ele é de minha sobrinha que o batizou com o nome desse personagem. Agora ele é praticamente meu pois sou quem o cuida.

  1. Ah, aí está ele! Um prazer revê-lo, Mr. D.

    Uma pena que o gato ou a gata da ilustração de C.E. Brock só apareça de costas. E repito o que já disse várias vezes: as ilustrações dele são primorosas.

    1. Júnior,

      as ilustrações de C. E. Brock são ótimas e a gente se perde tentando achar os significados dos detalhes.

      Mr. D. está impossível. Mudou-se de um apartamento para uma casa com quintal e agora só quer, só pensa em namorar…

      1. Quer dizer que ele abandonou as sonecas em cima dos livros de Jane e agora só quer namorar? Que sapeca.

        Raquel, há um post no site do Jane Austen Centre com algumas citações de animais em livros de Jane. Realmente a maioria se refere a cavalos. http://goo.gl/ebt9N

      2. Júnior,

        está impossível! Já até fugiu de casa acabando com meus pobres nervos. Obrigada pelo link vou ler assim que puder. Beijos

    1. Marcia,

      estou trazendo ele num cortado pois já andou fugindo. Não sabia que sobre a Aids em gatos.

Deixe uma resposta