web analytics
LIVROS JANE AUSTEN,  Razão e sentimento Razão e sensibilidade

O gato de Sense and Sensibility

As ilustrações de C. E. Brock nos livros de Jane Austen são sempre uma fonte de curiosidade e uma delas é a presença de animais, mencionados ou não pela autora. Já havia me ocorrido pesquisar este fato quando esta semana o Júnior me lembrou que faz um tempinho que meu Donnie não dá ar da graça aqui no blog.

Começo com a minha edição Sense and Sensibility da Rittenhouse Classics e seus desenhos coloridos, anotando que Jane Austen mencionou uma única vez gatos em Razão e sentimento, e mesmo assim como provérbio e sobre o qual escrevi este post: “Gatos melancólicos, sonolentos e entediados”.

O gato, que aparece nas cenas de Barton Cottage usando sempre fitinha no pescoço, parece muito senhor de si como normalmente acontece com animais amados e bem cuidados. Uma curiosidade: na edição com as aquarelas C. E. Brock não colocou gato algum. Vejam as imagens completas nesta página da Biblioteca Jane Austen.

Junto do detalhe do gatinho de Sense and Sensibility aproveito a oportunidade para mostrar a foto de Mr. D., feita ontem num momento que ele condescendeu em olhar para a câmera.

 

Hits: 137

16 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *