web analytics

Revista Época, 782Ao que tudo indica o livro Jane Austen, Game Theorist de Michael Suk-Young Chwe está chamando atenção e nesta semana saiu uma reportagem na revista Época. Aliás são duas matérias sobre o mesmo assunto, ambas assinadas por Marcelo Moura. A primeira é uma entrevista com o autor e está na revista online com livre acesso ao público, com o título A Teoria dos Jogos nos livros de Jane Austen.

A segunda matéria, na coluna “Mestre e Gurus” da revista impressa, discorre sobre o livro e sobre como Chwe, ao assistir o filme As Patricinhas de Bervely Hills (baseado em Emma), percebeu que a história se encaixava na Teoria dos Jogos. A teoria de autoria do matemático John Von Neumann e do economista Oskar Morgenstern, tenta entender como as pessoas atuam em grupos.

Michael Suk-Young Chwe analisou então a obra de Jane Austen e chegou a conclusão que a autora “dominava a teoria, um século antes de sua formulação”.

Uma ótima matéria que recomendo e faço apenas um aparte onde menciona que Jane era “filha de uma família humilde”. A família de Jane Austen não era rica, mas era sim uma família abastada. A renda da senhora Austen e das filhas diminuiu após a morte do reverendo Austen, mas mesmo nessa situação não podemos dizer que se tornaram uma família humilde.

 

 

Views: 204

Artigos recomendados

1 comentário

Deixe uma resposta