Jane Austen, garota exemplar? Mais uma brincadeira com menções a Jane Austen e seus livros que adoro encontrar em filmes. Desta vez foi no filme Garota exemplar, sendo o titulo em inglês, Gone Girl.
A história é sobre uma moça, Amy, que em sua infância era um amor de criança, como a maioria das crianças são quando pequenas. Seus pais, depois várias tentativas para ter filhos, ficaram encantados quando tiveram a menina e até escreveram um livro, “Amazing Amy”, que narrava a história de uma garota gentil, bonita, inteligente, enfim uma garota perfeita: a incrível Amy!
Mas o filme transcorre durante a vida adulta de Amy, casada também com o marido perfeito. E mais não conto!
A cena que capturei tela é do casal numa biblioteca. O marido advinha qual autor ela vai escolherá. E eu também adivinhei quando ele disse somente Jane. Sabe aquela certeza quando alguém está falando de literatura e parece que existe apenas uma Jane no mundo literário inglês?! Pois é, essa sou eu.
Rosamund Pike interpretou Jane Bennet, em Orgulho e preconceito 2005, personagem que nós podemos chamar de garota exemplar: linda, educada, gentil e pronta para fazer tudo pela família, inclusive se casar sem amor se necessário fosse.
Já neste filme a personagem admira Elizabeth Bennet e não parece exemplo da moça bem comportada, vejam e me digam se tenho razão.
O título do filme me levou a seguinte pergunta: seria nossa Jane Austen uma garota exemplar?
De qualquer modo, repitam com o bonitão Ben Afleck, “Deus abençoe Jane Austen”!
Views: 750
Esse filme é ótimo mas passa
bem longe de uma comédia romântica kk.
Jane também é citada no livro que inspirou o filme . Amy é uma personagem muito complexa e traumatizada pelo peso da “perfeição”.