web analytics
MISCELÂNEA

Jane Austen Literacy Foundation | Brasil

O Jane Austen em Português é o primeiro blog/site no Brasil aprovado para apoiar oficialmente os objetivos e o trabalho da Jane Austen Literacy Foundation – a Fundação Jane Austen para Alfabetização.

Em 16 de abril deste ano foi lançada a Fundação sob o comando de Caroline Jane Knight a última descendente de Jane Austen que nasceu e foi criada na mansão Chawton, a propriedade pertenceu a Edward Austen-Knight, irmão de Jane Austen.

janeaustenliteracyfoundation_logo

Melhor objetivo não poderia ser escolhido para uma instituição com o nome de Jane Austen do que alfabetização e que fica claro com este trecho do site da Jane Austen Literacy Foundation:

“E se Jane não pudesse ler ou escrever?”
Não há dúvida que o mundo teria sido privado de uma das mais talentosa e mais amada autora. Os romances de Jane tem sido publicados por 200 anos e Orgulho e preconceito é considerado por muitos como a maior história de amor de todos os tempos.
Jane nasceu em 1775, quando menos do que a metade das mulheres na Inglaterra liam ou escreviam. Ela teve sorte pois  cresceu numa família que valorizava educação – mesmo para as meninas. Jane foi mandada para a escola e tinha a sua disposição livros, canetas [penas], papel e encorajamento. Papel e material para escrever era muito caro, e sem a generosidade e apoio de seu pai e irmãos, Jane não teria sido capaz de arcar com as  despesas para praticar sua escrita ou escrever seus romances, e Mr. Darcy nunca teria sido compartilhado com o mundo.

Como vocês podem ver alfabetização precisa de incentivo e dinheiro. Já contribui de forma muito modesta e agora me comprometi com a divulgação da Fundação, o que farei com artigos e notícias mensais, sempre sob a tag Jane Austen Literacy Foundation: notícias em português que ficará junto do selo da Fundação na barra lateral.

Vocês meus leitores também podem contribuir divulgando este post e os links da Fundação. Muito obrigada e até o próximo artigo!

Facebook Comments Box

2 Comentários