web analytics
MISCELÂNEA

Jane Austen na nota de 10 libras | Anúncio oficial

O novo diretor do Banco da Inglaterra, o canadense Mark Carney, confirmou hoje em solenidade no Museu Jane Austen, em Chawton, que Jane Austen será a personalidade que substituirá Charles Darwin na nota de 10 libras.

A circulação da nota será a partir de 2017  o que coincidirá com os 200 anos da morte da autora.

Segundo o site do banco constará na nota:

  • A frase dita por Caroline Bingley, no capítulo 11 de Orgulho e preconceito: “Declaro que, sem dúvida, não há prazer como a leitura!” [trad. Celina Portocarrero, L&PM]
  • O retrato de Jane Austen será a adaptação da aquarela original feita por Cassandra Austen que foi encomendada pelo sobrinho, James Edward Austen Leigh, para ilustrar a primeira biografia da autora escrita por ele.
  • Uma ilustração de Isabel Bishop (1902-1988) de Elizabeth Bennet relendo as cartas de Jane Bennet sob o seguinte título “O exame de todas as cartas que Jane havia escrito para ela”, feita para uma edição de Pride and Prejudice da E. P. Dutton & Co. em 1976.
  • A imagem de Godmersham Park, residência de Edward Austen Kight, irmão de Jane. A autora visitava com frequência a casa e acredita-se que serviu de inspiração para alguns de seus romances.
  • O desenho central de fundo foi inspirado pela pequena mesa de 12 lados onde Jane escrevia seuss romances quando morava em Chawton Cottage.

A imagem abaixo foi apresentada hoje no museu e como está escrito “concept” imagino que poderá ter alguns ajustes mínimos. Aguardemos.

IMAGENS & LINKS

E para completar minhas impressões.

É claro que eu gostaria de uma das frases de Mr. Darcy… mas reconheço que a citação de Caroline Bingley ficou adequada. Só não me conformo com o uso da imagem de Jane, conforme eu já temia quando escrevi neste post: “Jane Austen na nota de dez libras, uma possibilidade”.

Jane Austen, 10 libras

Hits: 200

9 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *